O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Smith Mendes

Escola

Escola Secundária Luís de Freitas Branco

Thomas Edison (Biografia)

Resumo do trabalho

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos por mail pois só assim o nosso site poderá crescer.

Email para envio: geral@notapositiva.com

Biografia de Thomas Edison: Thomas Alva Edison nasceu numa família da classe média, a 11 de Fevereiro de 1847,em Milan, no estado de Ohio (...)


Thomas Edison

Thomas Alva Edison nasceu numa família da classe média, a 11 de Fevereiro de 1847,em Milan, no estado de Ohio. O pai, Samuel Edison, canadiano de origens holandesas, era vendedor de bijutarias e negociante de imóveis. A mãe, Nancy Eliot Edison, ex-professora canadiana, tinha a cargo sete crianças, das quais três faleceram ainda pequenas. Thomas é o mais novo, e por isso, sua mãe lhe dedica especial atenção.

Thomas Edison

Fig. 1 Thomas Edison

Em 1853, a família mudou-se para Port Huron, no estado de Michigan. Na escola, a única da cidade, o rapaz tinha problemas. O seu professor, o padre Engle, dizia que Edison "tinha o bicho-carpinteiro no corpo, que era um bichinho estúpido, que não parava de fazer perguntas e que lhe custava a aprender". Além disso Edison recusava-se a fazer as lições. Vão-se três meses de aulas e Thomas Edison deixa a escola. Nunca mais voltaria a frequentar uma escola. A mãe toma a seu cargo a educação de Edison, e ele por seu lado, aprende o que mais lhe interessa. Acaba por devorar todos os livros da mãe com temas sobre ciência. Monta um laboratório de química no sótão e, de vez em quando, faz tremer a casa.

Arranja, entretanto, um emprego como vendedor, no comboio que faz a ligação entre Port Huron e Detroit. Vende jornais, sanduíches, doces e frutas dentro do comboio. Sobrava tempo para leituras e para experiências no laboratório que, sorrateiramente, Edison havia instalado num dos vagões. Certa vez, o vagão pegou fogo devido às experiências que lá experimentara, agravam-se os problemas que tinha com os ouvidos e ele fica surdo.

Aprendeu o código Morse e construiu telégrafos artesanais. Havia mais tarde de apelidar como "Dot" (ponto) a filha e "Dash" (traço) o filho. Frequentou um curso e tornou-se telegrafista na terra natal. Mas, como não dispensava a companhia dos instrumentos, provoca outro acidente e quase faz explodir o gabinete.

Durante cinco anos trabalhou por toda a parte. Aproveitou um emprego que tinha à noite, para se entreter com as suas engenhocas.

Edison registou seu primeiro invento aos 21 anos, uma máquina de votar, pela qual ninguém se interessou. Mudou-se para Nova Iorque em 1869 sem um tostão no bolso, para se estabelecer como inventor independente. Dois anos mais tarde, inventou um indicador automático de cotações da bolsa de valores. Vendeu-o por 40 mil dólares e ainda assinou um contrato com a Western Union, situação que lhe permitiu estabelecer-se por conta própria em Newark, subúrbios de Nova York.

No Natal de 1871, casou-se com uma jovem de 16 anos, Mary Stilwell, uma de suas empregadas, que era perfuradora de fitas telegráficas. Edison a pediu em casamento batendo uma moeda em código morse. Diz-se que, terminada a cerimónia, o noivo esqueceu as núpcias, enfiou-se na oficina e de lá só voltaria de madrugada. Mary morreria doze anos depois, de febre tifóide. Edison se casaria mais uma vez, com Nina Miller. Nos dois casamentos, teve seis filhos, três de cada um.

Em 1876, já famosa, a grandeza de seus recursos e a amplitude das suas actividades motivaram a construção de um verdadeiro centro de pesquisas em Menlo Park, no estado de Nova Jersey. Era quase uma cidade industrial, com oficinas, laboratórios, assistentes e técnicos capacitados.

Em Menlo Park diversifica suas pesquisas, abordando as mais diversas tecnologias. Aplica-se na investigação da telefonia, inventa o fonógrafo, constrói o primeiro dínamo de alta potência, aperfeiçoa o telefone, inventa o microfone a carvão, que torna possível, as transmissões telefónicas.

