Início > Trabalhos de Estudantes > Físico-Química > 8º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Físico-Química - 8º Ano

Albert Einstein

Autor: Mariana Domingues

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 19/02/2007

Resumo do Trabalho: O presente trabalho realizado no âmbito da disciplina de Físico-Química tem como principal objectivo conhecer e dar a conhecer a vida e obra do físico alemão Albert Einstein. Ver o Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

Albert Einstein

Albert Einstein
(1879-1955)

Neste trabalho vou apresentar uma biografia sobre Einstein, o grande génio do século XX.

Einstein  tornou-se um grande génio através das suas descobertas, tais como, a teoria da relatividade - E = hu.

Einstein tinha ideias próprias e algumas dessas ideias transformaram radicalmente as noções do tempo, dos átomos, do espaço, da luz, da energia e da matéria. Estas ideias tiveram um impacto na sociedade e na tecnologia, como por exemplo, o laser e a bomba atómica, que se viriam a comprovar décadas mais tarde.

Albert Einstein nasceu a 14 de Março de 1879 na cidade de Ulm, Württemberg, Alemanha.

Por Volta de 1886 Albert Einstein começou a sua carreira escolar em Munich. Como também as lições de violino que teve dos 6 anos até aos 13 e também teve educação religiosa em casa onde foi ensinado o Judaísmo. Dois anos depois ele entrou no Ginásio de Luitpold e depois deste a educação religiosa dele estava determinada na escola. Ele estudou matemática, em particular o cálculo, começando por volta de 1891. 

Em 1894 a família de Einstein mudou-se para Milão mas Einstein permaneceu em Munich. Em 1895, Einstein teve mau êxito num exame que lhe teria  permitido estudar para uma carreira de engenharia eléctrica no Eidgenössische Technische Hochschule em Zurique. Einstein rejeitou a cidadania alemã em 1896 e ficou sem pátria durante vários anos. Nem ele mesmo solicitou a cidadania suíça até 1899, cidadania que é concedida em 1901.

Depois da falha do exame de entrada ao ETH, Einstein frequentou a escola secundária em Aarau que planea usar este caminho para entrar no ETH em Zurique. Enquanto esteve em Aarau escreveu:

"Se eu tiver boa sorte para passar nos meus exames, eu irei para Zurique. Eu ficarei lá durante quatro anos para estudar matemática e física. Eu imagino-me tornado um professor (...) de ciências naturais e escolho a parte teórica. Aqui está as razões que me conduzem a este plano. Acima de tudo, é minha disposição por abstrato e pensamento matemático, e minha falta de imaginação e habilidade prática".

Realmente Einstein teve sucesso com o plano e formou-se em 1900 como professor de matemática e física. Um dos amigos dele em ETH era Marcel Grossmann que estava na mesma turma com Einstein. Einstein tentou obter um cargo e escreve a Hurwitz que ofereceu um pouco de esperança mas nada veio disto.

Foram designados três dos estudantes da mesma categoria de Einstein, inclusive Grossmann, os assistentes a ETH em Zurique mas claramente Einstein não tinha impressionado bastante e ainda em 1901 ele estava a escrever para as universidades próximas na esperança de obter um trabalho, mas sem sucesso.

Ele conseguiu evitar o serviço militar suíço porque ele tinha pés planos e veias varicosas.

Por meio 1901 ele conseguiu um trabalho temporário como professor, matemática pedagógica na escola secundária Técnica em Winterthur. Neste tempo ele  escreveu:
    "Eu deixei a ambição de chegar à uma universidade…".

Conseguiu outro emprego temporária de ensino numa escola privada em Schaffhausen. Então o pai de Grossmann tentou ajudar Einstein a adquirir um trabalho recomendando-o para o director do escritório de patente em Berna. Einstein foi designado como especialista técnico.

Einstein trabalhou neste escritório de patente de 1902 a 1909, mas em 1906 ele foi promovido ao posto de perito técnico.

Enquanto trabalhava no escritório de patentes ele fez várias publicações de física teórica, escrito no tempo livre dele sem o benefício de contacto íntimo com literatura científica ou de colegas.

Einstein ganhou um doutorado da Universidade de Zurique em 1905 para uma tese ‘ Em uma determinação nova de dimensões moleculares '. Ele dedicou a tese a Grossmann.

No primeiro de três documentos, todos escritos em 1905, Einstein examinou o fenómeno descoberto por Max Planck de acordo com o qual energia electromagnética era emitida em quantidades discretas.

A energia deste quanta era directamente proporcional à frequência da radiação. Isto parecia contradizer teoria electromagnética clássica, baseado nas equações de Maxwell e as leis de termodinâmicas que admitiam que aquela energia electromagnética consistia em ondas que poderiam conter qualquer quantia pequena de energia. Einstein utilizou a hipótese do quantum de Planck para descrever a Radiação Electromagnética da Luz.

O segundo de Einstein em 1905, propôs o que é chamado hoje de Teoria Especial de Relatividade. Ele fundou a nova teoria em uma reinterpretação do princípio clássico da relatividade, isto é, que as leis da física devem ter a mesma forma em qualquer referencial. Como uma segunda hipótese fundamental, assumiu Einstein que a velocidade de luz permanece constante em todos os referenciais, como requer a teoria de Maxwell.

Depois em 1905, Einstein mostrou como massa e energia eram equivalentes. Einstein não foi o primeiro a propor todos os componentes da teoria especial da relatividade. A contribuição dele está em unificar as partes importantes da mecânica clássica e a teoria electrodinâmica de Maxwell.

O terceiro dos documentos de Einstein de 1905 foi sobre mecânica estatística preocupada, um campo disso tinha sido estudado por Ludwig Boltzmann e Josiah Gibbs.

