O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Joana Ribeiro

Escola

Escola Secundária de Barcelos

As Consequências da 2ª Guerra Mundial

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Joana Ribeiro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho escolar sobre as principais consequências da 2º Guerra Mundial, realizado no âmbito da disciplina de História (9º ano).


As perdas humanas

No final da 2ª Guerra Mundial, concluiu-se que houveram mais de 50 milhões de mortos, milhões de feridos, deportados, órfãos, desaparecidos e desalojados.

Faltavam alimentos e combustíveis, mesmo depois da guerra as pessoas continuavam a viver com senhas racionadas.

Também, 1,5 milhões de Coreanos foram enviados para o Japão como escravos.

O lançamento de duas bombas atómicas pelos EUA sobre o Japão, provocou cerca de 500 mil mortos e mais de 90% eram civis.

O Holocausto

As acções de genocídio levaram à morte de cerca de 6 milhões de Judeus, inicialmente, viviam em guetos, depois, passaram a ser levados para campos de concentração, onde era obrigados a trabalhar violentamente, os que não podiam trabalhar, como deficientes, grávidas, algumas mulheres e crianças eram asfixiados em câmaras de gás, executados a tiro ou queimados. Os nazis, não só faziam só genocídio aos Judeus, mas também aos Ciganos, Negros e todos os não pertencentes da raça Ariana.

Perdas materiais

Os países que se envolveram no conflito, sofreram muita destruição e danos materiais, muitas vezes irreparáveis, cidades inteiras destruídas, vias de comunicação, infra-estruturas e indústrias destruídas.

Com o lançamento das bombas atómicas, o futuro das cidades de Hiroxima e Nagazaki ficaram comprometidos, uma vez que a radioactividade contaminou os rios, plantações e a população.

Os caminhos para a paz

Antes do final da guerra, começaram as reuniões para pensar em medidas que pudessem solucionar os resultados do conflito, houveram grandes conferências, como as da Ucrânia e a da Alemanhã, de onde sairam decisões muito importantes para o Mundo:

  • A Alemanhã perdeu a posse de todas as terras que tinha conquistado, foi desmilitarizada e todos os responsáveis nazis foram punidos;
  • O Território Alemão foi distribuído para os EUA, Inglaterra, França e URSS;
  • O Japão perdera todos os territórios que conquistara;
  • Foi criado na Palestina, um território para que os Judeus pudessem formar um império.

A ONU

Ainda antes do final da 2ª Guerra Mundial, que havia a ideia da criação de uma associação que assegurasse a paz entre todos os povos. Em S. Francisco, os representantes de 50 países juntaram-se para elaborar um rascunho da ‘Carta das Nações Unidas’, que foi assinada por 51 países e ratificada a 24 de Outubro de 1945 (data que marcou o nascimento da Organização das Nações Unidas – ONU).

Os objectivos da ONU

A organização das Nações Unidas, tem como principais objectivos:

  • A manutenção da paz no Mundo;
  • A cooperação económica e social entre os povos;
  • A promoção dos direitos humanos.

A ONU

Os seus membros, em 1948, aceitaram a Declaração Universal dos Direitos Unidos, com o objectivo de impor, em todo o Mundo o respeito pela dignidade Humana, de homens, mulheres e crianças, sendo de qualquer etnia ou religião. Tendo sido criadas instituições especializadas, como a OMS, na saúde, UNESCO, na educação e cultura, a UNICEF, na protecção da saúde das crianças, e a FMI, FAO e GAT na educação.

Actualmente, tem 129 países-membros e já se envolveu em várias divergências entre países, procurando soluções pacíficas, sendo várias vezes enviadas tropas para lutar sob a bandeira das Nações Unidas (os Capacetes Azuis), tendo também um importante papel na manutenção da paz em zonas de guerra, na distribuição de alimentos e medicamentos e protecção de refugiados, e já apoiou 70 eleições nacionais e levando à independência de mais de 80 países.



91 Visualizações 08/12/2019