O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Tatiana Rodrigues

Escola

Escola Básica e Secundária Sidónio Pais

Efeito de Estufa

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Tatiana Rodrigues e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho


Efeito de Estufa

Nas estufas agrícolas, a retenção do calor e consequentemente o aquecimento dotab0014 ambiente é resultado de um bloqueio físico, que impede o escape do ar quente. Na grande estufa que é a Terra, o mecanismo é bem mais complexo. Como todos sabem uma estufa é uma estrutura coberta por painéis de vidro transparentes. Durante os períodos de baixas temperaturas, a luz e o calor do sol penetram no interior da estufa e aquecem o ar. Essa energia fica aprisionada e a temperatura da estufa é regulada pela abertura adequada de alguns dos painéis de vidro, o que permite a saída do ar aquecido. Portanto, as chamadas estufas funcionam basicamente de forma a evitar que a circulação do ar resfrie o ambiente.

Mecanismo natural da atmosfera que possibilita a manutenção de uma temperatura de cerca de 15ºC, ideal para existência de vida no planeta. Ora, a terra funciona como uma estufa, mas com um mecanismo muito mais complexo. A radiação solar atravessa a atmosfera atingindo a superfície terrestre. Da radiação que atinge a Terra, cerca de 70 por cento é absorvida (51 por cento pela superfície e 19 por cento pela atmosfera). A fração da energia solar absorvida na superfície aquece o planeta e provoca reações químicas e transformações físicas. Essa radiação solar (UV, visíveis, IV) aquece a superfície terrestre. A superfície terrestre aquecida emite radiações da zona do infravermelho (radiação solar refletida) e parte dessa radiação atravessa a atmosfera enquanto que a outra parte é absorvida pelos gases da troposfera (mencionar) que atuam como o vidro de uma estufa e devolvem a maior parte dessa radiação de novo à superfície terrestre permitindo assim a manutenção da temperatura media do planeta (neste caso 15ºC). A este fenómeno desde que a radiação entra na nossa atmosfera até ao aquecimento da terra dá-se o nome de efeito de estufa.

tab0015

Gases de Efeito de Estufa

  • Dióxido de carbono (CO2);
  • Vapor de água (H20);
  • Metano (CH4);
  • Monóxido de dinitrogénio (N2O);
  • Clorofluorocarboneto (CFC).

A importância dos gases da atmosfera para o efeito de estufa: A Terra funciona, portanto, como um irradiador de infravermelho que iria todo para o espaço, não fosse a presença na atmosfera de alguns gases que absorvem grande parte dessa radiação e, consequentemente, aquecem-na. O planeta Terra apresenta certas características que o tornam único no Sistema Solar. A atmosfera terrestre, pela sua composição e estrutura, interage simultaneamente com a radiação solar e a superfície terrestre, estabelecendo um sistema de trocas energéticas que explica muitos fenómenos que afetam a vida no planeta.

tab0016

Importância do Efeito de Estufa

Se o calor libertado pela superfície terrestre não encontrasse qualquer obstáculo à sua propagação, o mesmo escapar-se-ia para a atmosfera ou mesmo para o espaço extra-atmosférico, o que teria como consequência um arrefecimento que tornaria o nosso planeta inabitável. A importância do efeito de estufa para o nosso planeta:
  • Qualquer obstáculo, ou seja os GEE (não dizer propagação)
  • Altas camadas da atmosfera
  • Arrefecimento de tal modo intenso
De certo modo, a atmosfera transforma a Terra numa enorme estufa. Se compararmos as temperaturas existentes em Marte, poderemos avaliar o papel de verdadeiro “cobertor” que a atmosfera representa. No planeta vermelho, cuja atmosfera é muito rarefeita, quer isto dizer que é uma atmosfera pouco densa, com pouca variedade de gases, logo em Marte a sua atmosfera absorve uma menor quantidade de radiação em relação à Terra. Devido a essa menor absorção de radiação o planeta (Marte) não aquece resultando numa temperatura média muito baixa, neste caso de -53 °C. Se não existisse o efeito de estufa, o nosso planeta estaria congelado, com uma temperatura média de -18ºC.
tab0017
 



40 Visualizações 15/06/2019