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Basquetebol - NotaPositiva

O teu país

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Pedro Novais

Escola

Escola Secundária de Fafe

Basquetebol

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Resumo do trabalho

Trabalho sobre o Basquetebol (história, categorias, regras, etc.) realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (10º ano).


Introdução

O objectivo deste trabalho é para que o aluno fique a saber mais a cerca da história do basquetebol, dobasquetebol primeiro jogo realizado, das características, etc. Saber um pouco mais acerca das estrelas do basquetebol e algumas coisas acerca da liga portuguesa. Espero que este trabalho esteja ao agrado do professor de educação física.

Uns dos motivos pela qual eu estou a fazer este trabalho é por motivos de saúde, que me impede de correr saltar e de outras condicionantes.

História do Basquetebol

Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, de Springfield College, em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa do seu director: criar um desporto que os alunos pudessem praticar num local fechado, pois o Inverno é muito rigoroso, o que impedia a prática do Basebol e do Futebol Americano.

James Naismith descartou logo um jogo que se utilizasse os pés ou com muito contacto físico, pois podiam-se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.

Escreveu logo as 13 regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já o quadrado possuía, aproximadamente, metade do tamanho da actual.

O primeiro jogo

O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe e utilizando uma bola de futebol, sendo visto apenas por funcionários da ACM (Associação Cristã de Moços). Cerca de duzentas pessoas viram os alunos a vencerem professores por 5 a 1.

O basquetebol feminino iniciou-se em 1892 quando a professora de educação física do Smith College, Senda Berenson, adaptou as regras criadas por James Naismith. A primeira partida aconteceu em 4 de Abril de 1896.A Universidade de Stanford venceu a Universidade da Califórnia.

A primeira bola de basquetebol

Em 1894, a empresa Chicope Falls, de Springfield, Massachusetts, produziu a primeira bola específica de basquetebol. Devido às técnicas utilizadas na época, a bola tinha que ser finalizada com uma costura externa. Antes de se ter inventado a bola de basquetebol, era utilizada uma bola de futebol.

Objectivo do jogo

O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipa que obtiver mais pontos no fim do jogo, vence.

A competição é dirigida por:

  • Três árbitros – que têm como função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.
  • Um marcador e o seu auxiliar – têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registam os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.
  • O cronometrista – verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo
  • Um operador de vinte e quatro segundos – controla os 24 segundos que cada equipa dispõe para a posse da bola.

Características

Cesto é o nome comum que se dá ao encestar (fazer a bola passar por esse aro) e então marcam-se pontos, dependendo do local e das circunstâncias do cesto: se for cesto dentro do garrafão (nome comum dado à Área Restritiva) obtêm-se dois pontos, se for fora da linha dos 3 pontos obtêm-se 3 pontos, se for lance livre após uma falta o cesto equivale a 1 ponto. As equipas devem fazer pontos sempre do mesmo lado – é o meio-campo de ataque – e defender o cesto oposto – no meio-campo de defesa. Obviamente a equipa que defende tenta impedir a equipe que ataca de fazer cesto, através da marcação, da intercepção de passes ou até mesmo do bloqueio (toco) ao lançamento. Os jogadores penduram-se no aro com a bola para fazer espectáculo (afundar). No entanto, contactos físicos mais fortes são punidos como falta. Se o jogador fizer cinco faltas terá que ser substituído e não poderá voltar ao jogo. A partir da quarta falta colectiva de uma equipa, a equipa adversária tem o direito a lances livres toda a vez que sofrer falta. As faltas efectuam-se da seguinte maneira: se um jogador faz falta ao atacante e este encesta, os 2 pontos contam-se e esse jogador tem direito a 1 lance livre (se não acertar os outros jogadores irão tentar apanhar a bola - ressalto). Se a falta for cometida e o atacante não conseguir encestar terá direito a 2 ou 3 pontos, dependendo do local onde foi cometida a falta.

