Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
O Homem e a Natureza - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Giulyana Ferrer

Escola

Escola Secundária C/ 3º Ciclo do Entroncamento

O Homem e a Natureza

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Giulyana Ferrer e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho sobre degradação ambiental, consequências e as suas correcções, realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração (12º ano).


Introdução:

O tema deste trabalho “O homem e a Natureza” foi escolhido pelo professor José Andrade na disciplina de Área de Integração, referente ao módulo 4, sendo que o subtema Degradação Ambiental, consequências e as suas correcções foi de decisão do grupo de trabalho. Neste trabalho pretende-se tratar sucintamente sobre a relação do homem com a Natureza.

Para uma melhor compreensão decidimos em primeiro lugar fazer referência sobre a relação que temos com o meio ambiente, os tipos de poluição causados por essa relação não sustentável, as consequências de cada tipo de poluição, e em seguido mostraremos as consequências em geral para o Homem. E por fim haverá medidas para o homem ter uma relação sustentável com o meio ambiente.

No fim do trabalho encontra-se um texto em anexo desenvolvido por nos, que se encontrara em um cartaz para levar as pessoas a terem outras atitudes acerta da Relação Homem Natureza.

Pretendemos fazer um trabalho breve e claro de compreensão.

A relação Homem Natureza:

A relação homem ambiente é muito desfavorável para o meio ambiente. Desde o surgimento da espécie humana, o homem está degradar, primeiro através de queimadas, depois com a evolução tecnológica. A indústria é a maior responsável pela degradação ambiental, não respeita as florestas , para utilizar-se de seu local e construir seus parques industriais ou para usar a madeira. Lança gases que poluem o ambiente como o enxofre que gera a chamada chuva ácida, que causa danos às plantações, as florestas e indirectamente ao homem, que consome alimentos envenenados, devido à esse tipo de chuva. A indústria produz também o "CFC", um gás capaz de subir a grandes altitudes e impedir o processo de renovação da camada de ozono, que é responsável pela retenção dos raios ultravioletas do sol. A destruição dessa camada produz o aumento da temperatura ambiente da Terra, provocando o descongelamento dos glaciares e o aumento do nível das marés. A indústria cria ainda veneno como o "DDT", um produto químico capaz de matar os insectos, e como não é biodegradável, penetra nos alimentos envenenados e causando doenças até aos homens que os ingerem. As indústrias a partir da queima de combustíveis fósseis, junto com os automóveis bens criados por elas mesmas, e com a respiração humana, produzem "CO2", um gás que é renovado pelas plantas, só que as queimadas e corte das árvores diminuem essa plantas e esse "CO2" restante não passando pela renovação contribui para outro efeito danoso ao meio ambiente. Como esses poucos exemplos, existem muitos outros e por trás de todos eles a mão do homem, não se importando com os seus semelhantes ou com o meio ambiente. A alguns anos surgiu na Europa e nos países desenvolvidos uma consciência de preservação ao meio ambiente, como o "Greenpeace", é imprescindível que os países subdesenvolvidos também tomem essa consciência antes que seja tarde demais.

O que é poluição:

A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afectando, assim a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contacto com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.

Tipos de poluição:

Poluição das águas:

A água limpa e fresca é essencial para todas as formas de vida. Infelizmente, desde que começámos a inventar máquinas e a construir grandes fábricas que a maior parte dos rios, lagos e mares da Europa tem sido utilizada como uma forma fácil de nos livrarmos do lixo. Esta atitude causou danos a muitas plantas e animais em milhares de quilómetros de rios, pondo em risco a saúde humana e poluindo também as águas costeiras.

Poluição das Águas é um tipo de poluição causado pelo despejo de esgoto residencial ou industriais não tratados em cursos de água (rios, lagos ou mares) ou ainda pela contaminação por fertilizantes agrícolas.

O conceito de água poluída compreende não só as modificações das propriedades físicas, químicas e biológicas da água, mas também a adição de substâncias líquidas, sólidas ou gasosas capazes de tornar as águas impróprias para os diferentes usos a que se destinam.

A poluição da água está associada a diversos factores:
  • Ao aumento da população
  • Ao desenvolvimento urbanístico
  • E à expansão industrial.

Os mares, rios e lagos têm vindo a ser utilizados como um gigantesco caixote do lixo, acreditando-se que grandes massas de água tudo diluem e tudo dispersam a uma velocidade suficiente para evitar qualquer poluição. A poluição da água pode ter várias origens, tais como biológica, térmica, sedimentar e química.

