|
Trabalhos de Estudantes Trab. de Religião e Moral - 9º Ano |
|
|
Racismo Autores: Débora Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 17/10/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o Racismo (conceito e tipos de racismo), realizado no âmbito da disciplina de Religião e Moral (9º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Introdução O nosso grupo escolheu este tema “o racismo “ porque é um tema em que há muita coisa hoje em dia, lutas, guerras, e pessoas que julgam as outras pela sua aparência ou pela sua raça, o que não é justo. Neste trabalho vamos dar a conhecer um pouco de racismo.
O Racismo O racismo consiste em crer que certas pessoas são superiores a outras devido a pertencer a uma raça específica. Os racistas diferenciam as pessoas com base em características físicas como a cor de pele e o aspecto do cabelo. Também tem a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como sendo inferiores aos europeus.
Tipos de racismo: Racismo individual – Realça-se nos lugares mais estranhos, nas atitudes, nos comportamentos e até nos interesses pessoais que estão socializados entre várias raças. Racismo institucional – demonstrado em dados oficiais, por exemplo aqueles que são discriminados no nosso sistema de trabalho, na Justiça, na Economia, na Política e nas instituições. Racismo cultural – Manifesta-se nos valores, nas crenças, na religião, na língua, na música, na filosofia, na estética, entre outros. Racismo primário – É um fenómeno emocional ou passional, sem qualquer elaboração ou justificações. Racismo comunitarista ou diferêncialista – É um racismo contemporâneo que se apropriou dos pontos centrais do anti-racismo, ou seja que raça não é natureza. Racismo ecológico ou ambiental – É a forma ou subespécie mais recente de discriminação, contra a “Mãe Terra”. Conclusão Não existe nenhuma prova científica da existência de raças diferentes! A biologia só identificou uma raça: A Raça Humana!!
Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/
http://www.aceav.pt/blogs/ap9c/grupo1/racismo/Lists/Artigos/Post.aspx?ID=6
Outros Trabalhos Relacionados
|
|