Actualmente o basquetebol internacional encontra-se organizado pela FIBA – Federação Internacional de Basquetebol. As suas determinações valem para todos os países onde o basquetebol é jogado, excepto para a liga profissional de basquetebol dos EUA, a NBA, que mantém regras próprias, um pouco diferentes das regras internacionais. A expectativa é que as duas entidades se aproximem cada vez mais seus regulamentos.

Para jogos regulamentados pela FIBA, o tempo de jogo oficial é de 40 minutos, divididos em quatro períodos iguais de 10 minutos cada. Entre o 2º e 3º períodos, há intervalo de 15 minutos, e invertem-se as quadras de ataque e defesa das equipas; logo, cada equipa defende em dois períodos cada cesta. Ao contrário dos outros desportos colectivos, não há sorteio para definir-se de quem é a posse de bola no começo do jogo: a bola é lançada ao ar por um árbitro, e um jogador de cada equipa (normalmente o mais alto) posiciona-se para saltar e tentar obter passar a bola a um companheiro.

Posições

Geralmente, no basquetebol, existem três posições: alas, pivot e armador. Na maioria das equipas temos dois alas, dois pivots e um armador. Armador ou base é como o cérebro do time. Arma as jogadas e geralmente começa com a bola. Alas ou extremos jogam pelos cantos. A função do ala muda bastante. Ele pode ajudar o armador, ou fazer muitos cestos. Pivot ou postes são, na maioria das vezes, os maiores do time. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitas enterradas e bandejas, e na defesa ajudam muito com os tocos.

Regulamento (FIBA)

  • Equipa – Existem duas equipas que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.
  • Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto.
  • Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com a duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
  • Reposição da bola em jogo – Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a marcação do ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.
  • Como jogar a bola – A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos sem a driblar ou provocar o contacto da bola com os pés ou pernas.
  • Pontuação – Um cesto é valido quando a bola entra no cesto, por cima, passa através ou na rede fique presa. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,15m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
  • Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.
  • Resultado – O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.
  • Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre; não podem tocar a bola na sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro.
  • Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em acto de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa não tenha cometido mais do que 4 faltas colectivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no acto de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).
  • Regra dos 5 segundos – Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo.
  • Regra dos 3 segundos – Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa esteja de posse de bola.
  • Regra dos 8 segundos – Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer passar a bola para a zona de ataque.
  • Regra dos 24 segundos – Quando uma equipa está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.
  • Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais adversários tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipa que tiver a seta a seu favor.
  • Transição de campo – Um jogador cuja equipa está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa.
  • Dribles – Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).
  • Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.
  • Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
  • Falta anti-desportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objectivo de prejudicar a equipa adversária.
  • Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos ou atitudes ofensivas, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.
  • Falta da equipa – Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.
  • Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.

Fundamentos do basquetebol

Assistência

Assistência é um passe certeiro que encontra outro companheiro de equipa, livre de marcação, e acaba convertido em cesto. O jogador que faz a assistência é tão importante como o jogador que marca o cesto.

Corridas

De frente, lateral, de costas, zig-zag e perseguições.

Giros

Para frente e para trás.

Paragens

A um tempo e a dois tempos. Podendo ser chamado de jump, uma jogada ao qual o atleta da um tempo no ar para executar um arremesso.

Saltos

A um pé, dois pés, em deslocamento.

Fintas

Pela frente, por trás, reversão e por baixo das pernas.

Drible

Drible de progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.

Drible de protecção – Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face a uma maior proximidade do defesa, o jogador tem de dar maior atenção à protecção da bola.

Drible pedalada – Pique a bola no chão e faça o movimento da pedalada do futebol por cima da bola.

Passe

O passe tem como objectivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo. Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com 1 mão, por trás das costas, etc.

Passe de Peito – Como o nome indica, com a bola à altura do peito é arremessada frontalmente na direcção do alvo. Neste movimento os polegares é que darão a força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no final do gesto técnico.

