Início » Trab. Estudantes » Apoio Psicossocial » 11º Ano

Trabalhos de Estudantes do Ensino Profissional

Trabalhos de Apoio Psicossocial

 

Padre António Vieira

Autores: Sofia Veras, Tatiana Candeias,Vanessa Magalhães

Escola: Escola Secundária de Albufeira

Data de Publicação: 17/01/2012

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o Padre António Vieira, realizado no âmbito da disciplina de Português (11º ano).

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Padre António Vieira

Padre António Vieira

Padre António Vieira, nasceu a 6 de fevereiro de 1608. Aos seis anos foi para o Brasil com a família onde revelou a sua inteligência superior. Em 1934 foi ordenado padre, mais tarde em 1641, foi escolhido por D. João IV para ser seu conselheiro, deste modo, em 1649, foi o processor da política económica Pombalina. Após a morte de D. João IV, o tribunal da Inquisição quis vingar-se das corajosas e independentes posições, acusando-o de ofensa contida numa carta para o bispo do Japão na qual exponha a sua teoria do V império. Em 1667 foi condenado e foi proibido de pregar, mas seis meses depois a pena foi anulada. Em 1681 vai definitavamente para o Brasil onde conclui a edição completa dos 15 volumes dos Sermoes e concluiu também a sua ultima obra (Clavis Prophetarum). Morre, então, em 1697, com 89 anos na Baía.

Obras:

. Sermão pela vitória das nossas armas;

. Sermão de Santo António aos peixes;

. Clavis Prophetarum

 

Escreveu também mais de 200 sermões, mais de meio milhar de cartas, numerosos relatórios, representações, pareceres e outros documentos de natureza política ou diplomática, 27 volumes de 15 sermões, 4 cartas, 3 obras inéditas e 2 vários.

Carateristicas gerais:

A primeira obra tem uma ligação da vida pública e o escritor e o homem da ação são indissociáveis em Vieira e o mais profundo interesse deriva disso. A oratória, entre outros documentos relacionam-se com as suas grandes campanhas entre o estilo brutal da inquisição portuguesa com a escravização. Quase todas as suas obras são de clarividência e de solidez. O seu raciocínio é de um realismo digno de Maquiavel.

Bibliografia:

. História da literatura Portuguesa – José Saraiva e Óscar Lopes, 17ª edição;

. Português - ensino secundário, cursos cientifico-humanisticos 11º- Elisa Costa Pinho, Vera Saraiva Baptista, Pula Fonseca - Lisboa editora

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Apoio Psicossocial » 11º Ano