A poluição das Águas é a responsável:

  • Pela morte de muitos animais através das marés negras provocadas pelo derrame de petróleo; através dos resíduos de águas de lavagens de barcos que contêm detergentes e restos de óleos, esgotos, descargas poluentes de fábricas para rios e  ribeiros, dos adubos químicos e dos pesticidas que ao infiltrarem-se na terra poluem as águas subterrâneas que irão desaguar em rios e lagos.
  • A acumulação de lixo no solo polui as águas subterrâneas. Deitar lixo para nas margens de rios contribui para a poluição das águas.
  • Transmissão de doenças pode ser igualmente factores de contaminação por doenças transmitas por mosquitos, como paludismo, malária, doença do sono, febre-amarela. Pode conter parasitas como verminoses, enquanto a escassez da água pode gerar ou potenciar doenças como a lepra, tuberculose, tétano e difteria. As águas poluídas por efluentes líquidos industriais podem causar contaminação por metais pesados que geram tumores hepáticos e de tiróide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. A dengue é uma doença que se propaga somente na água. Porém, essa água tem que  de estar parada e limpa para a criação do insecto. Às vezes, a água, que parece limpa, contém vírus, bactérias e parasitas (microrganismos patogénicos), que só podem ser vistos ao microscópio. Eles causam doenças como Hepatite, Disenteria, Cólera, Esquistossomose e muitas outras, prejudicando a nossa saúde.

Como Contribuir Para Evitar A Poluição nos Rios:

  • Não deitar lixo nas águas dos rios.
  • Não canalizar esgoto directamente para os rios.
  • Não desperdiçar água, em casa ou em qualquer outro lugar

Poluição atmosférica:

A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenómeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico. Porém, se a esta lista de agentes poluidores atmosféricos adicionarmos os gases e fumos provenientes da incineração dos resíduos sólidos urbanos, então podemos chegar a conclusão, que a vida dos animais, das plantas e do próprio ser humano está sobre perigo.   Neste rol temos de incluir ainda a incêndios florestais que têm acabado com as florestas, que constituem a principal fonte de reserva e de renovação do oxigénio do ar.

O ar poluído entra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial a bronquite crónica, a asma e até o cancro pulmonar.     Nos grandes centros urbanos, tornam-se frequentes os dias onde a poluição do ar atinge níveis críticos, seja pela ausência de ventos, seja pelas inversões térmicas, que são períodos nos quais cessam as correntes ascendentes do ar, importantes para a limpeza dos poluentes acumulados nas camadas próximas à superfície. Existem grandes casos em que os níveis críticos foram ultrapassados. Em 1948 nos Estados Unidos, a poluição atmosférica acarretou centenas de mortes e obrigou algumas fábricas a ficarem vários dias paradas

A maioria dos países desenvolvidos já possui uma rigorosa legislação antipoluição, que obriga certas fábricas a terem equipamentos especiais (filtros, tratamento de resíduos, etc.) ou a usarem processos menos poluentes. Nesses países também é intenso o controle sobre o aquecimento doméstico a carvão, o escarpamento dos automóveis, etc. Tais procedimentos alcançam resultados consideráveis, embora não eliminem completamente o problema da poluição do ar.    Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado um crescimento do gás carbónico na atmosfera, que teria sofrido um aumento de 14% entre 1830 e 1930 e que hoje em dia esse aumento é de aproximadamente de 0,3% ao ano. As queimas contribuem bastante para isso, pois produzem grandes quantidades de gás carbónico. Como o gás carbónico tem a propriedade de absorver calor, pelo chamado "efeito estufa", um aumento da proporção desse gás na atmosfera pode ocasionar um aquecimento da superfície terrestre.

Baseados neste facto, alguns cientistas dizem que com a elevação da temperatura média na superfície terrestre, que no início do século XXI será 2ºC mais alta do que hoje, o gelo existente nas zonas polares irão derreter-se. Consequentemente, o nível do mar subirá cerca de 60m, inundando a maioria das cidades de litorais de todo o mundo. Alguns pesquisadores pensam inclusive que esse processo já começou a ocorrer a partir do final da década de 80. Os verões da Europa e até da América têm sido a cada ano mais quente e algumas medições constataram um

aumento pequeno, de centímetros, do nível do mar em algumas áreas. Outra importante consequência da poluição atmosférica é o surgimento e a expansão de um buraco na camada de ozono, que se localiza na estratosfera.

