Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
Canoagem - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Canoagem

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Dina Coelho e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho escolar sobre a canoagem, um desporto náutico, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (12º ano).


INTRODUÇÃO

Para este trabalho, tinha de escolher um desporto ao ar livre.

Canoagem é um desporto interessante, pouco divulgado e que com a sua prática exploramos a natureza e o meio envolvente. Foram estas as razões da minha escolha. O objectivo é ficar a saber mais sobre este desporto, melhorar a minha maneira de recolher dados e elaborar trabalhos e ser outro parâmetro de avaliação na disciplina de educação física que ajude a melhorar a nota.

HISTÓRIA

A origem do uso de canoas está relacionada a povos indígenas. Para movimentarem-se em rios turbulentos, os homens usavam um tipo determinado de barco para superar as correntes e os obstáculos naturais. A palavra que conhecemos hoje (canoa) deriva da palavra Kenu, que significa dugout, um tipo de canoa feito de tronco de árvore. Existem registos dessas práticas em diversas civilizações antigas. Desde o Egipto Antigo até os aztecas da América pré-colombiana. O modelo de canoa utilizado actualmente, porém, começou a ser fabricado por índios canadenses.

Esta modalidade só virou desporto por volta de 1840, quando o escocês John McGregor criou uma canoa de competição chamada de "Rob Roy". A partir daí, passou a despertar o interesse de outros países, que também começaram a praticá-la. Em 1924, então, foi fundada a Federação Internacional de Canoagem, que tinha como membros Áustria, Dinamarca, Suécia e Alemanha. No mesmo ano, o desporto integrou o programa dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, ainda na condição de exibição, ou seja, sem a concorrência por medalhas.

REGRAS

Actualmente, a canoagem é dividida em várias provas. A primeira diz respeito à forma como são disputadas: slalom e velocidade.

No slalom, os barcos precisam cumprir um percurso predefinido pela direcção da prova em um canal de água corrente, superando obstáculos naturais ou artificiais. O trajecto correcto é marcado por várias duplas de barras metálicas suspensas na água (portas) pelas quais os atletas devem passar.

Os barcos partem separadamente, com intervalo de dois minutos e meio. Vence aquele que terminar o percurso - que deve ter de 20 a 25 portas - no menor tempo. Quando um barco não passa por uma porta, recebe o acréscimo de 50 segundos no seu tempo final. Apenas as embarcações do tipo K-1, C-1 e C-2 disputam essa prova.

Na velocidade, a prova é disputada em águas tranquilas e planas, e o objectivo dos barcos é conseguir cruzar a linha de chegada antes dos demais concorrentes. Todas as guarnições largam simultaneamente e em raias separadas. Além disso, as competições são divididas de acordo com o tipo dos barcos e o número de tripulantes.

  • Para descidas de rios com águas agitadas, os caiaques devem ter baixo volume casco de perfil arredondado e linha de quilha arqueada, que proporciona extrema maneabilidade.
  • Esta combinação de formato de casco com uma linha de quilha moderada proporciona aos caiaques estabilidade, velocidade e agilidade típica de embarcações destinadas a percorrer longos percursos nos mares e grandes rios. São caiaques fáceis de manobrar embora tenham grande comprimento.
  • Com um formato próximo ao piramidal invertido, esta configuração de casco aliada a uma linha de quilha recta é destinada a barcos para competições de velocidade. Requer do remador extrema habilidade pois a instabilidade do mesmo é muito grande, e qualquer descuido leva a uma capotada.
  • Para corridas em águas agitadas esta configuração é a mais adequada, em virtude da facilidade de se retornar a posição normal com facilidade mesmo estando o barco totalmente inclinado para a lateral.

CARACTERÍSTICAS

CANOA - Embarcação aberta ou fechada, originária dos índios canadenses, usa um remo de uma só pá. O(s) remador(es) pode(m) estar sentado(s) ou ajoelhado(s). A parte superior da canoa é aberta (com espaço para o atleta se movimentar) e deve ser impulsionada por um remo de uma única pá. Pode ter um tripulante (C-1) ou dois (C-2). Já o caiaque tem sua parte superior fechada, e o tripulante utiliza um remo com duas pás. Pode ter um (K-1), dois (K-2) ou quatro (K-4) tripulantes.

CAIAQUE - Embarcação fechada, com origem entre os esquimós, usa um remo de duas pás e o(s) remador(es) senta(m) na cabine. Os caiaques são os que mais se popularizaram no Brasil. O mais visto é o conhecido surfinho, por onde passaram todos aqueles que hoje praticam a verdadeira canoagem em onda. Há também o Turismo, apropriado ao lazer sem finalidade específica. Passamos daí aos caiaques mais especializados: o slalom e o de descida, para águas brancas (corredeiras), e os caiaques de velocidade em águas calmas (K1, K2 e K4).

