Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Hugo Filipe Dias Ribeiro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Relatório sobre um dos métodos de extrair e visualizar as moléculas de ADN, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (11º ano)...
Visualizar o ADN presente nas células vegetais.
Sempre foi uma dificuldade visualizar moléculas de ADN, até meados do século XX. Foi neste século que se desenvolveram estudos específicos sobre o ADN e se conseguiu visualizar pela primeira vez a real estrutura do ADN. É precisamente essa observação que esta actividade laboratorial quer retratar, levando a conhecer o ADN de várias células vegetais.
Observou-se ao longo da actividade as cores dos diferentes líquidos preparados e a variação destas cores nos diferentes tubos de ensaio. Conseguiu-se observar umas estranhas bolhas de ar aquando a colocação do líquido filtrado num tubo de ensaio. É de notar também o tempo que demorou o “novelo de ADN” a aparecer, tendo-se esperado alguns minutos para que este se fizesse notar após ter sido deitado o álcool refrigerado.
O resultado obtido foi a visualização de um “novelo de ADN”.
Conclui-se que esta actividade foi efectuada com sucesso já que a visualização do ADN foi possível utilizando células vegetais. No entanto, houve uma maior dificuldade em se visualizar o ADN da cebola e, após uma longa discussão, sugere-se que não se esqueça de aquecer bem o gobelé que contém o líquido da loiça e o sal, tendo sido esse o erro cometido durante a elaboração da actividade. Discutiu-se também donde provêm as bolhas de ar presentes no filtrado e, chegou-se à conclusão que serão umas possíveis substâncias gasosas que se possam ter aglomerado no líquido filtrado. Assim, para extrair e visualizar moléculas de ADN basta seguir o procedimento da actividade em que a presença de detergente, sal e álcool refrigerado são produtos importantíssimos para a resposta ao problema, já que têm como função, destruir as membranas das células, separar o resto dos constituintes da célula do ADN e fazer precipitar o ADN com o fim de o observar.