Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Marcos Cachulo e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Actividade Experimental cujo objectivo foi observar os diferentes pigmentos presentes nas células dos seres que realizam a fotossíntese, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (10º ano).
Quais os pigmentos que existem nos cloroplastos?
Como previamente estudámos, a formação de compostos orgânicos dá-se nas folhas quando estas são expostas à luz e é devido à presença de pigmentos fotossintéticos contidos nos cloroplastos que se dá a fotossíntese. Estes capam energia luminosa e a convertem em energia química e fornecem cor às folhas.
Trabalho prático-laboratorial:
Sendo assim, discutem-se os seguintes aspectos:
Ao colocar o papel de filtro sobre o filtrado, o solvente é absorvido por ele e arrasta os pigmentos fotossintéticos. Os pigmentos mais solúveis ficam na parte superior do papel de filtro (carotenóides) e os menos solúveis na parte inferior (clorofilas).
Quando o papel de filtrou tocou no filtrado, a solução de clorofila bruta, ascendeu pelo papel e pudemos observar várias colorações de verde, sendo o nosso objectivo obter todas cores (dentro daquelas que se podem verificar) ou seja, vários tons de verde e no final a cor amarela.
Na execução da actividade não encontramos qualquer tipo de problema ou obstáculo e, assim, todos os objectivos propostos foram cumpridos.
Após a observação dos resultados obtidos, conclui-se:
Com a realização desta actividade laboratorial, foi-nos permitido a extracção da coloração dos pigmentos fotossintéticos através do papel de cromatografia e concluímos, posteriormente, que a clorofila não é o único pigmento presente nas células dos seres que realizam a fotossíntese:
Em jeito de conclusão, saliento, como habitualmente, a aplicação das regras de segurança de laboratório, essenciais para a obtenção de resultados fiáveis e credíveis.