Início » Trab. Ens. Superior » Ciências Agronómicas » Engª Agro-Aliment.

Trabalhos de Estudantes do Ensino Superior

Trabalhos de Engª Agro-Alimentar

 

Principais Contaminantes em Produtos Fescos

Autores: Cláudio Carvalho, Mariana Silva e Pedro Cardoso

Instituição: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Data de Publicação: 11/03/2010

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre os principais contaminantes em produtos frescos realizado no âmbito da disciplina de Qualidade e Segurança Alimentar.

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Principais Contaminantes em Produtos Fescos

Sumário

O pescado é um produto com forte enraizamento nos hábitos alimentares portugueses. Como qualquer produto, este tem riscos associados e, dada a sua rotina de consumo, é ainda mais importante ter um controle relativamente aos seus principais contaminantes. Os metais pesados como o mercúrio, o petróleo, as dioxinas, os chamados PCB's (bifenilos policlorados), a Salmonella spp, são algumas das preocupações a ter em conta para assegurar a segurança da produção e consumo deste tipo de produtos.

Palavras-Chave: Pescado, Contaminantes, Segurança Alimentar

Introdução

Este trabalho relativo aos principais contaminantes em produtos frescos, insere-se no âmbito da disciplina de Qualidade e Segurança Alimentares, da Licenciatura em Ciências de Engenharia (perfil de Engenharia Alimentar) leccionada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Neste sentido, foi-nos incumbido desenvolver um trabalho relativo à presença de contaminantes no pescado, alimento bastante presente no regime dietário português e dos países com fortes tradições marítimas.

Discussão e conclusões

O pescado é um produto bastante consumido entre os portugueses e os povos com alimentação maioritariamente sustentada por produtos marítimos.

Os metais pesados como o mercúrio, o petróleo, as dióxinas, os chamados PCB's (bifenilos policlorados), os POP's (Persistent Organic Pollutants) - Contaminantes Orgânicos Persistentes -, a Salmonella spp, são algumas das preocupações a ter em conta para assegurar a segurança da produção e consumo deste tipo de produtos.

O pescado é um produto susceptível a diversos tipos de contaminantes, destacando-se:

·        Metais pesados, como por exemplo, o mercúrio;

·        Petróleo;

·        POP's (Dioxinas,PCB's,etc);

·        Salmonella spp.

Dos metais pesados, o objecto de maior preocupação é, sem dúvida alguma, o mercúrio. A intoxicação provoca diarreia, tremores, ansiâ, depressão, inflamações, insónias, sendo o sistema nervoso bastante afectado pela sua ingestão. O grau da intoxicação é afectado pela quantidade de consumo portanto é preciso ter especial atenção à presença deste metal no pescado.

Além do mercúrio, o facto de ser um produto de cariz marítimo, são necessárias precauções especiais quanto à contaminação por petróleo e também relativamente a Poluentes orgânicos persistentes, também denominados POP's, do inglês "Persistent organic pollutant". Os POP's são compostos orgânicos bastante estáveis e que podem ser divididos em PCB's, Dioxinas, Furanos, etc.

Também a Salmonella spp é fruto de enorme preocupação e torna-se fundamental ter um controlo efectivo da sua presença.

A maior parte destes contaminantes tem presença recorrente na nossa alimentação, portanto, torna-se necessário rigor e averiguação da qualidade e segurança deste produto.

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Ens. Superior » Ciências Agronómicas » Engª Agro-Aliment.