O ozono é um gás que filtra os raios ultravioletas do Sol. Se esses raios chegassem à superfície terrestre com mais intensidade provocariam queimaduras na pele, que poderiam até causar cancro, e destruiriam as folhas das árvores. O gás CFC — cloro flúor carboneto —, contido em "sprays" de desodorizante ou insecticidas, parece ser o grande responsável da destruição da camada de ozono.

Consequências:

  • A destruição da camada de ozono. O ozono é um gás que forma uma fina camada nos níveis mais altos da atmosfera e que tem a função de proteger os seres vivos contra as radiações ultravioletas do Sol.
  • Provocando assim graves tipos de cancros de pele.
  • Os olhos poderão ser afectados levando-nos à cegueira.
  • O  sistema imunitário também poderá ser afectado, sendo possível que se torne menos resistente a certas infecções virais.
  • As chuvas ácidas que resultam da mistura da  transformação química de certos produtos lançados na atmosfera pela indústria e pelos veículos com o vapor d’água, dando origem a ácidos como por exemplo o acido sulfúrico. A chuva ácida não é mais do que o retorno destes gases, em forma de ácidos para a superfície da Terra.
  • Os ácidos daí resultantes são responsáveis pela destruição de florestas e morte de animais, pois  vai  tornar ácidas as águas dos rios, lagos e mares.

Poluição sonora:

Nos grandes centros urbanos, na proximidade dos aeroportos, dos caminhos-de-ferro, das auto-estradas e de outras rodovias, pessoas são, diariamente, confrontadas com ruídos e barulhos produzidos pelos motores ou buzinas dos automóveis, dos camiões, das motas e das motorizadas e dos transportes públicos, que circulam nas ruas e estradas.

Os barulhos nas oficinas e nas fábricas constitui outro tormento ruidoso a que estão expostos os seus operários e os moradores vizinhos desses lugares.

Efeitos da Poluição Sonora:

  • Como consequência deste mal dos nossos dias, os especialistas destacam: a surdez, a irritação das pessoas, o «stress», a alteração do sistema nervoso, a fadiga, a alucinação, as doenças psíquicas...
  • Actualmente, os centros psiquiátricos acolhem não só alcoólicos e intoxicados, mas também um grande número de vítimas da poluição sonora.
  • Reacções generalizadas de stress e aumento do ritmo cardíaco. São capazes de interromper a digestão e causar dores no estômago, náuseas, dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, insónia, perturbações auditivas graves, fadiga, redução de produtividade, aumento dos números de acidentes, de consultas médicas.

Podemos contribuir no combate à poluição sonora. Basta:

  • Evitar ruídos desnecessários;
  • Não ouvir música com um volume de som muito alto;
  • Falar num tom moderado nos locais públicos e nos hospitais.

Poluição visual:

Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços. Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso tira a beleza das cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e das trocas comerciais capitalistas. Acredita-se que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole.

Também é considerada poluição visual algumas actuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade tais como o grafite, as edificações com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos.

Efeitos da poluição Visual:

A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logótipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em um certo sentido, a sua cidadania (no sentido de que ele é um agente que participa activamente da dinâmica da cidade) para se tornar apenas um espectador e consumidor, envolvido na efemeridade dos fenómenos de massas. A profusão da propaganda na paisagem urbana pode ser considerada uma característica da cultura de massas pós-moderna.

Certos municípios, quando tentam revitalizar regiões degradadas pela violência e pelos diversos tipos de poluição, baixam normas contra a poluição visual, determinando que as lojas e outros geradores desse tipo de poluição mudem suas fachadas a fim de tornar a cidade mais harmónica e esteticamente agradável ao usuário.

Poluição luminosa:

Poluição luminosa é o tipo de poluição causada pela luz excessiva ou obstrutiva criada por humanos. A poluição luminosa interfere nos ecossistemas, causa efeitos negativos à saúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronómica.

Este tipo de poluição é considerado um efeito colateral da industrialização. A fonte de poluição neste caso consiste das luminárias internas e externas de residências e outros estabelecimentos, anúncios publicitários, iluminação viária, sinalização aérea e marítima, bem como toda outra fonte artificial de luz. A poluição luminosa é mais intensa em áreas densamente povoadas e fortemente industrializadas na América do Norte, Europa e Japão.

Com os avanços das viagens espaciais privadas, a perspectiva de outdoors surgindo no futuro próximo tem levantado a preocupação que tais objectos possam se tornar uma nova fonte de poluição luminosa.

