|
Início » Trab. Estudantes » Química » 11º Ano |
Trabalhos de Estudantes Trab. de Física e Química - 11º Ano |
|
|
Chuvas Ácidas Autores: Bruno Costa, Cláudia Almeida, Simão Marinho, Vitor Teixeira. Escola: Escola Secundária/3 de Felgueiras Data de Publicação: 27/06/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre chuvas ácidas, realizado no âmbito da disciplina de Química (11º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
A água A água é um líquido incolor e inodoro, formada por dois átomos de hidrogénio (H2) e por um átomo de oxigénio (O) - molécula H2O. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de 2/4 da superfície do planeta, sendo encontrada principalmente nos oceanos e calotes polares, nos continentes em rios, lagos, glaciares e aquíferos e também na atmosfera sob a forma de nuvens, para além da que está contida em todos os organismos vivos. Esta encontra-se na natureza, simultaneamente, em três estados físicos: - no estado líquido, (oceanos, lagos e rios); - no estado sólido (glaciares); - no estado gasoso (nuvens).
Água pura e água da chuva A água pura é uma substância que, nas Condições Normais de Pressão e Temperatura (Pressão = 1 atm; Temperatura = 25 °C), encontra-se no estado líquido, visualmente incolor, inodora, insípida e com um pH neutro (7,0). Mas, a água da chuva não é pura e é naturalmente ácida pois contém diversas substâncias e gases dissolvidos.
Ácido Carbónico O dióxido de carbono (CO2), resultante das emissões vulcânicas e dos processos biológicos que ocorrem nos solos, cursos de água, pântanos e oceanos é libertado para a atmosféra.
Ao chegar à atmosfera o CO2 dissolve-se na água aí existente formando ácido carbónico (H2CO3).
Diferenças de pH Com a dissolução do CO2 na água, a chuva torna-se ligeiramente ácida, atingindo um pH próximo a 5,6. Apesar da chuva em equilíbrio com o gás carbónico já ser ácida, a denominação chuva ácida só é concedida a toda chuva que possui um valor de pH igual ou inferior a 5,5 unidades.
Chuva Ácida Estes óxidos são denominados de óxidos ácidos, porque em contacto com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos. O aumento da acidez (diminuição do pH) na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre (SOx) e de nitrogénio/azoto (NxOx) na atmosfera.
No entanto, estes dois principais compostos seguem processos diferentes. Enxofre O enxofre (S) é uma impureza frequente nos combustíveis fósseis, principalmente o carvão mineral e o petróleo. O enxofre e os óxidos de enxofre também podem ser lançados na atmosfera pelos vulcões. Os óxidos ácidos formados reagem com a água para formar ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido sulfuroso (H2SO3). Na queima de combustíveis contendo enxofre (S) na sua composição, obtemos:
Neste caso, o trióxido de enxofre (SO3), formado, na presença de chuva, produz:
Nitrogénio O nitrogénio (N2), abundante na composição da atmosfera, é muito pouco reactivo. Para reagir com o oxigénio gasoso precisa de grande quantidade de energia e evolui de forma complexa segundo mecanismos que não são bem conhecidos. Parte da energia libertada pelos motores dos veículos de transporte é dissipada, fornecendo assim ao nitrogénio a energia necessária para que este reaja com o oxigénio. Os óxidos, ao reagir com água, formam ácido nitroso (HNO2) e ácido nítrico (HNO3). O nitrogênio (N2) do ar, depois de lhe ser fornecida a energia necessária para que reaja com o oxigénio (O2):
O dióxido de nitrogênio (NO2) reage com o ozono, oxidante encontrado na atmosfera, formando o pentóxido de dinitrogênio (N2O5) que gera o ácido nítrico:
Fontes Humanas As principais fontes humanas desses gases são:
Também a agricultura, as lixeiras (ao ar livre) e determinadas actividades domesticas contribuem bastante para a poluição atmosférica causadora de chuvas ácidas. Prejuízos e Efeitos
A chuva ácida tem graves efeitos sobre o planeta, nomeadamente para o Homem e para os ecossistemas terrestres.
