|
Início » Trabalhos - Lista de Cursos » Gestão Empresarial » Gestão de Recursos Humanos |
Gestão de Recursos Humanos Voluntariado |
|
Autor: Cássia da Conceição Euzébio e outros Fatec - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá - SP Data de Publicação: 29/11/2006 N.º de páginas visitadas neste site (desde 15/10/2006): SE TENS TRABALHOS COM BOAS CLASSIFICAÇÕES ENVIA-NOS (DE PREFERÊNCIA EM WORD) PARA notapositiva@sapo.pt POIS SÓ ASSIM O NOSSO SITE PODERÁ CRESCER. |
VOLUNTARIADO Autores: Aline Cristina Rosa Pinto Cássia da Conceição Euzébio Renata da Silva Paula Wanessa Moreira
Relações Humanas no Trabalho Fatec - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
O QUE É COMPAIXÃO? Ter compaixão é a virtude de compartilhar o sofrimento do outro. Não significa aprovar suas razões, sejam elas boas ou más. Ter compaixão é não ter indiferença frente ao sofrimento do outro.
O QUE É SER SOLIDÁRIO? - Tudo começa quando se reconhece a dependência que existe entre as pessoas em uma sociedade. - É tomar atitude. - Ajudar o próximo. - Ser parceiro.
TRABALHO VOLUNTÁRIO
Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social é comemorado no dia 5 de dezembro. Na Resolução sobre a criação do Dia Internacional do Voluntário, a Assembléia Geral reconhece a importância do voluntariado e convida todos os setores da sociedade - Governos, Organizações Não-Governamentais e a Sociedade Civil - a incentivarem e divulgarem o trabalho dos voluntários.
O que é voluntariado? Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..." Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional. Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos. Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, (descritos com maiores detalhes a seguir), descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa. Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento. Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.fonte: "Trabalho Voluntário" - Mônica Corullón.
Como ser um bom voluntário? A maioria das entidades beneficentes no Brasil ainda são muito pequenas, e não têm programas de voluntariado.Qualquer pessoa pode ser voluntária, independente do grau de escolaridade ou idade, o importante é ter boa vontade e responsabilidade.Por exemplo, pintar a entidade por fora ou por dentro, cadastrar doadores no computador, ajudar a organizar um evento ou fazer uma festa. A iniciativa é sua.Seja humilde. O fato de você estar ajudando os outros não significa que você será paparicado e que seu trabalho não possa ser criticado.O trabalho voluntário exige o mesmo grau de profissionalismo que em uma empresa, se não maior.Existem regras a seguir, por mais meritória a causa, e não desanime se nem todos vibrarem e baterem palmas pelo seu trabalho.
Porque ser um voluntário? 1. Ajudar a resolver parte dos problemas sociais do Brasil. 2. Sentir-se útil e valorizado. 3. Fazer algo diferente no dia a dia. 4. 54% dos jovens no Brasil querem ser voluntários, mas não sabem como começar.
Legislação A Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade. Esta lei estabelece que o trabalho voluntário esteja previsto em contrato escrito - o Termo de Adesão que destaca a não existência de vínculo trabalhista no serviço voluntário.
Quem é o voluntário? É a pessoa que doa o seu trabalho, suas potencialidades e talentos em uma função que o desafia e gratifica em prol de uma realização pessoal. Ao analisarmos essa definição, encontraremos quatro elementos: Qualificação: o conceito moderno de voluntariado está muito ligado à execução de um trabalho qualificado, que leva em conta o talento e as habilidades de quem o executa. Satisfação: é um trabalho exercido com prazer, garra, que fascina e dá um sentimento de plenitude para quem o executa. Doação: a entrega de horas de sua vida em prol do próximo, da comunidade, é resultado de um amor transbordante, que precisa se materializar por meio da ação. Realização: é um trabalho que tem um compromisso com o êxito, com o sucesso, que está determinado a cumprir com os objetivos propostos. Em resumo, o trabalho voluntário é uma ação de qualidade, feito com prazer em direção a uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas precisa ser eficiente. É a somatória desses êxitos que fará a diferença em nossa comunidade.
