Início » Trab. Estudantes » Hotelaria e Restauração » Educação Física

Trabalhos de Estudantes do Ensino Profissional

Trabalhos de Hotelaria e Restauração

 

Triatlo

Autores: Cátia Costa, Diogo Ribeiro, Pedro Agostinho e Rogério Paulo

Escola: ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste

Data de Publicação: 01/07/2010

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o Triatlo, realizado no âmbito do módulo "Actividades Físicas" do curso técnico de Restauração.

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Triatlo

Introdução

Este trabalho será realizado pelos alunos Cátia Costa nº1168, Diogo Ribeiro nº1173, Pedro Agostinho nº118oº Rogério Paulo nº1182 e da turma H5 do terceiro ano do curso Técnico de Restauração da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, no âmbito da disciplina de Integração, Módulo 3 – “Actividades físicas III”, a pedido da Professora.

Os objectivos para este trabalho são:

. Gestos técnicos;

. Definição do tema;

. Características.

Com este trabalho pretendemos ficar a saber, tudo um pouco sobre o triatlo, as várias modalidades em que consiste e os vários gestos técnicos. A pesquisa para o trabalho será feita através da internet.

O que é o Triatlo?

O Triatlo é a combinação das três actividades desportivas mais praticadas em todo o mundo. Com efeito, assistimos neste virar do século à preferência dos desportos de resistência praticados em plena natureza combinando diferentes experiências motoras, atributos estes que o Triatlo acolhe integralmente.

O Triatlo é composto por três fases, das quais Atletismo, natação e ciclismo, numa primeira fase, é a natação em que o atleta tem que percorrer uma distância de 3,8km, depois passará para a segunda fases que é o ciclismo em que a distância obrigatória é de 180km e por ultimo temos a terceira fases que consiste no atletismo que o atleta terá de percorrer uma distância de 42km que é semelhante a maratona. A evolução para uma sociedade mais saudável tem vindo a generalizar a prática desportiva, o que permite que qualquer pessoa, à sua escala, possa estabelecer os seus desafios de acordo com a sua condição física, a sua idade e as suas capacidades, podendo nesta jovem modalidade olímpica, cada um de nós, ser também um "Ironman" ou "Ironwomen", bastando para isso, abordar o Triatlo na distância e no ritmo adequados.

Onde surgiu o triatlo?

Este desporto, que mistura natação, ciclismo e corrida.

Apareceu nos Estados Unidos na década de 1970, quando o país vivia uma verdadeira mania de competições de longa distância.

O primeiro triatlo aconteceu em 1974 na cidade de San Diego, quando os atletas Jack Johnstone e Don Shanahan desafiaram 46 competidores a nadar 460 metros, pedalar por 8 quilómetros e depois correr mais 9,6 quilómetros. Desde então, a sequência das provas permanece a mesma, mas as distâncias começaram a mudar quando a modalidade ganhou fama mundial, a partir da primeira prova de Ironman (literalmente, "homem de ferro"), disputada em 1978. O americano John Collins, queria realizar na ilha de Honolulu, no Havai, um triatlo que levasse os atletas ao limite da resistência física. Na época, apenas 15 corajosos toparam enfrentar 3,8 quilómetros de natação, 180 quilómetros de bicicleta e 42 quilómetros de corrida, distância igual à da maratona.

Hoje, o concorrido evento reúne cerca de 1 500 atletas de 50 países e deu origem a outras competições. A mais radical é o Deca-Triatlo Duplo, que equivale a 20 vezes a distância do Ironman. Em 18 dias de prova, são inacreditáveis 76 quilómetros a nado, 3 600 quilómetros de bicicleta e 844 quilómetros a correr.

O único refresco a que os triatletas têm direito nessa mega competição são intervalos para dormir e descansar. Outra opção menos desgastante é o triatlo olímpico, introduzido nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000. Em geral, os campeões levam uma hora e 50 minutos para percorrer 1,5 quilómetros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 quilómetros de corrida. Já o triatlo curto, ideal para iniciantes, tem metade do percurso olímpico. O desporto tem regras simples para todas as modalidades - a única especificidade é a presença de fiscais para garantir que o trajecto seja respeitado.

No que consiste o triatlo?  

O Triatlo é um desporto combinado de resistência no qual o atleta efectua três segmentos seguidos - sem paragem de cronómetro - de Natação, Ciclismo e Corrida.

Consoante o tipo de provas, as distâncias a percorrer são as seguintes:

Tipo de prova

Natação

Ciclismo

Corrida

Super Sprint

375 m

10 Km

2,5 Km

Sprint

750 m

20 Km

5 Km

Olímpico

1500 m

40 Km

10 Km

Em Portugal a primeira prova teve lugar em Peniche a 15 de Agosto de 1984. Hoje em dia o Triatlo é uma modalidade de grande expressão nacional, está solidamente implantado em todo o território nacional contando com mais perto de 2000 praticantes.

