Início » Trab. Estudantes » Artes » 12º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Artes - 12º Ano

 

Material de escultura: Argila

Autores: Cláudia Viriato

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 04/06/2010

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a argila, realizado no âmbito da disciplina de Oficina das Artes (12º ano). Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Material de escultura: Argila

Introdução

O presente trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Oficina de Artes. A temática escolhida para este trabalho foi um material que pudesse ser esculpido, assim escolhi como subtema a argila.

Neste trabalho pretendo que se conheça não só a sua história e no que consiste como técnicas para a trabalhar e escultores que trabalham este material e a forma como o trabalham.

Assim ambiciono que com este trabalho venha a ter um maior conhecimento sobre a argila.

A Argila

Origem/Extracção

A argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens.

É um material proveniente da decomposição, durante milhões de anos, das rochas feldspáticas, muito abundantes na crosta terrestre.

As argilas classificam-se em duas categorias: Argilas Primárias e Argilas Secundárias ou Sedimentares. As primeiras são formadas no mesmo local da rocha mãe e têm sido pouco atacadas pelos agentes atmosféricos. Possuem partículas mais grossas e coloração mais clara, são pouco plásticas, são puras e possuem um alto nível de fusão. O caulim é uma das argilas deste tipo.

Argilas secundárias ou sedimentares são as que são transportadas para longe da rocha mãe pela água, pelo vento e incluindo ainda o degelo. A água em especial tritura a argila em partículas de diferentes tamanhos, fazendo com que as mais pesadas se depositem primeiro, as outras vão-se depositando de acordo com seu peso pelo decorrer do caminho, sendo que as mais leves se depositam onde a água pára. As secundárias são mais finas e plásticas que as primárias, podendo, no entanto conter impurezas ao se misturarem com outras matérias orgânicas.

Características físicas e químicas

O mineral básico das argilas é a caolinita. A argila é um silicato de alumínio hidratado, composto por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água. Uma partícula de argila é formada por uma molécula de alumínio - que contém dois átomos de alumínio e três de oxigénio, duas moléculas de sílica - que contém um átomo de silício e dois de oxigénio, e duas moléculas de água - com dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio.

Argilas e caulins são rochas. A composição química mais comum é: 2SiO, AL O, 2H O , silicato  aluminoso  hidratado. São espalhados pela superfície da terra chegando a basicamente 75% das rochas sedimentares do planeta. Há uma grande variedade de materiais possíveis de classificação neste grupo, quase todos possuem composição semelhante, mas há pequenas variações.

As argilas derivam em geral de rochas base do tipo cristalina e eruptiva como os feldspatos, granitos e basaltos que num processo longo e lento de decomposição por efeito de agentes geológicos como vento, chuvas, temperaturas frias e quentes e a erosão pelas partículas de areia que carregadas pelo vento causam a fragmentação da rocha maciça em grãos de vários tamanhos.

Argilas e caulins são materiais plásticos pois têm a propriedade de quando misturados com água em devidas proporções, apresentarem a possibilidade de serem amassados e trabalhados mantendo a forma que se quer. Quando secos e ainda crus basta adicionar água para que voltem ao estado de plasticidade.

Tipos de argilas

. Caulim ou argila da china: Este tipo de argila trata-se de um tipo de argila primária que se utiliza para fazer peças de porcelana. Apresenta uma cor branca tanto em crua como em cozida. Funde por volta dos 1800ºC, e para baixar o seu ponto de fusão, misturam-se materiais fundentes. Só se pode trabalhar em moldes. Têm de ser lavada por ter impurezas.

. Argila de bola: É uma argila secundária e é caracterizada pela sua plasticidade, torna-se pegajosa quando está molhada. Para ser trabalhada deve-se misturar com outras argilas , por exemplo com o caulim. Perde cerca de 20% de volume durante a contracção e vitrifica aos 1300ºC.

. Argila para louça: Utiliza-se no fabrico das pastas para louça industrial. A sua cozedura deve de ser feita a 900º-1050ºC e apresenta-se em cor branca. É importante controlar o seu grau de óxido de ferro, que nunca deve ultrapassar 1%, se passar esta percentagem vai parecer marfim.

. Argila refractária: Esta argila é resistente ao calor, e por isso apresenta um ponto de fusão alto, entre os 1600 e os 1750ºC. Trata-se de uma argila muito pura que praticamente não tem ferro. Depois da sua cozedura a sua cor é variada desde o creme ao cinzento.

. Argila para grés: Trata-se de uma argila plástica e refractária vitrificando por volta dos 1250-1300ºC. Depois da sua cozedura a sua cor pode variar desde o cinzento claro ao cinzento escuro; desde o amarelado ao castanho.

. Argila vermelha: É muito plástica e fundível, esta argila também contém uma percentagem muito grande de óxido de ferro. Suporta temperaturas até aos 1100ºC, e só funde a partir desse ponto, podendo ser usada como verniz de grés. É vermelha quando esta húmida e castanha depois de cozida.

