Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) David Ramalhete e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre um animal (crocodilo) e uma planta (girassol), realizado no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza (5º ano).
O Girassol é uma planta anual da família das Asteraceae. É caracterizada por possuir grandes flores do tipo capítulo - com aproximadamente 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 metros de altura.
Os girassóis são plantas originárias da América do Norte e da América Central cultivada pelos povos indígenas para alimentação.
O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.
Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e que sementes colocadas na beira da janela, numa casa onde exista uma mulher grávida dão origem a um rapaz.
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível. A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro, além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.
A sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base, estas são mais utilizadas na confecção de bouquet.
As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenómeno alelopatia.
Crocodilo é o nome comum a catorze espécies dos répteis da família crocodylidae. O termo crocodilo também é usado, por vezes, para incluir todos os membros da ordem crocodylia: isto é, os jacarés, o gavial e os caimões.
Os crocodilos vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália.
O único predador natural do crocodilo é o tigre, que raramente, se alimenta dele em determinadas áreas da Ásia.
O maior réptil hoje na face da terra é o crocodilo-de-água-salgada encontrado no norte da Austrália e ilhas do sudeste da Ásia.
Os crocodilos, depois das aves, são os parentes mais próximos dos dinossauros actualmente, apesar de não terem a mesma mobilidade que seus antepassados, já foram registados crocodilos que podem correr nas margens de rios a uma velocidade de até 16 km/h.
A principal arma do crocodilo é sua poderosa mandíbula cheia de dentes (podem chegar a 80). Para se ter uma ideia da força da mordidela, seria o mesmo que colocar um objecto de uma tonelada sobre o braço com algo afiado entre a pele e o objecto.
Mas apesar de ter muitos dentes este réptil não mastiga seu alimento, ele arranca os pedaços das vítimas girando o corpo e rasgando a pele do outro animal, com a carne na boca ele apenas engole ossos. Outro factor que impede que o crocodilo mastigue seu alimento é que o músculo que abre a boca é bem mais fraco do que o músculo que a fecha.
Desde a antiguidade clássica, difundiu-se o mito de que os crocodilos emitem um som semelhante a um soluço quando atraem as pessoas até sua caverna e, depois de devoradas, deixam cair lágrimas amargas, talvez de compaixão pelo triste destino de suas vítimas. Esta é a origem da expressão "derramar lágrimas de crocodilo", usada para referir-se a quem chora para fingir um sentimento que não é verdadeiro.