O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Beatriz Bocinhas

Escola

[Escola não identificada]

Obstáculos ao Desenvolvimento

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Beatriz Bocinhas e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho sobre a Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento, os Obstáculos ao Desenvolvimento, realizado no âmbito da disciplina e Geografia (9º ano).


Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento Obstáculos ao Desenvolvimento

Introdução

Este trabalho foi realizado pois este tema que se encontrava no manual de geografia despertou-me curiosidade e decidi pesquisar mais sobre ele. O meu tema baseia-se nas diferenças básicas entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, como a educação, os direitos, etc.

Para realizar este trabalho recorri a sites e manuais de onde tirei a informação necessária.

O principal objectivo é aprofundar os meus conhecimentos relativamente às diferenças dos diferentes países.

Que relação há entre o desenvolvimento e o crescimento demográfico?

Quando um país se desenvolve, registam-se alterações no crescimento e na estrutura da sua população. O crescimento natural da população diminui, devido ao decréscimo das taxas de natalidade e mortalidade. A taxa de mortalidade infantil diminui e a esperança média de vida aumenta. O crescimento demográfico é um dos graves problemas dos países em desenvolvimento, já que não é acompanhado pelo aumento da produção de bens alimentares.

Pobreza no mundo não pára de aumentar… pobreza também nos países ricos. A União Europeia.

Para muitas pessoas, pobreza é sinónimo de baixo rendimento. Esta é a maneira habitual de medir a pobreza, que tem muitas outras dimensões. Os pobres estão privados de serviços, recursos e oportunidades, assim como de dinheiro.

Educação – um direito para todos?

A educação não é apenas um direito humano, mas, também, uma condição necessária para o desenvolvimento. No entanto, os contrastes que se verificam no acesso à educação a nível mundial mostram que este direito não é garantido em todos os países.

Nos países desenvolvidos a escolaridade básica é obrigatória e as taxas de analfabetismo reduzidas. Nos países em desenvolvimento as taxas de frequência no ensino básico são baixas.

A falta de escolas, professores e de material explicam as elevadas taxas de analfabetismo.

Mulheres – para quando a igualdade?

As desigualdades no acesso à educação atingem sobretudo as mulheres, verificando-se a sua menor representatividade nos diferentes graus de ensino nos países em desenvolvimento.

A alfabetização das mulheres constitui uma medida importante para o desenvolvimento dos países. Facilita a generalização do planeamento familiar, a diminuição do numero de filhos e da taxa de mortalidade infantil.

Sida – a doença dos séculos XX e XXI

A sida – síndrome de imunodeficiência adquirida – é a doença do final do século XX e do século XXI. Em cada  segundos uma pessoa morre de Sida e em cada 6 segundos regista-se uma nova contaminação.

A poligamia, a escassa informação, as fracas condições sanitárias e de higiene, a insuficiência de serviços de diagnóstico e tratamento e as guerras continuam a ser factores de propagação da doença

Conclusão

Com este trabalho cheguei à conclusão que:

  • Quando um país se desenvolve, registam-se alterações no crescimento e na estrutura da sua população.
  • Os pobres estão privados de serviços, recursos e oportunidades, assim como de dinheiro.
  • Nos países em desenvolvimento as taxas de frequência no ensino básico são baixas.
  • As desigualdades no acesso à educação atingem sobretudo as mulheres

Bibliografia

  • GEO 5 – contrastes de desenvolvimento – geografia 3ºciclo, Raquel Mota e João Atanásio, Agosto de 2003
  • http://www-interdependncia_entre_espaos_com_di_ni_des-kwd0j.com/ 4/5/2011
  • http://www.asidaeomundo.pt/ 6/5/2011
  • http://www.cgd.pt/Corporativo/PublishingImages/Mapa-Portugal.gif 25/5/2011



10 Visualizações 02/12/2019