WAVE-SKI -Embarcação aberta, semelhante a uma prancha de surf, usa um remo de duas pás. O remador está sentado e usa o wave-ski, essencialmente, para o surf.

CANOÍSTA - Em português, é o termo usado para quem - homens ou mulheres - rema uma canoa, caiaque ou wave-ski. Em inglês existem termos como: kayaker / kayakist / canoeist.

PRINCIPAIS MODALIDADES

CANOAGEM DE VELOCIDADE - É a mais popular sendo é disputada em canais de 2 km de comprimento. Nas Olimpíadas são disputadas competições em percursos de 500 metros e 1000 metros. As competições são realizadas com um, dois ou quatro canoístas por canoa.

CANOAGEM SLALOM -É praticada em percursos de 250 e 300 metros. Os canoístas devem passar por 18 a 25 portas, com o menor número de erros possível e num menor espaço de tempo. Entrou como modalidade olímpica em 1992.

CANOAGEM OCEÂNICA - Praticada com embarcações especiais para o mar, o objectivo desta modalidade é cumprir determinados percursos no oceano. Apresenta um elevado grau de dificuldade.

CANOAGEM MARATONA -Nesta modalidade os percursos são elevados (de 15 km para cima). É uma competição que envolve grande esforço físico e resistência por parte dos canoístas.

CAIAQUE-PÓLO - Competição envolvendo duas equipas em que os jogadores utilizam canoas para se movimentarem pela área de jogo. É disputado em rios, piscinas ou lagos. O objectivo é marcar o maior número de gols.

FREESTYLE -Modalidade recente de canoagem. O canoísta deve fazer manobras e movimentos específicos na onda de um rio, num determinado período de tempo. Cada manobra vale pontos para o canoísta.

EM PORTUGAL

A Federação Portuguesa de Canoagem tem como principal objectivo promover e regular a prática da canoagem em todas as suas especialidades e vertentes.

A organização da competição, tanto em Portugal como a nível internacional, neste caso através da preparação de selecções nacionais em várias especialidades e escalões, em ambos os sexos.

Até hoje, a Federação organizava anualmente os campeonatos nacionais de Fundo, Promessas, Velocidade, Slalom, Maratonas, Kayak-Pólo e Kayak Mar, bem como 14 fases zonais de Torneios Abertos que culminam com uma grande final.

A partir de 2007, e de acordo com os novos regulamentos, foram promovidos os campeonatos de Pista, Slalom, Longa Distância (Maratonas e Kayak-Mar), Kayak-Pólo, Estilo Livre, Fundo e Kayak-Surf.

Para além desta vertente cabe à Federação a Formação dos agentes e a promoção e regulação da prática da canoagem numa vertente não competitiva.

CLUBES DE CANOAGEM

Existem vários clubes de canoagem, de norte a sul do nosso país. Alguns exemplos:

Clube ou Associação Localidade
Amigos da Montanha Barcelinhos
Amigos da Pagaia Lisboa
Associação Pagaia Sul Beja
Centro Náutico da Praia de Faro Faro
Clube de Canoagem de Ovar - CCO Ovar
Clube de Canoagem do Porto-Gaia Vila Nova de Gaia
Clube Fluvial Vilacondense Vila do Conde
Clube Náutico de Fafe Fafe
Clube Náutico de Gemeses Esposende
Clube Nautico de Ponte de Lima Ponte de Lima
Clube Naval de Portimão Portimão
G. C. D. R. Gemeses Esposende
INÉRCIA Sport Club Guia
Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente Antas
Rio Neiva A.D.A Esposende
Secção de Aventura e Desp. da Univ. do Minho Guimarães
Vila do Conde Kayak Clube Azurara

CONCLUSÃO

Após o trabalho estar elaborado concluo que aprendi bastante sobre este desporto. Desconhecia as regras, modalidades e a sua história.

Penso que poderiam apostar neste desporto para desenvolver na nossa zona, no rio Ave.

Achei que na internet há pouca informação sobre este desporto e por isso é que o meu trabalho não tem muita informação, este é um aspecto negativo que retiro de ter escolhido este tema.

Mesmo assim, acho que está razoável e no futuro irei escolher um tema com mais informação para falar. Gostei também do facto do professor dar a possibilidade de escolher o desporto a tratar.

BIBLIOGRAFIA

  • www.google.pt
  • www.baixaki.com.br
  • www.suaaventura.blogspot.com
  • www.br.esportes.yahoo.com
  • www.trabalhonota10.com.br
  • www.360graus.terra.com.br
  • www.esporte.hsw.uol.com.br
  • www.suapesquisa.com
  • www.pt.wikipedia.org



252 Visualizações 27/03/2020