Trabalhos de Estudantes  

Trabalhos de Biologia - 12º Ano

 

Ficha do trabalho:

Endometriose - Manipulação de Fertilidade

Autores: Flora Silva

Escola: Escola Secundária do Castêlo da Maia

Data de Publicação: 02/02/2008

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a endometriose e a manipulação da fertilidade - estudo de caso, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (12º ano). Ver Trab. Completo

Classifique este trabalho:

0 visualizações

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos pois só assim
o nosso site poderá crescer.

 

 

 

.

Endometriose - Manipulação de Fertilidade

 

«Na mulher, fertilidade significa a capacidade de engravidar e ter um bebé.

… No homem, fertilidade significa a capacidade de engravidar uma mulher.»

www.fertilityportugal.com

 

 

Dados Pessoais

(Retirado)

 

Nota: O casal acima representado não é dotado de grandes possibilidades económicas.

 

 

Caso de Infertilidade

 

1ª Consulta (Problema)

 

Perante o médico, Mariana, acompanhada pelo seu companheiro, levanta a seguinte questão:

-- «Eu e o meu companheiro já andamos a tentar ter um filho à aproximadamente um ano mas sempre sem sucesso e tenho imensas dores durante a relação sexual. Queremos mesmo engravidar, será que existe algum problema?»

Numa conversa com o casal, o médico faz a recolha de dados para a elaboração da história clínica do mesmo.

 

História Clínica

 

 

HOMEM

MULHER

Filhos

Não têm

Não têm

Antecedentes

Caso de infertilidade

-

Relação Mútua

Boa

Boa

Relações Sexuais

12x / mês

12x / mês

Álcool e Tabaco

Fuma, bebe 1 copo de vinho às refeições

Bebe 1 copo de vinho às refeições

Problemas de Saúde

Alergia à penicilina

Alergia ao pólen

Factores Exteriores

Stress (problemas no emprego)

Cititone (medicamento para unhas)

Sintomas

Dificuldades em manter erecção (raramente)

Dores menstruais; Dores durante o acto sexual

 

2ª Consulta (Exames analíticos)

 

Com o intuito de descobrir a anomalia geradora da infertilidade no casal, o médico procede à execução de exames analíticos, exames estes que contemplam informação relativamente ao sangue, urina e fezes.

 

 

OBSERVAÇÕES

 

 

Homem

Mulher

Sangue

P

P

Urina

P

P

Fezes

P

P

P -  valores dentro da média

 

Estes exames não detectam com o devido rigor a presença de determinada doença no paciente, por isso, terá que se proceder à elaboração de exames mais específicos. No entanto, poderão facultar dados importantes.

Depois de analisados, verificou-se que os resultados do exame da Mariana são normais, o nível de hormonas no sangue está controlado e não foi encontrada qualquer anomalia. Nos exames do João Pedro observou-se a presença de substâncias cancerígenas devido ao consumo de tabaco.

Com vista nestes resultados, será necessário realizar-se mais exames para que seja possível determinar o problema.

 

3ª Consulta (Exames físicos I)

 

De seguida e tendo em conta os exames realizados até então, passar-se-á à execução dos seguintes exames físicos:

 

HOMEM

MULHER

Espermograma

1º - Papanicolaou

 

2º  Exame do toque

 

No ginecologista, a Mariana será sujeita ao exame papanicolaou que consiste na recolha do muco cervical, sendo este importante para examinar as células do muco do cólo do útero. Para além deste, ainda se realizará o exame do toque. O médico coloca os dedos no interior da vagina, apalpando simultaneamente a zona abdominal da mulher.

Através do papanicolaou obteve-se resultados positivos, isto é, a Mariana não tem qualquer tipo de vírus ou infecção; também não se detectou a presença de uma grande quantidade do muco. Já no exame do toque, a paciente sentiu dores abdominais e foram detectados alguns “papos” nessa mesma zona.

O João Pedro fará o espermograma que consiste na examinação da quantidade e qualidade do esperma. Os factores analisados são o número de espermatozóides por mililitro, a sua mobilidade, morfologia, hiposmolaridade, vitalidade, os seus leucócitos e por fim, fenómenos de aglutinação.

O resultado deste exame demonstra que o ejaculado possui uma quantidade de espermatozóides um pouco reduzida, mais pormenorizadamente de 150 milhões, em que o valor normal é cerca de 200 a 500 milhões. Para que o João Pedro não seja infértil, é necessário que o valor total de espermatozóides por ejaculação esteja acima de 80 milhões. O resultado abaixo dos valores normais deve-se ao facto do paciente ser fumador activo, o que provoca uma diminuição de espermatozóides, visto que, alguns são eliminados pelas substâncias tóxicas do cigarro.

Com os exames realizados, é possível concluir que o João não é infértil, logo o problema deverá ser da sua companheira Mariana.

 

Nota: O espermograma deve ser um dos primeiros procedimentos a adoptar porque, para além de rápido, não é doloroso. É que homem e a mulher têm a mesma probabilidade de serem inférteis e como é preconceito da sociedade, associa-se sempre a infertilidade à mulher e só após ser sujeita a vários exames, por vezes longos e dolorosos, se chega à conclusão que o problema reside realmente no homem.

