Início » Trab. Estudantes » Química » 10º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Química - 10º Ano

 

Separar e Purificar

Autores: Pedro Ramos, Telmo Rodrigues, Tiago Santos.

Escola: Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti

Data de Publicação: 25/67/2011

Resumo do Trabalho: Relatório de actividade prática laboratorial cujo objectivo foi separar uma mistura homogénea de uma fase de água (estado líquido) e acetona (estado líquido), realizado no âmbito da disciplina de Química (10º ano). Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Separar e Purificar

Objectivos:

Nesta actividade prática laboratorial, o nosso objectivo é separar uma mistura homogénea de uma fase de água (estado líquido) e acetona (estado líquido), uma vez que não é aconselhável lançar directamente no esgoto esta mistura.

Para isso teremos de executar uma destilação. Para misturas com componentes com pontos de ebulição afastados, o processo adequando, o processo mais adequado seria uma destilação simples. No nosso caso, como os componentes possuem pontos de ebulição próximos (100 no caso da água e 56 no caso da acetona), o processo mais adequado será a destilação fraccionada.

Materiais:

Dois suportes universais, uma manta de aquecimento, um balão de destilação, uma coluna de fraccionamento, uma cabeça de destilação, um termómetro, uma rolha de cortiça, um condensador, um recebedor, um balão de Erlenmeyer e tubos de borracha para entrada e saída de água fria.

Reagentes:

. Água e acetona (em mistura) e água fria.

Procedimento:

Para começar a nossa actividade laboratorial, colocámos todos os materiais em cima da mesa. Começámos por colocar o balão de destilação com a mistura de água e acetona na manta de aquecimento, montando a coluna de fraccionamento, a cabeça de destilação, o condensador e o recebedor. Por baixo do recebedor colocámos o balão de Erlenmeyer, para receber a acetona, que seria destilada. Depois do processo de montagem, ligámos a entrada de água, para que fosse possível a sua entrada no condensador. Com a ajuda de uma rolha de cortiça, colocámos o termómetro na cabeça de destilação, para que fosse possível verificar a temperatura da mistura.

Chegada à temperatura de 56 oC a acetona começou a destilar. Depois de a temperatura ter subido acima dos 56 oC ou 57 oC, suspendeu-se a destilação, pois a acetona foi quase toda destilada.

Depois ficámos à espera que a temperatura subisse até aos 100 oC, pois só assim a acetona seria toda destilada, no entanto isso não aconteceu, podendo ter sido por diversas razões: entradas de ar entre o sítio onde se colocou a rolha de cortiça e a cabeça de destilação, pequena avaria na manta de aquecimento, etc.

Conclusão:

Com este trabalho concluímos que e possível separar os componentes de uma mistura homogénea (água e acetona), caso tenham pontos de ebulição diferentes, através de um processo de destilação fraccionada. No entanto, o processo não separa totalmente a água da acetona. Para tal acontecer, teríamos de realizar o processo repetidamente.

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Química » 10º Ano