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Educação Tecnológica - 7º ano A Invenção da Televisão
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Autor: Ana Rita Namora Páscoa Escola S/3 de Latino Coelho Data de Publicação: 25/03/2006 Ver posição deste trabalho no ranking N.º de páginas visitadas neste site (desde 15/10/2006): SE TENS TRABALHOS COM BOAS CLASSIFICAÇÕES ENVIA-NOS (DE PREFERÊNCIA EM WORD) PARA notapositiva@sapo.pt POIS SÓ ASSIM O NOSSO SITE PODERÁ CRESCER. |
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Índice Introdução Aparecimento da Televisão Início das transmissões em cores Programas ao vivo De onde vêm as imagens da Televisão Curiosidades Como eram as primeiras Televisões Como são hoje as Televisões Porque não nos devemos sentar muito perto da Televisão Conclusão Bibliografia
Introdução É com entusiasmo que parto para este trabalho e tento descobrir tudo o que posso sobre este tema. Todos nós já vimos televisão, mas será que todos nós já pensamos e nos interrogamos de quem a inventou, o trabalho que levou a fazer e a sua evolução ao longo que os anos passaram? Pois é, quase ninguém se lembra do trabalho que dá, as pessoas que passam horas a fio para nós estarmos sentados a ver televisão…ninguém imagina, mas depois de verem este trabalho espero que passem a imaginar.
Aparecimento da televisão O aparecimento da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exactas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância e foi com invento de Alexander Bain, em 1842, que obteve-se a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax. Em 1817, o químico sueco Jons Jacob Berzelius descobriu o selénio, mas só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o selénio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia eléctrica. Através desta descoberta pode-se formular a transmissão de imagens por meio da corrente eléctrica. Em 1884, o jovem alemão Paul Nipkow inventou um disco com orifícios em espiral com a mesma distância entre si que fazia com que o objecto se subdividisse em pequenos elementos que juntos formam uma imagem.
Em 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoeléctrica sinal eléctrico. Em que transformou cada subdivisão em 1906, Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing. O sistema empregava a exploração mecânica de espelho somada ao tubo de raios catódicos. Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no invento de Nipkow. Quatro anos depois, em 1924, Baird transmitiu contornos de objectos à distância e no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já em 1926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution em Londres para a comunidade científica e logo após assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais. O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico.
Nesse período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin descobriu o iconoscópio, invento que utilizava tubos de raios catódicos. Em 1927, também Philo Farnsworth descobriu um sistema dissecador de imagens por raios catódicos, mas com nível de resolução não satisfatório. Zworykin foi convidado pela RCA a encabeçar a equipe que produziria o primeiro tubo de televisão, chamado orticon, que passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945.
Inoscópio Em Março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em Novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor.
1º Estúdio francês de TV
Em 1936, Londres utiliza imagens com definição de 405 linhas e inaugura-se a estação regular da BBC. No ano seguinte, três câmaras electrónicas transmitem a cerimónia da Coroação de Jorge VI, com cerca de cinquenta mil telespectadores. Na Rússia, a televisão começa a funcionar em 1938 e nos Estudos Unidos, em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi o único país europeu que a manter a televisão no ar. Paris voltou com as transmissões em Outubro de 1944, Moscou em Dezembro de 1945 e a BBC em Junho de 1946, com a transmissão do desfile da vitória. Em 1950, a França possuía uma emissora com definição de 819 linhas, a Inglaterra com 405 linhas, os russos com 625 linhas e Estados Unidos e Japão com 525 linhas. Em Setembro desse mesmo ano, inaugura-se a TV Tupi de São Paulo, pertencente ao jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, com sistema baseado no americano. Em resumo pode-se dizer que a câmara de TV capta as imagens, decompondo-as em sinais eléctricos que são mandados para um centro electrónico, o modelador (aparelho que modula as ondas em um oscilador). Os sinais são enviados em forma de ondas por uma grande antena transmissora que é encaminhada ao aparelho receptor que desfaz os sinais, recompondo-os na sua posição original, reproduzindo na tela a imagem transmitida. A formação da imagem é instantânea. O dispositivo electrónico utiliza-se de pontinhos, ao invés de linhas, conseguindo desenhar o frame (imagem) inteiro a cada 1/25 de segundo. Para transmitir a imagem de um lugar para o outro utilizou-se antenas, mas como mas como as ondas são em linha recta ficou difícil transmitir para o outro lado do globo terrestre, devido à curvatura, procurando deste modo uma solução espacial. Em 23 de Julho de 1962, a primeira transmissão via satélite, o satélite artificial Telstar, lançado pela NASA dos E.U.A. O progresso da engenharia espacial e das telecomunicações permitiu lançar satélites em órbita à volta da Terra. São eles que garantem as transmissões televisivas e as comunicações telefónicas intercontinentais que permitem comunicar um mesmo sinal em todo o mundo ao mesmo tempo.