 

4ª Consulta (Exames físicos II)

 

Tendo-se constatado, com os exames feitos anteriormente, que o homem não é o portador do agente causador da infertilidade no casal, passou-se a uma análise mais pormenorizada da mulher.

No último exame indicado pelo médico à Mariana, foi-lhe diagnosticado uns pequenos papos, idênticos a hematomas, na zona abdominal. Para se conseguir identificar essas estruturas estranhas, irá ser realizado um ultra-som endovaginal. Este exame consiste na análise, através do ultra-som, da zona vaginal, dos ovários, trompas, etc.. Recomenda-se que antes de se realizar este exame, seja feito uma “limpeza” ao intestino, eliminando-se as fezes, para que seja possível obter uma boa visualização.

Com este exame foi possível observar-se pequenas células, às quais se denominou de hematomas, nas trompas de falópio. Depois de serem estudadas, conclui-se que estas pertenciam ao endométrio (revestimento da parede uterina). A partir do ultra-som endovaginal conseguiu-se determinar assim, a doença presente no sistema reprodutor da Mariana. Nesta doença, pequenas células do endométrio fixam-se fora da cavidade uterina, ou seja, estamos perante uma endometriose.

A endometriose é responsável pela infertilidade da Mariana, visto que, a presença de endométrio em locais inadequados provoca abortos espontâneos.

 

Perante os resultados de todos os exames, apurou-se que a endometriose causa infertilidade pelos seguintes motivos:

·   Influencia as hormonas durante a ovulação e durante o desenvolvimento embrionário;

·   Prejudica a ovulação (libertação do oócito II para as trompas);

·   Interfere no transporte do óvulo pela trompa;

·   Ocorrem alterações imunológicas;

·   Pode não existir implantação do embrião no endométrio devido à acção de substâncias criadas por esta doença;

·  Interfere no desenvolvimento embrionário, aumentando a taxa de abortamento.

 

5ª Consulta (Tratamento)

 

Parte I

Desvendada a doença causadora da infertilidade do casal, o médico informa este dos possíveis tratamentos a que Mariana pode recorrer: o método medicamentoso ou através de cirurgia.

Mariana terá que optar por um dos tratamentos. Os medicamentos usados no tratamento químico têm como objectivo diminuir os efeitos das hormonas que actuam sobre o endométrio, assim os cistos não se desenvolvem, estagnam. Se optar pelo tratamento cirúrgico, a Mariana terá de se sujeitar a uma laparoscopia, ou seja, um procedimento de exame e manipulação da cavidade abdominal usando-se instrumentos de óptica e/ou vídeo e também instrumentos cirúrgicos. Neste último caso, é realizada com anestesia geral com a finalidade de se removerem os cistos das trompas de falópio.

Em suma, Mariana pode tomar os medicamentos e ter que fazer uma inseminação artificial, uma vez que as trompas de falópio estão obstruídas com os hematomas ou recorrer à laparoscopia para desobstruir as trompas e com um pouco de sorte, tentar engravidar pelo método natural.

 

Observações Clínicas:

O tratamento cirúrgico nem sempre é recomendável pois existem cistos não visíveis, que só se desenvolvem posteriormente, logo a mulher continua com o problema.

A desvantagem do tratamento químico é o facto de se viver o resto da vida dependente de medicamentos.

 

Parte II

Devido às baixas possibilidades económicas, Mariana e Pedro, entre inseminação artificial ou laparoscopia, optam por investir o seu capital na inseminação artificial pois a consideram mais viável.

Desta forma, o médico receita a Mariana Zoladex 3,60 durante alguns meses e posteriormente efectuar a inseminação.

 

Consultas de Rotina

 

Parte I

Tendo andado a tomar o medicamento por 9 meses, Mariana procede a um novo ultra-som com o intuito de analisar o estado do seu cisto. Positivamente, o médico alerta o casal que o cisto de Mariana diminuiu drasticamente de tamanho e podem proceder então, à inseminação artificial.

 

Parte II

Sem tomar Zoladex durante 5 meses, Mariana vai agora a uma nova consulta e comunica ao médico que tem andado enjoada. Desconfiada que estes enjoos advêm do da adaptação do organismo à falta do remédio, pergunta ao doutor se os cistos voltaram a aumentar de tamanho.

Desconfiado com o que foi lhe transmitido, decide submeter a paciente a uns teste de gravidez. Uns minutos mais tarde encara Mariana com a seguinte questão:

-- “Teve alguma relação sexual durante o tempo em que não andou a tomar Zoladex?”

Pelo que a paciente responde:

-- “Sim, sim. Tivemos já à algum tempo atrás!”

-- “Minha amiga, a senhora está grávida de um mês e meio.”

Com a ausência do efeito do medicamento, a paciente ficou, passados alguns meses, apta novamente para engravidar. Os seus hematomas diminuíram de tal forma nas trompas de falópio, que possibilitaram a passagem do oócito II e a fecundação do mesmo. A nidação deu-se com sucesso devido aos medicamentos tomados até então, que também tiveram efeito sobre este.

Mariana e o companheiro não precisaram assim, de recorrer à inseminação in vitro e continuaram a ser acompanhados pelo médico até ao fim da gravidez.

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados