Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Lúcia Baião e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho (Relatório) cujo objectivo foi a identificação de açúcares redutores e de amido, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (10º ano).
O objectivo desta actividade prática foi a identificação de açúcares redutores e de amido.
Ao entrarmos dentro da área da Biologia e falarmos como tema principal a diversidade na Biosfera. Falámos como subtema, a biosfera (organização biológica, a diversidade biológica e a conservação e extinção) e a Célula (unidade estrutural e funcional), entrámos agora nos constituintes básicos da célula. Os constituintes básicos dos seres vivos são as moléculas, chamadas por biomoléculas.
Nesta experiência vamos falar em especial dos glícidos, também chamados por açúcares, glucidos ou hidratos de carbono. Os glícidos são compostos ternários compostos por C, H, O. Os glícidos agrupam-se em três grupos: monossacarídeos ou Oses (monómero ou seja unidade básica), oligossacarídeos (polímeros de 2 ou 10 oses) e polissacarídeos (polímero formado por mais de 10 oses).
Os monossacarídeos têm uma forma geral (CH2O) n, sendo n = 1 ou 9, são doces, são solúveis em água, não são hidrolisáveis (não se podem dividir) e são todos açúcares redutores (perdem electrões com facilidade).
Os oligossacarídeos são constituídos por polímeros de 2 a 10 oses unidos por ligações glícosídicas, são doces, são solúveis em água, são hidrolisáveis e alguns são açúcares redutores.
Os polissacarídeos são polímeros constituídos por mais de 10 oses, são hidrolisáveis, não são solúveis em água e não são redutores.
Existem substâncias oxidadas que são substâncias que já perderam electrões, logo são pobres em electrões, cedendo-os a uma substância reduzida que ganha electrões passando assim a ser rica em electrões. Para que este processo aconteça é necessário que ocorra uma reacção química de oxidação-redução.
Para que se possa saber a capacidade redutora de alguns açúcares são necessários alguns reagentes, nomeadamente o licor de Fehling e a água iodada, que mudam de cor na presença de açúcares redutores. No caso do licor de Fehling se a solução ficar com uma cor de tijolo, o resultado será positivo e a solução estará no estado reduzido, se a solução se mantiver azul, o resultado será negativo, e a solução estará no estado oxidado, tudo isto apenas é verificado depois de este licor ser adicionado á solução e levado á chama alguns segundos. No caso da água iodada, que neste caso serve para a detecção de amido que é um polissacarídeo, se a solução passar a uma cor de azul violáceo, o teste será positivo e existirá açúcar redutor, ou seja amido, caso contrário se o teste for negativo, a amostra não alterará a sua cor e vai permanecer amarelada, não tendo assim amido, logo sem açúcar redutor.
Numa experiência, para que esta possa ser controlada, é necessário realizar três tubos de ensaio:
Para a realização desta experiência foram necessários alguns cuidados, visto que estamos a trabalhar com o aquecimento de tubos de ensaio. Por exemplo, a boca do tubo de ensaio deve estar sempre virada para um sítio onde não esteja ninguém e não pode estar mesmo em cima da chama.
Com esta experiência pretendemos descobri se o leite e a água têm açúcares redutores e se o pão tem amido.
Identificação de açúcares redutores
Identificação de amido
Tabela 1 - Identificação de açúcares redutores
Substâncias | Cor antes de aquecer | Cor depois de aquecer |
A- Glicose | Azul-escuro | Cor tijolo |
B- Sacarose | Azul-escuro | Azul-escuro |
C- Leite | Roxo Azulado | Cor tijolo |
D- Água | Azul-escuro | Azul-escuro |
Tabela 2 – Identificação de amido
Substâncias | Cor antes de introduzir água iodada | Cor depois de introduzir água iodada |
Cozimento de amido | Esbranquiçada | Azul violáceo |
Solução de pão | Esbranquiçada | Azul violáceo |
A glicose, depois de lhe ter sido adicionado 1ml de licor de Fehling A e 1ml de licor de Fehling B e após ter sido aquecida, passou de um azul-escuro para uma cor de tijolo, devido às características do licor de Fehling que fazem com que as substâncias que contêm açúcares redutores passem a uma cor de tijolo, logo a glicose contêm açúcares redutores. A solução de sacarose, depois de lhe ter sido adicionado 1ml de licor de Fehling A e 1ml de licor de Fehling B e após ter sido aquecida, permaneceu com a mesma cor (azul-escuro), quer isto dizer que não contêm açúcares redutores, embora seja um oligossacarídeo. O leite, depois de lhe ter sido adicionado 1ml de licor de Fehling A e 1ml de licor de Fehling B e após ter sido aquecido, passou de um azul-escuro para uma cor de tijolo. Segundo as características do licor de Fehling o leite contém açúcares redutores, ou seja tem facilidade em ganhar electrões. A água, depois de lhe ter sido adicionada 1ml de licor de Fehling A e 1ml de licor de Fehling B e após ter sido aquecida, a sua cor permaneceu azul-escura, quer isto dizer que não contêm açúcares redutores.
No cozimento de amido, depois de se introduzir a água iodada, da cor esbranquiçada que a solução tinha passou a um azul violáceo. Este facto acontece provocado pelas características da água iodada, que na presença de amido altera a cor da solução para azul violáceo. Concluímos assim que, como é óbvio, o cozimento de amido tem amido. No caso da solução de pão, depois de se introduzir a água iodada, a cor esbranquiçada deu lugar a um azul violáceo, o que significa que o pão contém amido.
Os tubos de ensaio positivo são o tubo de ensaio da solução de glicose e o tubo de ensaio do cozimento de amido. O tubo de ensaio negativo é o tubo de ensaio que contém água. Os tubos de ensaio da solução de glicose e do cozimento de amido são positivos porque quando estiveram em contacto com os reagentes, no caso da solução de glicose o licor de Fehling e no caso do cozimento de amido a água iodada, reagiram positivamente o que significa que neles existem glícidos. Na água, estamos perante um tubo de ensaio negativo porque ao lhe ser adicionado licor de Fehling, esta não passou a uma cor de tijolo o que costuma acontecer quando estamos perante a presença de açúcares redutores, o que significa que na água verifica-se uma ausência de açúcares redutores.
A glicose é um monossacarídeo e é um açúcar redutor. A sacarose não é, nem tem açúcares redutores. O leite contém açúcares redutores. A água não é, nem tem açúcares redutores. O cozimento de amido contém amido, que é um polissacarídeo, assim como o pão.