Motivações do voluntário O que move a disposição para o trabalho voluntário é um sentimento altruísta, mas, até mesmo sem dar-se conta, o voluntário espera usufruir algo. As seguintes expectativas podem estar ligadas à decisão de executar um trabalho voluntário: - Fazer diferença, algo significante: nesse caso é preciso delinear-se claramente para cada um, o que lhe dará maior sensação de realização, o que o levará a sentir que está fazendo diferença? Esta motivação esta muito ligada ao tipo de objetivo social que a Organização Social atinge. O voluntário sente-se bem em apoiar e trabalhar em uma Instituição que constrói um futuro que coincide com os seus valores pessoais e a visão que ele deseja para a sua comunidade. - Usar habilidades que normalmente não tem lugar na sua vida pessoal. Muitas vezes o voluntário está capacitado ou gosta muito de determinada participação, mas não tem onde fazer. - Desenvolvimento pessoal: Nos dias de hoje passa-se a dar muito valor às experiências adquiridas, à situação de receber capacitação para determinada função ou para o exercício da vida em grupo. As pessoas podem estar procurando o trabalho voluntário para exercitar determinada profissão com o fito de estarem melhor preparada para o futuro (caso de estagiários) O voluntário gostaria de adquirir alguma experiência profissional ou estabelecer contatos por meio do serviço comunitário? - Outro fator de motivação que faz procurar o trabalho voluntário é o sentimento de pertencer a um grupo que tem o mesmo tipo de pensamento, uma escala de valores semelhante. - Muitas pessoas apóiam entidades que usaram ou cuja causa identifica-se com problemas que tiveram consigo ou com um parente próximo. Sua visão altruísta do mundo faz com que trabalhem para que outras pessoas não venham a sofre aquilo que já sofreram.
Voluntários & Entidades: Benefícios para ambos Uma entidade com fins sociais se beneficiará muito ao receber um voluntário. Isto não se dará somente porque ela terá alguém para fazer alguns serviços sem remuneração. Além de emprestar seu tempo, suas habilidade, seus conhecimentos e seu talento na tarefa que está executando outras motivações darão qualidade a este trabalho:
Um exemplo muito
importante de trabalho voluntário são os
Os palhaços, em dupla, visitam crianças hospitalizadas, leito a leito, duas vezes por semana, durante aproximadamente seis horas por dia, inclusive nas unidades de terapia intensiva e de procedimentos ambulatoriais. A cada seis meses os palhaços se revezam entre os hospitais. Eles ajudam e muito na recuperação das crianças, deixando bem claro que com alegria não existe dor. Esse grupo recebe ajuda de muitas pessoas e de muitas empresas que patrocina esse projeto e mantém esse grupo em atividade, essa ação tem uma grande importância na sociedade e é muito reconhecida principalmente pelo pessoal dos hospitais, criando assim um grande vínculo de amizade.
VOLUNTARIADO EMPRESARIAL
Um programa de Voluntariado Empresarial é o apoio formal e organizado de uma empresa a empregados e aposentados que desejam servir voluntariamente uma comunidade com seu tempo e habilidades. Para uma empresa, ao criar o programa de voluntariado, ela poderá ampliar e qualificar suas atividades e com isto obter resultados mais eficientes e significativos.
BENEFÍCIOS DE UM PROGARAMA DE VOLUNTARIADO EMPRESARIAL: - Ajuda a atrair e a manter os profissionais. - Ajuda a construir habilidades e atitudes que fortalecem o comprometimento com a organização. - Fortalece a lealdade à empresa. - Aumenta a satisfação no trabalho. - Incentiva a criatividade, a confiança, a persistência e o trabalho em grupo. - Ajuda a construir vínculos entre empresa, funcionários e comunidade. - Melhora a imagem pública da empresa. - Mudanças no nível de envolvimento comunitário estão diretamente relacionados com as mudanças na performance financeira da empresa. - Funciona como instrumento de divulgação da empresa, transmitindo uma mensagem positiva sobre suas intenções. - A comunidade sente-se "proprietária" da empresa.
CONCLUSÃO
O trabalho voluntário é uma ação solidária onde a pessoa ajuda sem ser recompensada, ela faz por livre escolha e faz porque gosta e por quer. É um trabalho desenvolvido com muito amor e comprometimento, você só realiza esse trabalho porque quer ajudar o próximo, mas o que falta para muitas pessoas é iniciativa, o primeiro passo.
Bibliografia
http://www.vaniadohme.pro.br/textos.html http://www.portaldovoluntario.org.br/site/ http://www.voluntarios.com.br/oque_e_voluntariado.htm http://www.voluntariado.org.br/ http://www.doutoresdaalegria.org.br http://www.ufrgs.br/bioetica/compaix.htm http://hps.infolink.com.br/peco/boeira02.htm.
|
|||||
Para saber mais sobre este tema, utilize o Google: |
|||||
Início » Trabalhos - Lista de Cursos » Gestão Empresarial » Gestão de Recursos Humanos | |||||
© 2006 - NotaPositiva | Todos os direitos reservados