Thomas Edison

Fig. 2 Thomas Edison no seu laboratório

Em 1878, com 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia eléctrica. Outros pesquisadores já haviam tentado construir lâmpadas eléctricas. Nernst e Swan, por exemplo, haviam obtido alguns resultados, mas seus dispositivos tinham vida bastante curta.

Edison tentou inicialmente utilizar filamentos metálicos. Foram necessários enormes investimentos e milhares de tentativas para descobrir o filamento ideal. Em 1879 depois de meses e meses de pesquisa, Thomas Edison constrói a primeira lâmpada eléctrica com filamentos de carvão, fez uma demonstração nas comemorações de final de ano, iluminando uma rua inteira próximo do laboratório, para demonstração pública. Foi seguramente uma das maiores invenções de sempre, pois hoje em dia já ninguém se imagina estar em sua casa sem luz.

Thomas Edison

Fig.3 Imagem alusiva a criação da lâmpada eléctrica por Edison

Em Outubro de 1880 a sua empresa a Edison Eletric Light Company é já uma potência económica dominando a época da electricidade nos Estados Unidos. Patenteia muitas invenções, como o gerador de alto vácuo para a fabricação de lâmpadas, o contador de electricidade, o regulador de corrente para máquinas de soldar eléctricas, a lâmpada eléctrica de filamento fino de carvão a alto vácuo. Em 1883, após ter descoberto o efeito Edison, regista o primeiro dispositivo termiónico, um díodo termiónico ou válvula de Edison.

Thomas Edison também trabalhou em projectos na investigação e desenvolvimento do cinema, tendo tido um papel importante no surgimento da indústria cinematográfica, entre aparelhos que inventou e lançou para o mercado, contam-se o cinetógrafo, a primeira câmara cinematográfica bem sucedida, com equipamento para mostrar os filmes que fazia. O cinetoscópio, uma caixa projecção de imagens vistas do seu interior. E o vitascópio um projector de filmes em tela

A Edison General Eletric é fundada em 1888. Será um dos maiores conglomerados industriais do planeta. Fabrica todos os tipos de dispositivos eléctricos, como geradores, motores, gigantescas válvulas solenóides. A empresa transforma-se num dos maiores fabricantes multinacionais.

Thomas Edison morreu a 18 de Outubro de 1931 em West Orange, no estado de Nova Jérsia.

Muitos afirmam que a maioria das invenções creditadas a Edison são da autoria de outros. Um caso famoso que ilustra esta opinião é o de Nikola Tesla, que trabalhou com Edison e não teria sido pago por algumas de suas aplicações, aprimoramentos e invenções.

Edison é considerado um dos inventores mais prolíferos do seu tempo. O seu QI seria estimado em cerca de 240, o que significa um nível de superdotação excepcional. A ele são atribuídas mais de 1300 patentes. A maioria desses inventos não é completamente da sua autoria, mas as patentes compradas por Edison foram melhoradas e desenvolvidas pelos seus numerosos empregados. Edison tem sido criticado ao longo do tempo por não compartilhar os louros das suas invenções e patentes.

Apesar de todas as criticas em torno de Thomas Edison, é inegável que “O Feiticeiro de Menlo Park” como ficou conhecido, foi sem duvida um dos maiores inventores que já existiu, com as suas invenções ajudou a criar um mundo totalmente diferente em que vivemos hoje e modificou os hábitos de vida em todo o mundo, o que consagrou definitivamente a tecnologia. Acima de tudo, foi ele quem ajudou a trazer a civilização da Era do Vapor para a Era da Electricidade.

Frases famosas de Thomas Edison:

- “O génio consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração”.

- "Muitos dos fracassos da vida são pessoas que não perceberam o quão perto elas estavam do êxito quando elas desistiram."

- "O génio é aquele que tem uma grande paciência."

- "Uma experiência nunca é um fracasso, pois sempre vem demonstrar algo. "

- "A surdez foi de grande valia para mim. Evitou que eu perdesse tempo com conversas inúteis e fez com que eu ouvisse a minha voz interior"

- “O homem que não cultiva o hábito de pensar desperdiça um dos maiores prazeres da vida e não consegue aproveitar o máximo de si"

- "A sorte aparece quando a oportunidade encontra a preparação"



22 Visualizações 20/05/2019