Ambiente Destruição de florestas
A chuva ácida não é responsável pela morte das árvores directamente. Normalmente enfraquece a árvore matando as suas folhas, limitando os nutrientes de que precisa ou envenenando o solo com substâncias tóxicas. Acredita-se que a água acidificada dissolve os nutrientes que estão no solo e arrasta-os rapidamente antes que as plantas os possam utilizar para crescer. Ao mesmo tempo, a chuva ácida pode causar a libertação de substâncias tóxicas como o alumínio no solo, estas são muito perigosas para as plantas. Quando ocorrem chuvas intensas a água vai arrastar essas substâncias tóxicas até rios e lagos, provocando a sua contaminação. Acidificação das águas
O efeito da chuva ácida é facilmente visível em meios aquáticos como lagos, rios ou pântanos, para onde a chuva ácida vai escorrer depois de cair sobre florestas, campos, estradas ou construções. A maior parte dos rios e lagos tem um pH entre 6 e 8, no entanto, se os solos e mesmo a água não têm a capacidade de neutralizar a chuva ácida, o pH dos lagos pode atingir valores perto de 5. Este fenómeno pode levar à morte de todos os organismos que habitam nos meios aquáticos reduzindo drasticamente a biodiversidade dessa zona. Homem Bens e infra-estruturas
A chuva ácida é responsável pela corrosão de pedra, metal e tinta. Praticamente todos os materiais expostos à chuva e ao vento durante muito tempo degradam-se gradualmente. A chuva ácida vai acelerar esse processo, destruindo estátuas, prédios, monumentos, entre outras estruturas. Reparar os estragos causados pela chuva ácida em casas e prédios pode ser muito caro. Além do mais, muitos monumentos encontram-se já de tal modo degradados que a sua recuperação é impossível. Saúde
A chuva ácida tem o mesmo aspecto e gosto que a água normal. Os danos causados às pessoas através da chuva ácida não são directos. Caminhar sobre a chuva acida ou mesmo tomar banho num lago acidificado não é muito perigoso. O verdadeiro perigo para as pessoas é a poluição atmosférica que causa a chuva ácida, bem como a que se encontra em suspensão nas gotas de água. Esses metais podem também atingir as águas subterrâneas, rios, lagos e correntes usadas para a provisão de água potável e ser introduzidos nas cadeias alimentares que chegam ao homem. O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto são os principais responsáveis pela chuva ácida. Estes gases podem irritar ou mesmo danificar os nossos pulmões e, nos casos mais graves, problemas neurológicos e morte. Agricultura
A chuva ácida afecta as aplanações quase do mesmo jeito que afecta as florestas. Os efeitos da acidez da chuva nas plantações são mais rápidos pois as plantas são de menor tamanho, tendo assim mais áreas atingidas. Medidas para evitar a chuva ácida Energia Hoje em dia o carvão, o petróleo e o gás natural são utilizados para produzir 75% da energia que gastamos; Economia de energia através do uso de contadores e controladores de gastos energéticos; Uso de fontes de energia menos poluentes, com a utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre e purificação das emissões dos veículos; (através do uso de gasolina sem chumbo e conversores catalíticos); Transporte coletivo Uso de transporte colectivo, diminuindo-se assim o número de carros e a quantidade de poluentes libertados; Organização de campanhas governamentais para incrementar o uso de transporte público ou solidário; Legislação Elaboração de uma rigorosa legislação antipoluição, que obrigue as fábricas a instalarem filtros nas suas chaminés, a tratar os seus resíduos e a usar processos menos poluentes; Forte penalizações para as indústrias que não estiverem de acordo com as Leis; Melhor fiscalização dos emissores de poluentes (veículos, industrias, etc.); Impor limites nas quantidades de emissões de modo a respeitar o tratado de Kyoto. Etc.…. Outros Trabalhos Relacionados
|
|