Home

Explicações

Trab. Estudantes

Textos de Apoio

Resumos & Sebentas

Trabalhos da Net

Os nossos amigos

Contactos

 TRABALHOS DE ESTUDANTES

Início » Trabalhos de Estudantes » Ciências » 11º ano

Ciências da Terra e da Vida - 11º ano

3 R's

Autor: Radhika Gentilal

Escola Secundária

Data de Publicação: 30/05/2007

Ver posição deste trabalho no ranking

N.º de páginas visitadas neste site (desde 15/10/2006):  

SE TENS TRABALHOS COM BOAS CLASSIFICAÇÕES ENVIA-NOS (DE PREFERÊNCIA EM WORD) PARA notapositiva@sapo.pt POIS SÓ ASSIM O NOSSO SITE PODERÁ CRESCER.

 

3 R’s

 

3 R’s:

É através do processo de recolha selectiva de Resíduos Sólidos Urbanos que está a contribuir a política dos 3 R’s.

- Reduzir a quantidade de lixos produzida em cada habitação através de pequenos gestos, como por exemplo, comprar produtos a peso, reduzindo a quantidade de embalagens que vai para o contentor.

- Reutilizar, ou seja voltar a utilizar o mesmo produto mesmo que seja para um fim diferente. Alguns exemplos poderão passar pela utilização das folhas de papel em ambos os lados, utilização de pilhas recarregáveis, etc.

- Reciclar, ou seja transformar materiais usados em novos materiais. Esta será a última alternativa, quando não for possível reduzir nem reutilizar.

 

Quantidade de reciclagem em Portugal comparando com outros países:

A reciclagem, em Portugal, tem Aida pouca expressão, estando longe da meta pretendida, 50% dos produtos recicláveis. Se uma das razões se deve à falta de consciência ambiental dos utilizadores, uma outra respeita o seu custo.

Em Portugal, em 1980, os resíduos de embalagens de vidro, papel, cartão e plásticos representavam cerca de 20% do conteúdo dos resíduos urbanos. No início da década de 90 os mesmos materiais representavam já cerca de 45% do lixo doméstico.

Este crescimento enorme verifica-se também noutros países, nomeadamente nos EUA.

O aumento da produção de resíduos cresceu igualmente para outros tipos de materiais.

Portugal produz actualmente 3.3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e as estimativas apontam para um acréscimo de 1.15 milhões de toneladas na próxima década.

Destes resíduos, 628 mil toneladas correspondem a embalagens não recuperáveis. Apenas 3,1% das embalagens plásticas foram recicladas em Portugal, em 1998.

Embora Portugal esteja ainda muito longe de outros países, onde a actividade de reciclagem se desenvolveu há muito tempo, a verdade é que mesmo com grandes progressos, dificilmente conseguiremos, ultrapassar os 40% dos EUA. Significa isto que mais de 360 mil toneladas de matérias-primas vão ser perdidas anualmente, e que as restantes só serão realmente aplicadas para fazer novos produtos, idênticos aos originais, no caso dos metais e do vidro.

O Japão reutiliza 50% do seu lixo sólido. Neste país, são comuns diversos tipos de reciclagem. Os Estados Unidos reciclam mais de um terço do seu lixo. Outros países que também possuem uma cultura bastante avançada sobre reciclarem são os países nórdicos, ou seja, Suécia, Dinamarca, Noruega, além da Alemanha. Em Portugal, recicla-se 15,7% do seu lixo produzido, segundo estatísticas. Isto é pouco se compararmos a meta de 25%, estipulada pela União Europeia.

 Então para que Portugal comece a reciclar mais, é preciso uma consciencialização de que é preciso separar o lixo e fazer a recolha selectiva.

 

Aplicações de produtos reciclados:

O consumo de agregados para aplicação na construção, nos países industrializados, é muito elevado, correspondendo a cerca de 6 a 8 toneladas por habitante, assumindo desta forma um papel muito importante na economia dos países.

Constrangimentos ambientais têm vindo a limitar fortemente, em diversos países europeus, a extracção de materiais naturais restringindo a utilização dos recursos existentes.

É assim cada vez maior a necessidade de utilizar materiais alternativos e subprodutos industriais, assim como agregados naturais mas de qualidade marginal, anteriormente rejeitados por serem considerados inadequados.

Uma adequada caracterização das suas propriedades, com a implementação a nível nacional das especificações de produto e das normas de ensaio, permitirá a utilização de materiais reciclados em construção rodoviária.

 

Radhika Gentilal

 

Outros Trabalhos Relacionados




 

Recursos Energéticos: A primeira forma de energia que o homem utilizou foi o esforço muscular (humano e de animais domesticados), a energia eólica (vento), e a energia hidráulica, obtida pela corrente dos rios. Posteriormente, com a Revolução Industrial, na segunda metade do séc. XVIII e no séc. XIX, surgem as modernas máquinas, sendo as fontes de energia mais utilizadas a madeira e o carvão. No século XX, com a invenção do motor de explosão, o petróleo começou a ser o principal recurso energético. Actualmente, os recursos energéticos que podem ser utilizados pelo homem são de dois tipos: não renováveis e renováveis. (elaborado por Ana Abreu)

 

 

Para saber mais sobre este tema, utilize o Google:

Google
Início » Trabalhos de Estudantes » Ciências » 11º ano
 

© 2006 - NotaPositiva | Todos os direitos reservados