O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Mass Media

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Débora Costa e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho sobre Mass Media (qual a sua utilidade na altura, como apareceu), realizado no âmbito da disciplina de História (9º ano).


Introdução

Neste trabalho irei tratar do tema dos mass media, qual a sua utilidade na altura, como apareceu, entre outros temas. Os motivos que me levaram a escolher este tema foram a curiosidade de ficar com mais conhecimentos sobre a altura, e quais foram as grandes tecnologias da altura.

Também vou tentar referir algumas vantagens e algumas desvantagens sobre os mass media.

Introdução aos mass media

Os mass media têm alguns meios de comunicação de massas nas sociedades como por exemplo a televisão, a rádio, jornais ou revistas, o cinema entre outros.

A função dos mass media no século XX era entreter as pessoas, mas também educar e informar sobre as coisas que se passavam. Os mass media tinham uma grande importância na sociedade, muitas das publicidades, nas coisas que se ouviam ou se diziam podiam mudar uma opinião de uma pessoa ou mais. Também nos podiam fornecer alguma notícia importante que aconteceu ou acontecia na altura.

Mass Media

A função dos mass media é informar, a comunicação tem também como função alertar os cidadãos de perigos e ameaças, divulgam certos riscos de alguns produtos. São um veículo imprescindível na promoção de novos produtos lançados no mercado.

Nos países democráticos há mecanismos de regulação destes órgãos por isso e função dos mass media actua no marcado com rigor, isenção acima de tudo com ética profissional como exige o seu código.

Imprensa

O século XX chegava com a euforia futurista da revolução tecnológica. Os jornais começavam-se a transformar em empresas e a adoptar o telefone e o telégrafo como ferramentas de seu quotidiano. Os jornais ganhavam em actualidade e integração com pontos remotos e de difícil acesso. O passo seguinte foi a ampliação de redes de informação, com o estabelecimento de redes de correspondentes e enviados ao exterior. Além das agências de notícias, os jornais investiam cada vez mais em estruturas necessárias para obter informações de qualidade, em primeira mão e exclusiva.

No começo do século XX surgiram alguns dos jornais que desempenharam e até hoje desempenham papel fundamental na vida brasileira, como o Jornal do Brasil e o Correio da Manhã, que nasceu e morreu na década de 1960.

Mas o que marcou a imprensa no início do século XX foi o surgimento de várias revistas ilustradas. Graças aos avanços tecnológicos no processo de impressão e da evolução das artes gráficas foi possível chegar a resultados surpreendentes. Um exemplo é a revista Kosmos, dirigida por Mário Behring de 1904 a 1906.

Rádio

O rádio é um recurso da tecnologia de telecomunicações utilizado para proporcionar comunicações por intermédio de informações. Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contactos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. Este sistema se dá o nome de sistema irradiante.

A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem sua transcepção.

O início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofónicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época, algumas pessoas que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos EUA por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo.

Cinema

No cinema os filmes são feitos de uma série de imagens individuais chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projectadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de que está ocorrendo movimento. A cintilação entre os fotogramas não é percebida devido a um efeito conhecido como persistência da visão, pelo qual o olho humano retém uma imagem durante uma fracção de segundo após a fonte ter sido removida. Os espectadores têm a ilusão de movimento devido a um efeito psicológico chamado o movimento beta.

A origem do nome "cinema" vem do fato de que o cinematógrafo, historicamente, foi o primeiro equipamento utilizado para o registo e exibição de filmes. Por metonímica, a palavra também pode se referir à sala de espectáculos onde são projectadas obras cinematográficas.

Conclusão

Com este trabalho eu pude concluir que durante o século XX ouve muitas alterações, muitas mudanças de bom e de mau.

Os mass media contribuíram por um lado para um melhoramento da população porque causou entretenimento, mas por outro lado facilmente se podia criticar e fazer as pessoas mudar de opinião.

Cada elemento que pertenceu aos mass media teve a sua história, o seu desenvolvimento, e o seu contributo na altura.

Bibliografia

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_comunica%C3%A7%C3%A3o
  • http://en.wikipedia.org/wiki/Mass_media
  • http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-266.htm
  • http://www.youblisher.com/p/34789-Tecnologia-Seculo-XX/



68 Visualizações 05/02/2020