1. Determinantes técnicas:

2. Colocar os cotovelos junto ao corpo;

3. Avançar um dos apoios;

4. Executar um movimento de repulsão com os braços;

5. Executar rotação dos pulsos;

Após passe, ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo

Passe picado – Muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo;

O ressalto da bola terá um objectivo comum ao do passe de peito, isto é, a mão alvo do colega ou as zonas próximas do peito. Determinantes técnicas:

1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;

2. Avançar um dos apoios;

3. Executar um movimento de repulsão com os braços;

Passe de Saia – Quando estiver de costas para o seu companheiro, joga a bola por debaixo das pernas, fazendo com que ela pique e vá para o companheiro.

1. Executar rotação dos pulsos;

2. Após passe, ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo;

3. Dirigir o passe para baixo (solo) e para a frente.

Passe de ombro: (ou de basebol) – É utilizado nas situações que solicitam um passe comprido. A bola é arremessada como no arremesso de uma bola no basebol (daí o nome). É um tipo de passe com uma trajectória tensa (sem arco), e em direcção ao alvo.

Determinantes técnicas:

1. Segurar a bola com as duas mãos e por cima do ombro;

2. Colocar o cotovelo numa posição levantada;

3. Avançar o corpo e a perna do lado da bola;

4. Fazer a extensão do braço e finalizar o passe para as distancias maiores

Passe por cima das cabeças: É usado quando existe um adversário entre dois jogadores da mesma equipa.

1. Determinantes técnicas:

2. Elevar os braços acima da cabeça;

3. Avançar um dos apoios;

4. Executar o passe com o movimento dos pulsos e dos dedos.

Regras de Drible

Um jogador não poderá tirar o pé-de-pivô do chão para iniciar uma progressão sem antes executar um drible. Um jogador poderá tirar o pé-de-pivô do chão para executar um passe ou um arremesso, mas a bola deverá deixar sua mão antes que o pé retorne ao solo.

O pé-de-pivô é determinado da seguinte forma:

  • Jogador recebe a bola com um dos pés no chão: Aquele pé é o pé-de-pivô.
  • Jogador recebe a bola com os dois pés no chão: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.
  • Jogador recebe a bola no ar e um dos pés toca o solo antes do outro: o pé que primeiro toca o solo é o pé-de-pivô.
  • Jogador recebe a bola no ar e cai com os dois pés ao mesmo tempo: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.

Um jogador que esteja driblando ou receba um passe durante uma progressão (ou seja, correndo), pode executar dois tempos rítmicos e, a seguir, arremessar ou passar a bola; isso não significa necessariamente dois passos (como é mais comumente executado), pois o jogador pode, por exemplo, executar dois saltos consecutivos; desde que mantenha o mesmo ritmo.

Mas o esquema dos passos não é a única restrição. Você também não pode: driblar a bola, pegá-la com as mão e driblá-la novamente; Não pode driblar a bola com ambas as mãos; Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.

Regras de tempo

Falando sobre tempo:

  • A qualquer momento do primeiro e segundo período a equipe tem direito a dois descontos de tempo, que não se acumulam para os períodos seguintes; no terceiro e quarto períodos a equipa tem direito a três descontos de tempo.
  • Os intervalos entre cada período são de 2 minutos, mas entre o 2º e 3º há um intervalo de 15 minutos.
  • Não é permitido ficar dentro do garrafão por mais de 3 segundos com posse de bola.
  • Não é permitido ficar com a bola mais de 8 segundos no meio campo defensivo.
  • A equipe que tem 24 segundos para lançar a bola ao cesto do adversário.
  • Não se pode estar parado a segurar a bola durante mais de 5 segundos.

Expressões utilizadas

Duplo-Duplo

O desempenho de um jogador numa partida de basquetebol é avaliado segundo vários requisitos: números de pontos marcados, assistências efectuadas, ressaltos ofensivos e defensivos, bloqueios de lançamento, roubos de bola, etc. Assim, um jogador obtêm um duplo-duplo quando consegue 10 ou mais, em dois desses requisitos. Daí o nome de duplo, devido aos dois dígitos.

Triplo-Duplo

O jogador obtém um triplo-duplo quando conseguir 10, ou mais, em três requisitos.