. Bentonito: Trata-se de uma argila muito plástica e vulcânica. È oleosa e pode aumentar de 10 a 15 vazes o seu volume quando entra em contacto com a água. Mistura-se nas pastas cerâmicas para aumentar a sua plasticidade e funde por volta dos 1200ºC.

Argila coloridas

Obtemos Argilas Coloridas pela adição de óxidos ou corantes, ou ainda de engobes de cores fortes (preferencialmente utilizados em consistência bem grossa e feitos da mesma argila que se deseja colorir). As duas primeiras maneiras são as adoptadas com mais frequência, por implicar menor adição de água.

Três modos de colorir a argila:

. Deixar a argila secar totalmente, triturá-la e adicionar as quantidades de óxidos ou corantes desejadas. Adicionar água e esperar a absorção. Quando a argila tiver absorvido a água, devemos então amassá-la até conseguir uma cor uniforme.

. Fazer uma bola com a argila e nela abrir uma cavidade. Colocar um pouco de água nessa cavidade e dissolver o óxido ou corante nela. Amassar a bola até obter uma cor uniforme.

. Preparando previamente um engobe bem grosso com a cor desejada e misturando-o à argila da maneira descrita acima.

Manutenção da Argila à base de água

. Se estiver endurecida deve-se colocar a argila imersa em água por alguns dias e de preferência em pequenos pedaços.

. Molhada ou mole de mais, sem plasticidade, pega-se numa quantidade suficiente para fazer um quadrado, bate-se insistentemente contra uma tábua ou qualquer superfície que possa ser molhada, (mudando os lados) até sair o excedente da água.

. Uma vez que a bola ou quadrado tenha adquirido plasticidade, (não cole demais nas mãos), deve-se colocar um dedo no meio da argila ou nos cantos, atravessando-a quase totalmente e encher essa cavidade com água (se não for utiliza-la por alguns dias, ou meses), tapando em seguida o buraco com um pedacinho de argila, mantendo assim a agua presa no interior e por consequentemente a humidade.

Exemplos de aplicações do material em projectos escultóricos

 

Artistas Plásticos

Sérgio Prata é escultor, pintor de telas, murais e painéis cerâmicos.

É artista sacro muralista, pesquisador de técnicas de iconografia Bizantina, desenhista, retratista, gravurista, vitralista, autor de livros, cd-rom, dvds, editor de vídeos e de cursos on-line, destinados à partilha de conhecimentos técnicos e de ofícios de arte.

A carreira nas Artes de Sérgio Prata Garcia iniciou-se quando venceu por unanimidade de público e júri o XV Concurso Nacional de esculturas em areia, organizado pela Air France no Brasil em Fevereiro de 1981.

Especializou-se em desenho e técnicas de escultura e estudou Composição (Análise de Obras).

Desenvolve actividades relacionadas às artes plásticas, realiza exposições no Brasil e no exterior, pinta obras murais monumentais e sobre cavalete, para espaços públicos e coleccionadores particulares.  

É autor de obras da arte sacra de diversas Igrejas, capelas e catedral. É criador de um procedimento inovador em pintura: as pinturas trifásicas, que nos permite ver 3 obras sobre a mesma tela, em diferentes condições de luz.

A técnica de escultura de um rosto em argila é o tema das participações de Sérgio Prata nos eventos organizados com empresários. Após falar um pouco sobre a fisionomia, o artista ensina um esquema de escultura de um rosto.

Cláudia Rieg Baron tem uma paixão enorme em inovar, criar, fazer diferente. Encontrou na argila um caminho para colocar suas ideias em prática.

Nas esculturas criou os corpos humanos, misturou as formas, desenvolvendo uma situação em que a pessoa que olha para as esculturas solta a imaginação, navegando com os pensamentos e sentimentos, criando sua própria identificação com a obra.

Para chegar nesse resultado, Cláudia partiu da forma de nossos corpos, explorando o sentimento mais íntimo e gostoso que duas pessoas podem desenvolver e sentir uma pela outra. Encontrou na terra, Argila, o material ideal para representar através de esculturas o prazer de amar e sentir a pele da pessoa amada.

O objectivo é desenvolver a imaginação partindo de coisas muito simples e que estão a nossa disposição em todos os instantes.

Conclusão

Com este trabalho tive a oportunidade de conhecer não só a origem da argila como onde se a pode encontrar. 

Tive também a possibilidade de saber o que constitui a argila, os tipos que existem, como pode ser feita a sua manutenção e conhecer a vida de alguns artistas que trabalham este material.

Este trabalho possibilitou-me assim para uma possível utilização da argila para um trabalho futuro.

Bibliografia

http://www.jcpaiva.net

http://www.portorossi.art.br

http://www.visaconsultores.com

http://www.institutocamoes.pt

http://www.fazfacil.com.br/materiais/argila.html

http://www.claartes.pro.br/argila.html

http://www.sarasa.com.br/article.php?recid=56

http://artericardovidela.blogspot.com/2008/05/modelo-escultura-barroca-argila.html

http://estrelaazul1.spaces.live.com

 

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Artes » 12º Ano