O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Beatriz Bocinhas

Escola

[Escola não identificada]

O que é a Geografia

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Beatriz Bocinhas e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Resumo sobre o conceito de geografia, as suas divisões e os seus objectivos, realizado no âmbito da disciplina de Geografia (12º ano).


Conceito de Geografia e Suas Divisões

Etimologicamente, Geografia significa "descrição da Terra" mas, desde a antiguidade, teve duas orientações diferentes: alguns geógrafos, mais preocupados com a localização exacta dos lugares e com a sua representação em mapas seguiram uma linha mais matemática; outros geógrafos, mais preocupados com as particularidades dos lugares, seguiram uma linha mais descritiva.

Mais recentemente, a Geografia, quanto ao seu campo de investigação, tem sido dividida em Geografia Regional e em Geografia Geral. Enquanto a Geografia Geral procura o que há de regular e permanente nos factos terrestres, explicando-os e relacionando-os entre si, a Geografia Regional procura explicar esses mesmos relacionamentos mas ao nível local.

A Geografia pode ainda ser dividida em Geografia Física, Humana e Económica:

  • Geografia Física: estudo do clima, do relevo e sua formação, da botânica e da zoologia;
  • Geografia Humana: estudo da espécie humana e sua distribuição e estudo dos habitat rurais e habitat urbanos;
  • Geografia Económica: estudo dos fenómenos relacionados com a produção e troca, tais como a localização/distribuição das matérias-primas, fontes de energia e outros recursos naturais.

Objectivos da Geografia

A Geografia comporta três objectivos principais:

  • A compreensão das características particulares de determinada região, realçando os relacionamentos e a integração de diversos fenómenos (geológicos, climáticos, históricos, políticos, económicos, sociológicos, etc.) num quadro de unidade local ou regional;
  • A compreensão da relação entre o Homem e o seu meio, enfatizando quer a influência do meio sobre o Homem, quer o impacto deste sobre o meio (Ecologia);
  • A explicação dos aspectos sisemáticos de localização e interacção espacial, ou seja, a explicação de como se estrutura o espaço físico, de como o Homem se organiza socialmente no espaço e de como muda a concepção do espaço e a sua utilização.



27 Visualizações 23/09/2019