O campo de basquetebol tem 26 metros de comprimento por 14 metros de largura. Os cestos estão à altura de 3,05 metros do chão nas extremidades do campo. Quando a bola entra no cesto do adversário, a equipa ganha 2 pontos. Se o lançamento for feito antes da linha situada a 6,25 metros do cesto, é triplo e o cesto vale 3 pontos.

Federação Internacional de Basquetebol

A Associação foi fundada em Genebra em 1932, dois anos depois do desporto ser oficialmente reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional (COI). Foi baptizada como Fédération Internationale de Basketball Amateur. Os oito membros fundadores foram a Argentina, Checoslováquia, Grécia, Itália, Letónia, Portugal, Roménia e Suíça. Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim, A federação nomeou James Naismith (1861-1939) como fundador do basquetebol e seu presidente honorário.

A FIBA organiza seu campeonato mundial masculino desde 1950 e o Campeonato Mundial Feminino desde 1953, acontecendo de quatro em quatro anos, alternando com o ano em que se organiza as Olimpíadas. A partir de 1989, a FIBA passou a permitir a presença de profissionais em suas competições, principalmente as olimpíadas, possibilitando assim que os atletas da NBA pudessem participar dos Jogos. Desse momento em diante a FIBA retirou de seu nome o amateur (o qual caracterizava o cunho amador da federação), porém manteve a abreviação FIBA. Em 1956 a FIBA foi transferida para Munique, voltando para Genebra apenas em 2002. Patrick Baumann é o actual secretário-geral da FIBA.

NBA

A National Basketball Association (ou NBA) é a principal liga de basquetebol do mundo, sendo localizada na América do Norte. Ela foi criada em 1946 sob o nome de BAA (Basketball Association of America). Em 1949, se fundiu com a NBL (National Basketball League) e foi renomeada NBA.

O campeonato compreende 30 franquias (clubes) (29 estado e 1 canadense), divididas em 2 conferências (Leste e Oeste), estas por sua vez também dividida em três Divisões. Ao final de uma temporada regular de 82 jogos, as 16 equipes classificadas se enfrentam nos playoffs (fase final da competição). Na última partida, a melhor equipe de uma conferência na fase de playoffs enfrenta a melhor equipe da fase da outra conferência, em uma disputa de no máximo sete jogos.

O logo da NBA é feito de acordo com a efígie de Jerry West, grande armador dos Los Angeles Lakers na década de 1960.

NBA hoje em dia

Hoje a NBA comanda soberana, os rumos do rico basquetebol americano. O campeonato é transmitido para 42 países e atrai grandes jogadores de diversas nações, como o espanhol Pau Gasol, o chinês Yao Ming, o alemão Dirk Nowitzki, o brasileiro Leandrinho Barbosa e o argentino Manu Ginobili. A maioria dos jogadores de países de língua inglesa joga em universidades americanas antes de ir para NBA, como o canadense MVP de 2005 e 2006 Steve Nash, e o australiano Andrew Bogut, primeiro escolhido de 2005.

O maior placar de um jogo da NBA foi Detroit 186 X 184 Denver, no dia 13 de Dezembro de 1983.

Divisões Actuais

A NBA actualmente é formada por 30 times. Eles são divididos em duas conferências, cada uma com três divisões, contendo cinco times cada.

Nossa liga de basquetebol NLB

A Nossa Liga de Basquetebol (NLB) surgiu em 16 de Março de 2005, é uma liga nacional alternativa de basquetebol do Brasil.

O intuito da liga independente é profissionalizar o basquetebol no Brasil com uma gestão modelo para a revitalização do desporto no país.

Com o descaso da imprensa e falta de interesse das empresas, a NLB encontra dificuldades para se popularizar e mater uma liga regular, apesar do sólido estatuto e planeamento.

Galeria de imagens

0298

Legenda: Medidas e nomes dos constituintes de um campo

0299

Legenda: Bola de basquetebol utilizada pela NBA

0300

Legenda: Medidas de uma tabela e a sua distância ao chão.

