|
Trabalhos de Estudantes do Ensino Profissional Trabalhos de Apoio Psicossocial |
|
|
Atividades Físicas - Contextos de Saúde I Autores: Vera Castro Escola: Escola Secundária/3 de Oliveira do Douro Data de Publicação: 11/11/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Aptidão Física e a Saúde: O desenvolvimento das capacidades motoras e a composição Corporal, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (10º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Introdução Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Educação Física que é leccionada no 10º ano do curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial e que tem como finalidade explicar tudo o que está relacionado com a Aptidão Física e a Saúde, o desenvolvimento das capacidades motoras e a composição corporal. Ao longo deste trabalho vou desenvolver os subtemas de acordo com as capacidades condicionais (Força, Velocidade, Flexibilidade e Resistência) e coordenativas; Vamos falar sobre o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e, por fim, sobre a obesidade que é um problema cada vez mais grave na sociedade. A fonte de pesquisa foi meramente a internet. Capacidades Condicionais São baseadas na eficiência do metabolismo energético. São determinadas pelos processos que conduzem à aquisição e transformação de energia, isto é, os processos metabólicos nos músculos e sistemas orgânicos desde: Força: É a capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contracção muscular. Esta implica certos esforços como saltar, empurrar, puxar, etc.. O desenvolvimento da força pode ser dividido em: 1. Geral: É referente ao desenvolvimento de todos os grupos musculares. 2. Específica: Refere o desenvolvimento de um ou vários grupos musculares característicos dos gestos de cada modalidade.
Velocidade: É a capacidade de executar acções motoras no mínimo de tempo, com intensidade máxima.
Resistência: Capacidade de suportar e recuperar da fadiga psíquica e principalmente da física. Esta pode ser dividida em: 1. Geral: Quando é solicitada mais de 1/6 da massa muscular. É limitada pelo sistema cardio-respiratório. 2. Local: Quando é solicitada menos de 1/6 da massa muscular total. É determinada pela resistência geral, pela força e capacidade anaeróbica.
Flexibilidade: Capacidade que o ser humano tem para executar movimentos de grande amplitude por si mesmo ou por influência de forças externas, que se divide em: 1. Geral: Consiste na amplitude moral de oscilações de articulações especialmente nas principais (Ombro, anca e coluna vertebral). 2. Específica: Consiste na amplitude necessária para a realização de movimentos específicos de cada modalidade.
1. Capacidade de observação: É a capacidade de perceber o desenvolvimento de um movimento, dos colegas de equipa, dos adversários ou dos objectos móveis, tendo como referência os objectos imóveis. Também pode ser a observação de uma corrida ou do adversário nos desportos de combate. 2. Capacidade de controlo motor: É a capacidade de poder responder a exigências de elevada precisão nos movimentos, do ponto de vista temporal, espacial e dinâmico. 3. Capacidade de reacção motora: É a capacidade de poder reagir o mais rápido e correctamente possível a um determinado estímulo. 4. Capacidade de antecipação: É a capacidade de prever o desenvolvimento e o resultado de uma determinada acção que se está a desenrolar, para que assim o desportista possa preparar a sua própria acção. 5. Ritmo: É a capacidade de compreensão, acumulação e interpretação de estruturas temporais e dinâmicas pretendidas ou contidas na evolução do movimento. 6. Capacidade de expressão motora: É a capacidade de criar os próprios movimentos de uma forma estética e artística. 7. Capacidade de representação: É a capacidade de representar mentalmente situações bem determinadas de acordo com as informações disponíveis. 8. Capacidade de diferenciação cinestésica: É a capacidade de diferenciar as informações provenientes dos músculos, tendões e ligamentos, que nos informam sobre a posição do nosso corpo num determinado momento e espaço e que nos permite realizar as acções motoras de uma forma correcta e económica, conseguindo assim a coordenação dos movimentos. 9. Capacidade de coordenação motora: É a capacidade de adequar de forma correcta uma combinação de acções que se desenrolam de uma forma sequencial ou ao mesmo tempo. 10. Equilíbrio: É a capacidade de manter o corpo numa relação normal quanto ao solo, desenvolvendo reflexos para adaptar o corpo ao movimento. 11. Orientação espacial: É a capacidade de reagir a um estímulo externo em termos de deslocação ou de estabilização da postura. O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa. O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros. Exemplo: Para uma pessoa com 72 quilogramas de massa e 1,70 metros de altura, temos:
Classificação:
O resultado de cada pessoa é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo: O que é? É uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo. Como se desenvolve? Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interacções entre o seu património genético (herdado dos pais e respectivos familiares), o ambiente sócio económico, cultural e educativo e o ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características particulares que a distinguem, nomeadamente na sua saúde e nutrição.
Conclusão Com a realização deste trabalho, alcancei um melhor esclarecimento sobre os temas abordados, podendo assim, ter uma melhor visão acerca de certos conteúdos. Bibliografia [Imagem 1] Andreza (2010). Exercitar-se para quê? Disponível em: http://andrezaeducacaofisica.blogspot.com/. Consultado em 28/02/2011 [Imagem 2] Sandro (2011). Saiba as 10 dicas mais usadas para aumentar músculos, e manter o seu corpo em forma. Disponível em: http://caixadepandora.net/saiba-as-10-dicas-mais-usadas-para-aumentar-musculos-e-manter-o-seu-corpo-em-forma/. Consultado em 28/02/2011 [Imagem 3] Duarte, Alex (2011). O verdadeiro significado da força de vontade. Disponível em: http://sextacompartilhada.blogspot.com/2008/09/o-verdadeiro-significado-da-fora-de.html. Consultado em 28/02/2011 [Imagem 4] Rebelo, Matilde (2011). Disponível em: http://moodle.escolascampelos.com/course/view.php?id=35. Consultado em 28/02/2011 [Imagem 5] Storti, Ivan (2011). Disponível em: http://www.sorocabaesportes.com/?p=1539. Consultado em 28/02/2011 [Imagem 6] Araújo (2011). No esporte, flexibilidade é tudo. Disponível em: http://humortalha.com/2009/11/no-esporte-flexibilidade-e-tudo/. Consultado em 28/02/2011 [Imagem 7] Com., Ballet (2010). Ballet e flexibilidade. Disponível em: http://balletemais.blogspot.com/2010/04/ballet-e-flexibilidade.html. Consultado em 28/02/2011 [Imagem 8] Cabral, Catarina (2009). XIII Congresso Português de Obesidade realiza-se em Vilamoura. Disponível em: http://www.mariajoaodealmeida.com/catalogo_noticias.php?ID=645. Consultado em 28/02/2011 [Imagem 9] Lourenço, Carla (2008). Obesidade Infantil. Disponível em: http://profundezas-da-minha-alma.blogspot.com/. Consultado em 28/02/2011 [Informação: Capacidades condicionais (Força, Velocidade, Resistência e Flexibilidade)] Wikipédia (2011). Desenvolvimento físico e capacidades motoras. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_f%C3%ADsico_e_capacidades_motoras. Consultado em 08/02/2011 [Informação: Capacidades coordenativas] Carvalho, Nuno, Rui (2010). Capacidades coordenativas. Disponível em: http://members.fortunecity.com/rui_nuno_carvalho/cap_coor.html. Consultado em 08/02/2011 [Informação: IMC] Wikipédia (2011). Índice de massa corporal. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_massa_corporal. Consultado em 27/02/2011 [Informação: Obesidade] Cohen, Ricardo; Cunha, Rosário, Maria (2011). Obesidade. Disponível em: http://obesidade.com.sapo.pt/. Consultado em 28/02/2011
Outros Trabalhos Relacionados
|
|