Depois de 1905, Einstein continuou a trabalhar nas áreas descritas acima. Ele fez contribuições importantes para a teoria do quantum, mas ele tentou estender a teoria especial de relatividade para o fenómeno que envolve aceleração. A chave apareceu em 1907 com o princípio de equivalência na qual aceleração gravitacional foi admitida como indistinguível da aceleração causado pelas forças mecânicas. Massa gravitacional era então idêntica com massa inercial.

Em 1909 Einstein torna-se professor de física na Universidade de Zurique. Einstein foi então reconhecido como um importante pensador científico.

Em 1911, ele foi designado para professor da Universidade Karl-Ferdinand em Praga. De facto 1911 era um ano muito significante para Einstein desde que ele pode fazer predições preliminares aproximadamente como um raio de luz de uma estrela distante passa perto do Sol e apareceria curvados ligeiramente, na direcção do Sol. Isto seria altamente significante como conduziria à primeira evidência experimental em favor da teoria de Einstein.

Em 1912, Einstein começou uma nova fase da sua pesquisa gravitacional, com ajuda do amigo e matemático Marcel Grossmann, e expressando o seu trabalho em termos do cálculo de tensor de Tullio Levi-Civita e Gregorio Ricci-Curbastro. Einstein chamou o seu novo trabalho de Teoria Geral da Relatividade. Ele mudou-se de Praga para Zurique em 1912, para assumir uma cadeira no Eidgenössische Technische Hochschule de Zurique.

Einstein voltou à Alemanha em 1914. A proposta que ele aceitou era uma oferta impressionante. Era uma posição de pesquisa na Academia prussiana de Ciências junto com uma cadeira (mas nenhum dever pedagógico) na Universidade de Berlim. Também foi oferecido a direcção do Instituto Wilhelm de Física em Berlim.

Quando equipas britânicas em 1919 confirmaram, através do eclipse, as predições de Einstein, ele foi idolatrado pela imprensa popular. O Londres Times publicou a seguinte manchete em 7 de Novembro de 1919:
    "Revolução na ciência - A nova teoria do Universo - ideias de Newton subvertidas". 

Em 1920 as conferências de Einstein em Berlim foram interrompidas através de demonstrações que, embora oficialmente negadas, era quase que certamente   anti-judeu. Certamente havia sentimentos fortes expressados contra os seus trabalhos durante este período que Einstein respondeu para a imprensa e cita Lorentz, Planck e Eddington como apoiadores das teorias dele e declarando que certos alemães teriam os atacado se ele tivesse sido:
    "... um nacional alemão com ou sem suástica em vez de um judeu com convicções internacionais liberais..."

Durante 1921, Einstein fez a primeira visita dele aos Estados Unidos. A razão principal dele era conseguir verbas para a planejada Universidade Hebréia de Jerusalém. Porém ele recebeu a Medalha de Barnard durante a visita dele e discursou vários vezes sobre relatividade.

Einstein recebeu o Prémio Nobel em 1921 mas não para relatividade mas para o trabalho sobre o efeito fotoeléctrico. De facto ele não estava presente em 1922 de Dezembro para receber o prémio porque estava numa viagem para o Japão. Por volta deste tempo ele fez muitas viagens internacionais. Ele tinha visitado Paris em 1922 e durante 1923 ele visitou a Palestina. Em 1925, ele visitou a América do Sul. 

Entre honras Einstein recebeu a Medalha de Copley da Sociedade Real em 1925 e a Medalha de Ouro da Sociedade Astronómica Real em 1926.

Realmente a vida de Einstein tinha estado apressada e ele pagou o preço em 1928 com um colapso físico por excesso de trabalho.

Por volta de 1930 ele estava a fazer umas visitas internacionais e uma terceira visita aos Estados Unidos em 1932, foi seguida pela a oferta de um emprego em Princeton. A ideia era que Einstein passaria sete meses a um ano em Berlim, cinco meses em Princeton. Mas quando o nazismo assumiu o poder na Alemanha, Einstein nunca mais voltou para lá.

O que só era intencional como uma visita se tornou um arranjo permanente quando em 1935, lhe foi concedido uma residência permanente nos Estados Unidos. Em Princeton o trabalho dele tentou unificar as leis da física.

Em 1940 Einstein tornou-se um cidadão dos Estados Unidos, mas escolheu reter a cidadania suíça dele. Ele fez muitas contribuições para a paz durante a vida dele. Em 1944 ele fez uma contribuição ao esforço de guerra escrevendo o documento de 1905 à mão, sobre relatividade especial e pondo para leilão. Conseguiu seis milhões de dólares, o manuscrito hoje que está na Biblioteca do Congresso.

Em 1949 Einstein estava indisposto. Ele começou-se a  preparar para a morte preparando o testamento dele em 1950. Ele deixou os seus documentos científicos para a Universidade Hebréia de Jerusalém, uma universidade que ele tinha conseguido capitais na primeira visita dele aos EUA.

O evento mais importante na vida dele estava para acontecer. Depois da morte do primeiro presidente de Israel em 1952, o governo israelita decidiu oferecer o posto de segundo presidente a Einstein. Ele recusou mas achou a oferta um embaraço desde que era duro para ele recusar sem causar ofensa.

Uma semana antes de sua morte, Einstein assinou a última carta. Era uma carta a Bertrand Russell no qual ele concordou que o nome dele deveria ir em um manifesto que urge todas as nações para deixar armas nucleares.

Einstein foi cremado em Trenton, Nova Jersey, em 18 de Abril de 1955 (o dia da morte dele). As cinzas dele foram difundidas num lugar não revelado.

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

 

Início > Trabalhos de Estudantes > Físico-Química > 8º Ano