0301

Legenda: um jogo

Curiosidades

Michael Jeffrey Jordan

Michael Jeffrey Jordan (Brooklyn, Nova Iorque, 17 de Fevereiro de 1963) é um ex-jogador de basquetebol norte-americano. C onsiderado pela maioria dos especialistas como o melhor jogador de basquetebol de todos os tempos e por muitos como o mais importante atleta de sempre. Tinha 1,98 m e jogava como extremo/base.Michael Jeffrey Jordan

Os seus fãs vêem em Jordan uma combinação singular de graça, velocidade, raça, força, talento artístico, habilidade e um forte desejo de competição. Não há dúvidas de que Jordan redefiniu o conceito de "superstar" da NBA.

Foi eleito o MVP (melhor jogador da temporada da NBA) por cinco vezes, facto somente superado por Kareem Abdul Jabbar (seis vezes), e MVP das finais por 6 vezes, facto único na história da liga. A sua pontuação máxima num único jogo foi de 69 pontos, contra o Cleveland Cavaliers o 28 de Março de 1990. Um de seus recordes mais marcantes e uma das provas de sua superioridade no basquetebol, é a sua média de pontos durante toda a carreira: 30,1 pontos em quinze temporadas.

É muito conhecido pelas suas entradas. Comentadores desportivos afirmavam que ele controlava a gravidade e andava no ar, por isso recebeu o apelido de "Air Jordan".

Jogos Olímpicos

Jordan participou em dois Jogos Olímpicos, ganhando a medalha de ouro em ambos. Primeiro foi em Los Ángeles, 1984, derrotando a Espanha na final ainda como universitário, e posteriormente, em 1992 em Barcelona, liderando a Dream Team original, provavelmente a melhor equipe de basquetebol da história. O time contava com lendas como Magic Johnson e Larry Bird, juntamente com estrelas actuais como Scottie Pippen, Charles Barkley, Karl Malone, David Robinson, John Stockton, Patrick Ewing, Clyde Drexler e John Campbell. Há rumores de que Jordan teve influência na não selecção de Isiah Thomas para a equipe, devido a problemas entre ambos no All-Star de 1985 e pela rivalidade entre os Pistons e os Bulls no final dos 80 e princípio dos 90.

Jordan, Ewing, Campbell e Chris Mullin são os únicos jogadores que ganharam uma medalha de ouro como amadores (1984) e também como profissionais (1992).

Recordes e prémios

  • Campeão da NBA – Chicago Bulls – 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998.
  • Eleito o melhor jogador da liga universitária de basquetebol dos EUA – 1984.
  • Eleito co-novato do ano na NBA – 1985.
  • Recorde de pontos consecutivos na NBA – 22 pontos contra o Atlanta Hawks – 16/04/1987.
  • Eleito MVP da NBA – 1988, 1991, 1992, 1996 e 1998.
  • Maior número de desarmes – 1988, 1990 e 1993.
  • Maior número de pontos em uma única partida de playoffs – 69 pontos contra o Cleveland Cavaliers – 28/03/1990.
  • Eleito um dos 50 maiores jogadores da história da NBA
  • Maior cestinha do Chicago Bulls – 29.277 pontos.
  • Quarto maior cestinha da história da NBA – 32.292 pontos (superado apenas por Kareem Abdul-Jabbar John Campbell e Karl Malone).
  • Média de 30,1 pontos por jogo na carreira, a maior da história da NBA.
  • Medalha de ouro nas Olimpíadas – 1984 e 1992.
  • Bicampeão de Enterradas Slam Dunk Contest – 1987 e 1988.
  • Possui uma logo marca chamada "Air Jordan", utilizada por muitos jogadores da NBA.

Air Jordan

Legenda: Jordon a fazer um “Air Jordan”.

Conclusão

Este trabalho foi muito interessante pois existiam coisas sobre o basquetebol que nunca tinha ouvido, porque nas aulas só se dá as coisas mais importantes.

Espero que tenha superado as expectativas pois este trabalho foi mais ou menos quanto a sua realização.

Neste trabalho tentei ir o mais fundo possível acerca do assunto.

Bibliografia

Motor de busca:

  • www.google.pt

. Basquetebol;

. Imagens de basquetebol;

. Michael Jordon,

. Liga portuguesa de basquetebol.



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