A título internacional as principais competições são:

- Jogos Olímpicos

- Campeonato do Mundo (realiza-se uma vez por ano)

- Taças do Mundo (Circuito Mundial de 14 etapas)

- Campeonatos Continentais (Europa, Ásia, Oceânia, África e América)

- Taças Continentais

Os resultados conquistados pelos atletas nacionais têm sido excepcionais motivando um crescente interesse em torno da modalidade. Entre as principais conquistas dos atletas destacam-se os títulos de Campeã do Mundo em Elite, e da Europa em Elite e Sub-23 e as oito vitórias consecutivas em Taças do Mundo de Vanessa Fernandes.

Bruno Pais conta também com um título de Campeão da Europa na categoria Sub-23 e duas medalhas de bronze em Taças do Mundo. Entre os mais jovens destaca-se ainda o título de Campeã do Mundo de Juniores de Anaís Moniz.

Esta modalidade tem algum tipo de regras ou regulamentação?

Sim, esta modalidade, o triatlo, tem uma regulamentação própria, pode ser consultada através do site da federação de triatlo de Portugal.

Quando nasceu a Federação de Triatlo de Portugal?

A fundação da Federação de Triatlo de Portugal surge na sequência da dinâmica desportiva crescente que a modalidade vinha registando e da reorganização imposta pelo Estado no Sistema Desportivo Português através da Lei de Bases do Sistema Desportivo Lei 1/90. O ano da fundação do FTP coincidiu com a organização do Campeonato Europeu de Triatlo em Cascais, o que demonstrou a vitalidade da modalidade em Portugal.

O apoio à actividade desportiva da FTP iniciou-se em 1990 então com uma verba de 840.000$00. A primeira Sede Social da surge em 1992.

O aumento do número de praticantes e a qualidade dos eventos que se vinham realizando em Portugal levaram European Triathlon Union (ETU) a atribuir a Portugal em 1993, a organização do Campeonato Europeu de Triatlo para Masters em Vilamoura. A partir de 1994 os portugueses passam a integrar os Órgãos da ETU.

Esse ano ficou igualmente assinalado pela atribuição do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva à FTP consubstanciando o reconhecimento da FTP como a única entidade que em Portugal pode gerir e dinamizar as modalidades de Triatlo, Duatlo e Aquatlo, organizar Selecções Nacionais e representar Portugal nas grandes competições internacionais. Ainda em 1994, o Comité Olímpico Internacional, em sessão plenária em Paris decide incluir o Triatlo como modalidade de pleno direito no programa dos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000.

Resistência a toda prova

No Ironman, os atletas treinam até 17 horas por dia.

1 - No início da prova, partir em primeiro lugar não é o mais importante: como o Ironman é muito longo, o melhor é estudar o percurso para saber onde ganhar tempo e manter um ritmo constante para evitar o desgaste.

2 - Os 3 800 metros da natação geralmente decorrem em mar alto. Durante o percurso, o atleta sai e volta à areia da praia após contornar as duas bóias que marcam as extremidades do circuito. Para evitar batotas, dois vigias de caiaque verificam se ninguém quebra as regras.

3 - É na chamada área de transição que ocorrem as trocas de roupa entre as competições de natação, ciclismo e corrida. O kit básico dos triatletas inclui bicicleta, sapatilha de ciclismo, ténis para corrida e camiseta com a numeração oficial. A rapidez é importante: o tempo de troca também conta no resultado final da prova.

4 - Nos 180 quilómetros do ciclismo, é proibido apanhar boleia no vácuo do competidor da frente: os ciclistas devem manter uma distância de 15 metros entre si até o momento da ultrapassagem.

Quem é superado precisa esperar 20 segundos antes de reagir. Cerca de 40 vigias circulam de mota nesse percurso.

5 - Nos 41 quilómetros e 195 metros da corrida, os atletas não podem receber o tradicional "apoio moral" do técnico, que fica incentivando o triatleta em competições de longa distância. Cinco vigias de mota verificam se os competidores estão a respeitar todas as regras.

6 - Os atletas de ponta atingem o ponto de chegada do Ironman cerca de oito horas depois do início. O tempo limite para completar a prova é de 17 horas! Para dar uma ideia do esforço, um competidor chega a gastar até 10 mil calorias e perde 2,5 litros de água. A recuperação física pode levar até quatro semanas.

Conclusão

Com este trabalho conseguimos ter uma maior visão em relação ao triatlo, e conseguiu-nos fazer perceber o que é realmente o Triatlo.

Além de ter-mos aprendido bastantes coisas, pudemos também aprofundar o nosso conhecimento geral, conseguindo assim realizar todos os objectivos que tinha em relação a este trabalho.

Com o trabalho realizado, proposto ao nosso grupo, consideramos o nosso esforço realizado.

Com este nosso pequeno grande esforço espero que este o seja viável, para o termo de avaliação.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Triatlo

http://www.federacao-triatlo.pt/

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&source=hp&q=triatlo&gbv=2&aq=f&oq=

http://www.federacao-triatlo.pt

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Hotelaria e Restauração » Educação Física