Início » Trab. Estudantes » Química » 9º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Química - 9º Ano

 

Qual a Impotência dos Elementos Químicos nos Seres Vivos?

Autores: Verónica Fonseca

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 25/07/2011

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a importância dos elementos químicos nos seres vivos, realizado no âmbito da disciplina de Química (9º ano). Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Qual a Impotência dos Elementos Químicos nos Seres Vivos?

Existem vários elementos químicos que são considerados essenciais na vida humana dos seres vivos. Um elemento químico essencial deve cumprir quatro condições:

. Que a ingestão insuficiente do elemento provoque deficiências funcionais, mas reversíveis se o elemento voltar a ficar nas concentrações adequadas;

. Sem esse elemento, o organismo não cresce, nem completa o seu ciclo vital;

. O elemento influi directamente no organismo e está envolvido nos seus processos metabólicos;

. O mesmo efeito no organismo não pode ser conseguido por nenhum outro elemento.

 

Ilustração 1-  tabela periódica onde estão destacados os elementos químicos essenciais, assim como alguns outros cuja essencialidade está ainda a ser discutida

Elemento organógenos (ou bioelementos) é como se chamam a maioria dos elementos que compõem os seres vivos. Normalmente, são classificados de acordo com a sua abundância como majoritários ( oxigénio, carbono, hidrogénio, nitrogénio, cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio), traços (ferro, zinco, cobre, flúor, bromo e selénio) e microtraços ou ultratraços ( iodo, manganésio, vanádio, silício, arsénio, boro, níquel, cromo, molibdénio e cobalto ).

Elementos como lítio, cádmio e estanho não têm uma essencialidade muito clara.

Os seres vivos não têm os mesmos elementos essenciais como por exemplo, o tungsténio (antigamente conhecido por volfrâmio) não é essencial para os humanos mas é essencial para outros seres vivos.

Existem elementos que estão presentes num organismo de forma abundante, que porém não são essenciais. Isto se explica pela dificuldade que o organismo apresenta em disponibilizá-lo. Por exemplo, o alumínio é um elemento muito abundante na crosta terrestre e não é essencial, porque forma compostos insolúveis em água e os organismos não podem captá-los facilmente.

Ilustração 2 -  cor e aparência do elemento químico Tungsténio (branca acinzentada brilhante)

Ilustração 3

As condições têm mudado desde o início da vida e os organismos têm-se adaptando às mudanças ocorridas. Por exemplo, o ferro agora é pouco acessível, pois é encontrado principalmente como Fe+3 que forma compostos poucos solúveis, sendo necessário os organismos formarem complexos solúveis para captá-lo. Quando a atmosfera era menos oxidante era encontrado principalmente na forma de Fe+2, que forma compostos mais solúveis.

Qualquer elemento, essencial ou não, pode ser tóxico a partir de determinadas concentrações. Para cada elemento químico essencial existe uma faixa de concentração considerada óptima para um organismo. Nesta faixa de concentração o organismo consegue desenvolver correctamente as funções que dependem deste elemento, mas não pode estar em concentrações excessivamente altas para que não produza efeitos tóxicos.

Ilustração 4

Abaixo desta faixa ocorre a deficiência deste elemento, podendo ocorrer como consequência efeitos patológicos, como a morte do organismo.

Acima desta faixa óptima também aparecem efeitos patológicos ou morte do organismo derivados da toxicidade do elemento.

Num organismo os níveis óptimos de um elemento se mantêm mediante "mecanismos homeostáticos". Desta forma existe o controlo de absorção, armazenamento e excreção dos elementos.

Um organismo pode apresentar deficiência ou excesso de um elemento devido a dieta, problemas nos mecanismos de absorção ou outros.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elemento_qu%C3%ADmico

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Química » 9º Ano