Efeitos da poluição luminosa:

  • A variedade das condições ambientais contribui para a separação dos recursos e para uma maior biodiversidade. Alguns processos naturais só podem acontecer durante a noite na escuridão, como por exemplo, repouso, reparação, navegação celestial, caça ou recarga dos sistemas. Por esta razão, a escuridão possui igual importância à luz do dia. É indispensável para um funcionamento saudável dos organismos e de todo o ecossistema.
  • A perturbação dos padrões naturais de luz e escuridão influência vários aspectos do comportamento animal. A poluição luminosa pode confundir a navegação animal, alterar interacções de competição, alterar relações entre presas e predadores e afectar a fisiologia do animal.

O estudo sobre a poluição luminosa ainda se encontra no início e por isso os impactos deste problema não são, ainda, totalmente compreendidos. Enquanto que o aumento da claridade do céu nocturno representa o efeito mais familiar entre outros tantos, como por exemplo, o facto de a poluição luminosa conduzir a um maior gasto de energia eléctrica. Numa escala global, aproximadamente 19% de toda a electricidade utilizada produz luz à noite. O produto final da iluminação eléctrica gerada pela carbonização de combustíveis fósseis é a descarga dos gases do efeito estufa. Estes gases são responsáveis pelo aquecimento global e pela exaustão dos recursos não – renováveis.

A poluição luminosa produz muitos outros impactos no ambiente. Efeitos perigosos envolvem o reino animal, o reino vegetal e a humanidade. Para além de ser muito prejudicial para aos animais nocturnos, migratórios e para os animais em voo, a poluição luminosa produz também riscos nas plantas

Poluição dos solos:

A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indirectos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

Existem vários tipos de poluição no solo. Existe poluição do meio urbano e do meio rural. A poluição do meio urbano é mais populacional porque habita mais pessoas na cidade no que nas aldeias.

Contaminação:

Processo resultante da disposição inadequada de substâncias perigosas ou potencialmente perigosas no solo. A contaminação do solo é determinada com base em critérios de qualidade de solo e considerando a presença natural de substâncias potencialmente perigosas, tais como alguns metais pesados.

Poluição de origem agrícola:

A contaminação do solo, nas áreas rurais, dá-se sobretudo pelo uso indevido de agrotóxicos, técnicas arcaicas de produção (a exemplo do subproduto da cana-de-açúcar, o vinhoto; dos curtumes e a criação de porcos.

Aterros sanitários:

Uma das formas de se lidar com os resíduos urbanos é a destinação de locais de depósito para os mesmos, denominados aterros. Nestes lugares todos os resíduos urbanos são depositados, sem qualquer forma de tratamento ou reciclagem.

Poluição do Solo é a responsável:

  • Pelo desenvolvimento  de ratos, moscas, micróbios patogénicos além de seres transmissores de doenças infecciosas. Isso acontece quando se acumulam resíduos sólidos, urbanos ou industriais em lixeiras. Estes locais não têm as condições essenciais para acumular o lixo em segurança. Do ponto de vista estético são locais desagradáveis e que  libertam odores incómodos.
  • Por intoxicações alimentares e alergias causadas pelos pesticidas e fertilizantes, utilizados na agricultura.

Consequências da relação não sustentável:

Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. A poluição pode ser entendida como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente.

 A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está directamente relacionada com os processos de industrialização e a consequente urbanização da humanidade. Esses são os dois factores contemporâneos que podem explicar claramente os actuais índices de poluição.

Os carros, camiões são motivos a gasolina e a óleo diesel, e deitam para o ar um gás, o monóxido de carbono.

Nos centros das grandes cidades, é comuns as pessoas sentirem tonturas, vómitos, olhos ardendo e lacrimejando, devido à acção desse gás. Neste caso o ar está sendo a parte da ambiente mais alterada. Fala-se em poluição do ar pelo monóxido de carbono. Para reduzir a poluição do ar, seria vantajoso usar veículos movidos a electricidade?

Muitas indústrias e fábricas lançam para o ar, através de suas chaminés, uma variedade de substâncias tóxicas (poluentes químicos) prejudiciais às plantas e animais, como o dióxido de enxofre (SO2). Num as húmido, este gás forma com a água um ácido. Quando respirado, ataca o nariz e os pulmões. As plantas reagem mais intensamente que o homem. O dióxido de enxofre prejudica principalmente a fotossíntese, por destruir a clorofila.

