Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
Dissecação de um Coração de Porco - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Vitor Moreira

Escola

Colégio da Trofa

Dissecação de um Coração de Porco

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Vitor Moreira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Relatório de actividade experimental sobre Dissecação de um Coração de Porco, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (10º ano).


1 - MORFOLOGIA EXTERNA

Legenda:

1 – Veias Carótidas

2 – Tecido Adiposo

3 – Sulco Ventricular

4 – Ventrículo Esquerdo

5 – Ventrículo Direito

6 - Miocárdio

Legenda:

1 – Artéria Pulmonar

2 – Artéria Aorta

3 – Aurícula Esquerda

4 – Aurícula Direita

2 - MORFOLOGIA INTERNA

Legenda:

1 – Válvula Sigmóide (Ventrículo Direito ® Artéria Pulmonar)

2 – Válvula Tricúspide

3 – Válvula Sigmóide (Ventrículo Esquerdo ® Artéria Aorta)

4 – Válvula Bicúspide

Legenda:

1 – Espessura do Ventrículo Esquerdo

2 – Espessura do Ventrículo Direito

Legenda:

1 – Septo inter-ventricular

3 – DISCUSSÃO

3.1 – Como interpreta os dados que obteve ao estudar a circulação cardíaca?

Ao interpretar os dados que obtivemos ao estudar a circulação cardíaca, cheguamos à conclusão que a água injectada na artéria aorta e na artéria pulmonar não circulou. Isto aconteceu porque o sangue é bombeado por estas artérias (a artéria pulmonar conduz o sangue venoso aos pulmões e a artéria aorta transporta o sangue arterial para todo o corpo) fazendo com que as válvulas sigmóides fechem quando o sangue é bombeado, impedindo o seu retrocesso para os ventrículos.

Já, a água que é injectada na veia cava sai pela artéria pulmonar. Isto porque a água, tal como o sangue no seu trajecto, vai passar para a aurícula direita, a válvula auriculoventricular abre e a água segue para o ventrículo direito. De seguida, a válvula bicúspide (auriculoventricular) fecha, e a válvula sigmóide abre, a água bombeada, segue pela artéria pulmonar e esta última válvula fecha-se fazendo com que esta não possa retroceder ao coração.

A água injectada na veia pulmonar sai pela artéria aorta. Esta entra na aurícula esquerda, a válvula tricúspide abre e a água segue para o ventrículo esquerdo, fechando a válvula tricúspide e abrindo a válvula sigmóide, esta é bombeada pela artéria aorta, fechando-se esta última permitindo o não retroceder da água ao coração.

3.2 – A partir das observações que efectuou, refira:

3.2.1 – em que sentido abrem e fecham as diferentes válvulas.

As válvulas auriculoventriculares (válvula bicúspide e tricúspide) abrem para os ventrículos, fazendo com que o sangue passe para estes e não retroceda para as aurículas, pois fecham-se de seguida.

As válvulas sigmóides, também abrem para os ventrículos, fazendo com que o sangue siga o seu percurso e não regresse ao coração, pois estas fecham-se de seguida.

3.2.2 – uma hipótese sobre o trajecto do sangue.

O sangue venoso proveniente de todo o corpo, entra na aurícula direita pelas veias cavas. Quando esta se encontra cheia de sangue, contrai, a válvula bicúspide abre, e o sangue entra para o ventrículo direito. De seguida, a válvula auriculoventricular fecha, os ventrículos contraem-se e a válvula sigmóide abre, o sangue é bombeado pela artéria pulmonar para os pulmões e esta última válvula fecha-se.

Depois, o sangue venoso ao passar nos pulmões é oxigenado transformando-se em sangue arterial. Este sangue é conduzido pelas veias pulmonares até á aurícula esquerda. Quando esta fica cheia de sangue, contrai, a válvula tricúspide abre e o sangue passa para o ventrículo esquerdo, fechando-se de seguida esta última válvula. Os ventrículos contraem-se, a válvula sigmóide abre e o sangue é bombeado sob alta pressão e elevada velocidade pela artéria aorta, para todas as partes do corpo, e por fim, a válvula sigmóide fecha. E assim sucessivamente.

3.3 – Compare a espessura das paredes dos ventrículos. Como interpreta as diferenças observadas?

A comparação que podemos estabelecer entre a espessura de ambos os ventrículos, é que, o ventrículo direito possui menos espessura que o ventrículo esquerdo. Isto verifica-se porque o ventrículo direito bombeia o sangue venoso, pela artéria pulmonar, para os pulmões, exercendo menos pressão que o sangue que é bombeado pelo ventrículo esquerdo, justificando-se a sua espessura mais fina. Já no ventrículo esquerdo, é o contrário. O sangue arterial vai ser bombeado pelo ventrículo esquerdo sob grande pressão, seguindo pela artéria aorta para todo corpo. Se o ventrículo esquerdo não fosse mais grosso este poderia rebentar, matando o ser humano.

3.4 – Justifique não ocorrer mistura de sangues no coração observado.

No coração observado não se verificou mistura de sangues devido ao septo interventricular que divide o ventrículo direito (onde passa sangue venoso) do ventrículo esquerdo (onde passa sangue arterial). Se este septo não existisse, o ser humano poderia ter problemas cardíacos e respiratórios, podendo chegar a morrer.

3.5 – Descreva o trajecto do sangue no circuito pulmonar referindo a actuação das válvulas cardíacas.

O sangue venoso é bombeado pelo ventrículo direito, seguindo pela artéria pulmonar até aos pulmões onde o sangue vai ser oxigenado, transformando-se em sangue arterial, rico em oxigénio. De seguida, este segue pelas veias pulmonares até á aurícula direita, onde mais tarde vai ser bombeado para todo o corpo.

O sangue não retrocede aos ventrículos nem ás aurículas devido a umas válvulas ali existentes, que fecham impedindo esse efeito. As que ligam as aurículas aos ventrículos denominam-se por válvulas auriculoventriculares (bicúspide (lado direito do coração) e tricúspide (lado esquerdo do coração)) e as que ligam os ventrículos às artérias chamam-se válvulas sigmóides.



272 Visualizações 07/12/2019