Início » Trab. Estudantes » Química » 11º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Química - 11º Ano

 

Amoníaco e Composto de Amónio

Autores: Ana Dias

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 20/02/2009

Resumo do Trabalho: Relatório de Actividade Laboratorial sobre o Amoníaco e Compostos de Amónio em Materiais de Uso Comum, realizado no âmbito da disciplina de Química (11º ano). Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Amoníaco e Compostos de Amónio em Materiais de Uso Comum

Amoníaco e compostos de amónio em materiais de uso comum

Objectivos:

Detectar azoto amoniacal em materiais de uso comum, como adubos e detergentes. Também pretendemos verificar se haverá produtos coma zoto amoníacal sem que seja mencionado no rótulo.

Fundamentação teórica:

(referir: formas de detecção do azoto, objectivos da alcalinização e do aquecimento das amostras e vantagens/inconvenientes dos testes utilizados)

O amoníaco pode ser detectado através das suas propriedades básicas, directa ou indirectamente.

A identificação do amoníaco, em certos compostos, é feita através da adicção de uma base forte, a qual favorece a formação de amoníaco, poruqe quando o ião amónio entra em contacto com uma base, reage formando amoníaco, e se entrar em contacto com a água, forma também um hidróxido, daí a necessidade de alcalinizar a amostra. As amostras podem ser aquecidas para que o amoníaco passe ao estado gasoso e seja mais fácil a sua identificação pelo papel vermelho de tornesol (teste B), que se tinge de azul, quando está na presença de um hidróxido.

No teste A alcaliniza-se a amostra ao adicionar hidróxido de sódio (solução aquosa), no teste C, utiliza-se o reagente de Nessler, que é uma solução alcalina, e no teste D, temos uma solução aquosa de sulfato de cobre.

As vantagens destes testes, são que, estes necessitam de pequenas quantidades de reagentes, o que permite diminuir custos, facilitar a eliminação de resíduos e diminuir o risco associado à manipulação de reagentes perigosos. As desvantagens destes testes, são que o papel de tornesol é muito sensível, pelo que detecta amoníaco, mesmo em quantidades reduzidas.

Questões põs-laboratoriais

Teste B

1. Por que motivo não se deve tocar nos bordos com o papel de tornesol?

Porque ao alcalinizar a solucção, podem-se contaminar os bordos do tubo de ensaio, e o papel, ao contactar com os bordos no tubo de ensaio poderia tornar-se azul, devido à presença de hidróxido de sódio.

2. Caso quiséssemos detectar apenas amoníaco (e não o ião amónio), o que teria de ser alterado no procedimento anterior?

Se quisessemos detectar apenas o amoníaco, necessitariamos apenas de aquecer a amostra para que o amoníaco passa-se ao estado gasoso e pudesse ser detectado.

Teste C

1. Por que motivo não é necessário adicionar hidróxido de sódio neste ensaio, apesar de se pretender determinar o azoto amoniacal?

Como o reagente de Nessler é uma solucção alcalina, já não vai ser necessário alcalinizar a solucção com a ajuda de uma base como o hidróxido de sódio, visto que o reagente de Nessler vai propiciar a formação do amoníaco através do ião amónio.

Teste D

1. Nos ensaios há sempre mudança de cor, mas tal não significa sempre um resultado positivo. Explique porquê.

Como as solucções a testar são quase todas transparentes, quando se adicionam os reagentes, estes têm cor, e podem alterar a cor das soluções testadas. A prova de que estas soluções não contém amoníaco, é que não se verifica nenhuma reacção, como a formação do precipitado, ou fumo, por exemplo.

Conclusões

Os materiais que contém amoníaco, ou compostos de amónio são o limpa-vidros( todos os testes foram positivos), o sonasol (todos os testes foram positivos) e o adubo (apesar de este ter tido apenas um teste positico, sabemos que o adubo contém azoto amoníacal, pela informação de rótulo).

Dos produtos analisados, apenas o sonasol verde, continha informações de rótulo, relativamente à manipulação e eliminação, sendo que os outros produtos não cumprem as regras de segurança, ao não alertarem as pessoas para os perigos de utlização.

Na presença de amoníaco é necessário ter alguns cuidados, como a de não ingerir, não inalar, evitar contacto com os olhos, e quando isso acontecer, lavar abundantemente com água, e evitar o contacto prolongado com o produto.

Foi utilizado uma amostra- padrão, porque sabia-se que há partida esta continha amoníaco, por isso essa amostra podia ser utilizada como termo de comparação, para avaliar as reacções nas outras substâncias analisadas, o mesmo ocorre com a água que também foi analisada, porque sabíamos que esta não continha amoníaco de certeza.

Usaram-se vários testes laboratoriais, para que o resultado fosse mais preciso, porque caso o resultado fosse negativo ou positivo num teste, isso não significaria que o produto continha ou não amoníaco, até poderia ter ocorrido ou erro associado às condições experimentais.

 

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Química » 11º Ano