Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Marina Ribeiro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre actividade física, saúde e aptidão física, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (11º ano).
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física e a pedido da professora Susana, um trabalho de carácter obrigatório exposto aos alunos que frequentam o 11ºano.
Primeiramente, comecei por recolher bibliografia essencial e significativa sobre o assunto da aptidão física.
Após a recolha, selecção e análise da bibliografia redigi o trabalho a seguir apresentado.
Este trabalho apresenta uma pequena introdução aos temas da actividade física, saúde e aptidão física, posteriormente relacionarei a aptidão física com a saúde e com a performance.
Espero que este trabalho seja apelativo e informativo, e espero assim explicar e tratar o melhor possível este tema controverso.
Actividade física e desporto são conceitos diferentes embora parecidos: o primeiro é mais abrangente que o segundo.
Pode-se considerar como actividade física tudo aquilo que implique movimento, força ou manutenção da postura corporal contra a gravidade e se traduza num consumo de energia. Este conceito é muito abrangente e mostra que o espectro da actividade física é muito vasto, quer em termos do tipo desta, quer da sua intensidade. Logo, pode-se praticar actividade física sem se praticar desporto. Como costumamos afirmar: "ser desportista é uma opção; ser activo é uma necessidade".
O conceito de desporto já implica regras, jogo, competição, mesmo que seja só de lazer ou recreação. Com excepção daqueles desportos em que não se pratica actividade física, como o xadrez, o bridge, etc., pode-se dizer que todos os desportos implicam actividade física, mas nem toda a actividade física implica a prática de desporto.
Desporto é uma actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.
A saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar as suas aspirações, satisfazer as suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objectivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas. É um estado caracterizado pela integridade anatómica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doença ou morte extemporânea. É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena actividade funcional.
A aptidão física é a capacidade de realizar as actividades quotidianas com serenidade e menor esforço.
Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performance desportiva.
A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão profundamente relacionadas com a saúde e à qualidade de vida das pessoas sendo a flexibilidade , a resistência, aeróbia, a força e composição corporal.
E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em actividades desportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora
A aptidão para performance tem uma interferência das questões genéticas, já na aptidão para à saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior interferência.
Resumindo…
Praticar exercícios físicos regularmente é uma prática que, além de saudável, traz diversos benefícios:
Seguidamente, é apresentada a Pirâmide de actividade física com as actividades que devemos fazer regularmente, estando na base aquelas que temos de adoptar com mais frequência e assim sucessivamente.
O doping (ou dopagem) não é mais que um termo inglês que denomina o uso de drogas ou substâncias que acumulam as capacidades físicas de atletas desportivos. O doping pode também ser ponderado o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo (não devemos no entanto confundir doping com treino físico rigoroso). Também é considerado doping o uso de substâncias que camuflam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos.
A prática de doping pode adoptar muitas formas e existem inúmeras maneiras de aumentar as várias capacidades físicas humanas, dependendo do desporto em causa. Para quem não sabe, hoje em dia já existem práticas de dopagem para desportos como o xadrez e outros desportos mentalmente muito exigentes.
Doping: Drogas
De entre todas as drogas e substâncias dopantes que encontrámos podemos dividi-las em vários grupos e classes, sendo estes:
Este trabalho foi realizado com empenho e penso que cumpri os objectivos impostos.
No inicio deste trabalho deparei-me com imensas dúvidas, que foram ultrapassadas á medida que encontrava informação, informação essa muito escassa e não aprofundada.
Como comentários finais, gostaria de acrescentar que gostei de realizar este relatório pois adquiri muita informação nova sobre um dos temas mais importantes da actualidade, pois muitas pessoas não têm esta percepção da actividade física/Aptidão.