Início das transmissões em cores As transmissões regulares a cores nos E.U.A., começaram em 1954. Mas já em 1929, Hebert Eugene Ives realizou, em Nova Iorque, as primeiras imagens coloridas com 50 linhas de definição por fio, cerca de 18 frames por segundo. Peter Goldmark aperfeiçoou o invento mecânico fazendo demonstrações com 343 linhas, a 20 frames por segundo, em 1940. Vários sistemas foram criados, mas todos iam de encontro a uma forte barreira: se um sistema novo surgisse, o que fazer com os aparelhos antigos a preto e branco que já eram cerca de 10 milhões no início dos anos 50? Criou-se nos Estados Unidos um comité especial para, no sentido literal, colocar cor no sistema preto e branco. Esse comité recebeu o nome de National Television System Committee (também conhecido como National Television Standards Committee), cujas iniciais serviam para dar nome ao novo sistema, NTSC. O sistema desenvolvido baseava-se em utilizar o padrão a preto e branco que trabalhava com níveis de luminância (Y) e acrescentaram a cronomância (C), ou seja a cor. O princípio de captar e receber as imagens em cores está na decomposição da luz branca em três cores primárias que são o vermelho (R de red), o verde (G de green) e o azul (B de blue). Numa proporção de níveis de 30% de R, 59% de G e 11% de B. Na recepção o processo é inverso, a imagem compõem-se através da somatórias das cores de pixel, ou seja, nos pontos da tela do televisor.
Em 1967, entra em funcionalidade, na Alemanha, uma variação do sistema americano, resolvendo algumas debilidades desse sistema que recebeu o nome de Phase Alternation Line, dando as iniciais para o sistema PAL. Nesse mesmo ano, entrou na França o SECAM (Séquentille Coleur à Memoire), mas não compatível com o sistema a preto e branco francês. A primeira transmissão oficial a cores no Brasil deu-se em 31 de Março de 1972. O desenvolvimento da TV foi tão grande que os canais disponíveis de VHF (Very High Frequency, isto é, frequência bastante alta) ficaram saturados, ampliando assim a utilização da faixa de UHF (Ultra High Frequency, isto é, frequência ultra-alta). Assim os fabricantes de televisores foram obrigados a construir um aparelho capaz de captar todos os canais para que os programas da faixa de UHF ficassem acessíveis.
A transmissão de um programa ao vivo exige a participação de uma equipe numerosa e altamente qualificada que se pode dividir em quatro grupos: pessoal da cena, controle de cor e iluminação, controle de som e direcção. Todos figuram nesse esquema de um estúdio actual. Legenda: 1- Director 2- Director-assistente 3- Trucagens 4- Director-técnico 5- Marcador de tempo 6- Supervisor de iluminação 7- Controle de regulagem das câmaras 8- Engenheiro de iluminação 9- Graduador de som 10-12- Engenheiros de som 13- Director de cena 14- Apresentador 15-18- Cameramen 19- Operador de microfone 20- Operador de monitor 21- Controle de cena 22- Acessorista 23-24- Electricistas 25- Receptor de director 26- Microfone para o estúdio 27- Tela de teste 28- Regulador da luz 29- Quadro comutador 30- Controlo de diafragma de imagem 31- Mostruário de luz 32- Controlo de qualidade de imagem 33- Mesa de som 34- Magnetoscópios 35- Amplificadores 36- Ciclorama 37- Painel de controlo dos guinchos 38- Encaixe de saída 39- Spotlight 40- Projectores 41- Luzes de ciclorama 42- Guinchos do cenário 43- Parede à prova de som 44- Locutor de estúdio 45- Telecinema 46- Imagem de vídeo-teipe 47- Imagem final monocrómica 48- Imagem final a cores 49- Monitor geral 50- Créditos 51-54- Imagem das câmaras 55- Monitor de câmaras extras e transmissões externas
De onde vêm as imagens de televisão?
Curiosidades Como eram as primeiras televisões? As primeiras televisões eram como a que se encontra na imagem e eram uns autênticos imóveis. Embora o ecrã fosse pequeno e as imagens de fraca qualidade, os componentes electrónicos necessários requeriam grandes espaços.
Como são hoje as televisões? Hoje as televisões não têm nada haver com as primeiras, agora têm uma imagem bastante nítida e a cores e são perfeitamente móveis, existem vários tamanhos uns mais pequenos (na figura) e outros maiores comos os plasmas.
Porque não nos devemos sentar muito perto da televisão? Estar perto da televisão é bastante prejudicial para a nossa visão, pois os nossos olhos são bastantes sensíveis. E assim arriscamo-nos a um dia termos que usar óculos. E para além disso se estivermos em pé “coladinhos” ao ecrã não deixamos os outros verem televisão.
Conclusão Com este trabalho aprendi bastante, nunca pensei que fossem precisas tantas pessoas para descobrir com se fazia uma televisão e que levasse tantos anos até ficar bem perfeita Fiquei satisfeita porque consegui cumprir os meus objectivos tal como pretendia, mas acho que só faltou descobrir uma coisa, já sei como foram as televisões no passado, com são no presente mas como serão no futuro?...
Bibliografia -Minha Primeira Biblioteca; Marus Editores; Amsterdam; 1991; Volumes: Coisas que nos rodeiam, A vida dia a dia, A origem das coisas, Artes e Música e Inventos. -Enciclopédia Pedagógica Universal; Hipelivro; Matosinhos; 2002; Volumes: 4, 5, 20, 24. -Nova Enciclopédia Portuguesa; CIL; Alfragide; 1996; Volume XII. -O Mundo do Saber; Editora Delta; Rio de Janeiro; 1972; Volume: 2. -Portugal Século XX; Circulo de Leitores; Volume: Crónica de imagens 1950-1960. -Enciclopédia Luso-Brasileira da Cultura; Verbo; Lisboa; 1975; Volume: 17. -http://www.ep-minas-borralha.rcts.pt/radio.htm/ -http://www.adorofisica.com.br/ Ana Rita Namora Páscoa |
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