Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Patrícia Almeida e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre o badminton (equipamentos necessários, campo, movimentos técnicos, regras e finalidades), realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (11º ano).
O seguinte trabalho é feito no âmbito da disciplina de Educação Física pois como devido à minha lesão, estou incapacitada de realizar as aulas de Educação Física, esta será a única forma de obter a minha avaliação. Conforme pedido, realizei dois trabalhos: um sobre Atletismo e outro sobre Badmington pois foram os temas abordados neste período. Neste trabalho, irei falar sobre o Badminton.
Este trabalho vai estar dividido em três partes e conclusão. A primeira parte, vou explicar os aparelhos necessários para a realização deste desporto, o campo e as linhas que o limitam, os movimentos técnicos do badminton em que alguns deles são referidos e praticados na aula de Educação Física, as regras e a finalidade deste jogo e algumas curiosidades sobre este tema. Na segunda parte irei mostrar um questionário feito a pessoas de diferentes idades e diferentes sexos, sendo assim possível chegar a algumas conclusões que depois irei esclarecer. Para finalizar, na terceira parte será a conclusão onde irei resumir todas as conclusões chegadas ao longo do trabalho e fazer uma reflexão crítica sobre este.
O Badminton é um desporto individual oou de duplas, muito parecido ao ténis e é praticado com uma raquete e com um volante/pena. Apesar de não existir há muito tempo em Portugal, este desporto já existe há muitos anos, sendo também o mais rápido desporto de raquetes.
No Badminton, há dois aparelhos imprescindíveis para a realização deste desporto:
A partir desta imagem conseguimos perceber como é constituído um campo de badminton.
Na figura:
. Clear
. Lob
. Serviço
. Amorti
. Drive
. Remate (Smash)
. Regras:
. Finalidade do jogo:
Realizei um questionário com perguntas bastante simples a pessoas de sexos e idades diferentes para, no final, ao compararmos podermos tirar mais algumas conclusões sobre este tema.
Nome do questionado e sua idade: Eduardo Almeida, 7 anos
Sabes o que é o Badminton?
R:. Sei lá o que é isso.
É igual ao ténis mas as raquetes são mais leves e não se joga com uma bola, é com uma pena chamada de volante. Gostavas de jogar badminton?
R:. Sim, se é parecido com ténis e tem uma pena deve ser fixe.
Nome do questionado: José Santos, 71 anos
Sabes o que é Badminton?
R:. Não.
(Após ser explicado o que é) Se pudesses, gostarias de praticar badminton?
R:. Não.
Nome do questionado e sua idade: Dorinda Silva, 67 anos
Sabes o que é Badminton?
R:. Não.
(Após ser explicado o que é) Se pudesses, gostarias de praticar badminton?
R:. Sim.
Nome do questionado e sua idade: Carmen Almeida, 40 anos
Sabes o que é o Atletismo?
R:. Sim.
Gostas de ver atletismo?
R:. Não.
É frequente veres?
R:. Não.
Das modalidades de atletismo qual a que mais gostas?
R:. Saltos.
Se pudesses, gostarias de praticar atletismo?
R:. Não.
Nas curiosidades apenas estão colocados dois tópicos pois não encontrei muitas curiosidades e algumas foram sido descritas ao longo do resto do trabalho, mesmo assim, podemos concluir que há países em que o badminton é desporto mais praticado de todos, enquanto aqui em Portugal quase ninguém sabe o que é badminton, aqui em Portugal o desporto eleição é futebol.
Através dos questionários a maior conclusão que podemos tirar é que a maioria das pessoas não sabem o que é o badminton, apenas sabem as pessoas que andam mais dentro dos assuntos da actualidade. Não é um desporto praticado nem falado aqui em Portugal, o que demonstra um grande contraste visto que a termos estatísticos é o segundo maior desporto praticado no mundo mas em Portugal de certeza que mais de 50% da população não sabe o que é badminton. Podemos indirectamente também concluir que é um desporto mais preferido por raparigas porque não exige uma extrema condição física e resistência como por exemplo o atletismo, não é necessário tanto esforço físico e por isso as raparigas já aderem com maior facilidade.
Ao longo deste trabalho pude adquirir mais conhecimentos técnicos sobre este desporto mas não posso dizer que aprendi muito mais do que já sabia porque maior parte dos termos técnicos e todo o resto é abordado na aula de Educação Física. Neste trabalho obtive a reacção oposta ao do atletismo porque gosto de praticar este desporto mas não tive grande motivação ao realizar o trabalho, toda a informação que tínhamos era muito técnica e toda já tinha sido estudada, não dando assim espaço para novas descobertas, novos conhecimentos e surpresas como no de atletismo. Apesar disto, gostei do trabalho pois ajuda-nos a interiorizar todos os nomes e técnicas para maior aproveitamento deste desporto.