Outras industrias e fábricas lançam nos rios os poluentes químicos, provocando a morte de peixes. A fumaça do cigarro contém nicotina, monóxido de carbono, alcatrão, fuligem e muitas outras substâncias capazes de agir prejudicando no corpo humano. A nicotina actua em vários órgãos, especialmente no sistema nervoso. Cerca de 1mg de nicotina por quilo/peso de uma pessoa é suficiente para matá-la. A rápida destruição da nicotina no corpo impediu a morte imediata do fumante. O alcatrão e a fuligem irritam o aparelho respiratório, causando o pigarro e a tosse do fumante. Basta poucos cigarros para provocar uma intensa poluição do ar. Desta maneira fica comprometida a saúde do fumador e dos outros a sua volta. Muitos insectos, fungos, bactérias e outros organismos consideradas pragas, por transmitirem ou causar doenças e destruírem os alimentos de homem, têm sido combatidos de diversas maneiras.

Compromisso com o Ambiente:

Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco, é necessário que o ambiente esteja protegido das agressões constantes do homem.

Assim, é necessário:

  • Diminuir a quantidade de gases que se enviam para a atmosfera;
  • Diminuir a quantidade de adubos, pesticidas e herbicidas que se usam na agricultura, que poluem os solos e contaminam os lençóis de água;
  • Proteger as águas, procurando tratar e despoluir os esgotos e as águas que vêm das fábricas;
  • Cuidar os lixos domésticos e outros que degradam e poluem o ambiente;
  • Reciclar e reutilizar o papel, o vidro, etc., utilizando-o no fabrico de outros objectos em vez de o abandonar em lixeiras;
  • Limpar rios, poços, florestas.
  • Evitar o desperdício de água.

Webgrafia:

Para a elaboraçao deste trabalho, utilizamos as seguintes fontes:

  • www.pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_atmosférica
  • www.pt.wikipedia.org/wiki/Poluição
  • www.saude.eb23-viatodos.rcts.pt/doencas_poluicao.htm
  • www.aprenderbrincando.no.sapo.pt/poluicao.htm
  • www.aprenderbrincando.no.sapo.pt/tipos_de_poluicao.htm
  • www.notapositiva.com
  • www.vidadequalidade.org/poluicao-sonora-aumenta-doencas-cardiovasculares

Conclusão:

Neste trabalho falamos sobre o que é a poluição, os tipos de poluição , a relação do  homem ambiente é muito desfavorável para o meio ambiente. Desde o surgimento da espécie humana, o homem está degradar, primeiro através de queimadas, depois com a evolução tecnológica, Poluição das Águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgoto residencial ou industriais não tratados em cursos de água (rios, lagos ou mares) ou ainda pela contaminação por fertilizantes agrícolas.

A poluição da água está associada a diversos factores:
  • Ao aumento da população,
  • Ao desenvolvimento urbanístico,
  • E à expansão industrial.

A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenómeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico. Porém, se a esta lista de agentes poluidores atmosféricos adicionarmos os gases e fumos provenientes da incineração dos resíduos sólidos urbanos, então podemos chegar a conclusão, que a vida dos animais, das plantas e do próprio ser humano está sobre perigo.

Efeitos da Poluição Sonora: Como consequência deste mal dos nossos dias, os especialistas destacam: a surdez, a irritação das pessoas, o «stress», a alteração do sistema nervoso, a fadiga, a alucinação, as doenças psíquicas... Actualmente, os centros psiquiátricos acolhem não só alcoólicos e intoxicados, mas também um grande número de vítimas da poluição sonora. Reacções generalizadas de stress e aumento do ritmo cardíaco. São capazes de interromper a digestão e causar dores no estômago, náuseas, dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, insónia, perturbações auditivas graves, fadiga, redução de produtividade, aumento dos números de acidentes, de consultas médicas.

Efeitos da poluição luminosa: A variedade das condições ambientais contribui para a separação dos recursos e para uma maior biodiversidade. Alguns processos naturais só podem acontecer durante a noite na escuridão, como por exemplo, repouso, reparação, navegação celestial, caça ou recarga dos sistemas. Por esta razão, a escuridão possui igual importância à luz do dia. É indispensável para um funcionamento saudável dos organismos e de todo o ecossistema. A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afecta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios directos ou indirectos à vida humana, a natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste a existência de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

Consequências da relação não sustentável: Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos.

A poluição pode ser entendida como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente. A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está directamente relacionada com os processos de industrialização e a consequente urbanização da humanidade. Esses são os dois factores contemporâneos que podem explicar claramente os actuais índices de poluição. Os carros, camiões são motivos a gasolina e a óleo diesel, e deitam para o ar um gás, o monóxido de carbono.

Compromisso com o Ambiente: Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco, é necessário que o ambiente esteja protegido das agressões constantes do homem.



288 Visualizações 13/11/2019