Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Sónia Pereira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre desporto e saúde, a importância e benefícios da prática do desporto, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (11º ano).
“O desporto é importante para modernizar a nossa visão do mundo, porque nos socializa, na derrota e na vitória.”
No âmbito da disciplina de Educação Física desfrutei da realização de uma tarefa escrita e individual uma vez que, por fundamentos relativos de saúde não foi possível a minha cooperação prática no dinamismo de cada aula ao longo do mês, e cuja situação se prolongará até ao final do ano lectivo.
Como é possível averiguar, de acordo com os nossos conhecimentos e cultura geral, a actividade física ou o desporto está directamente relacionado com a saúde dos seus praticantes.
Deste modo, o conteúdo do trabalho abordará pontos centrais tais como:
O desporto faz bem á saúde, proporcionando incalculáveis benefícios ao sistema respiratório, ao sistema cardiovascular e tantos outros. Fortalece ainda os músculos, regulariza o intestino, ajuda quem pretende perder peso e na regulação dos níveis de colesterol e triglicerídeos.
Espero que toda a estrutura do trabalho bem como a sua devida organização esteja da satisfação do(a) leitor(a).
A actividade física ou desporto é determinada como “qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso”.
A actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para um comportamento saudável e bem-estar das pessoas. Como já foi referido, a actividade física é benéfica para o estado de saúde da pessoa que pratica bem como para os seus membros que a constituem.
Desta forma podemos afirmar que a actividade física regular promove a saúde do praticante, ajudando no combate á obesidade, baixando a tensão arterial e, deste modo, melhorando a circulação sanguínea.
O desporto e a actividade física adequada para todos constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, naturalmente acompanhada por uma alimentação saudável e equilibrada, e uma vida sem tabaco e/ou outras substâncias prejudiciais à saúde.
A actividade física é recomendada para pessoas de todas as idades, seja correr, andar, dançar, etc. O importante é não fazer exercício físico ou praticar qualquer tipo de desporto em jejum ou quando tiver comido demasiado.
A actividade física beneficia a saúde, que por sua vez melhora a qualidade de vida, aumenta a esperança média de vida e reduz o risco de desenvolvimento de doenças, como irá ser abordado mais á frente.
Existem diversas formas simples de fazer actividade física, por exemplo, através da natação, aeróbica, musculação, ciclismo, entre outros.
Ou então, simplesmente, o hábito de utilizar as escadas em vez do elevador, estacionar o carro mais longe ou até mesmo ir a pé, passear o cão durante mais tempo ou caminhar com os amigos e/ou familiares, de preferência em passo mais acelerado e, no mínimo, durante 30 minutos.
Generalizar a prática desportiva contribui significativamente para aumentar a qualidade de vida.
Contudo, fazer exercício físico moderadamente além de trazer benefícios ao sistema imunológico é uma importante forma de manter uma imagem saudável.
Estudos feitos pela Universidade de Harvard confirmam que a actividade física favorece o estado psicológico do praticante. Isto é, o exercício dá força às pessoas que se encontram com depressão ou com o ânimo em baixo. Durante a prática do exercício o corpo liberta uma substância denominada endorfina que é responsável pela auto-estima e pelo bem-estar, que pode melhorar o estado psicológico do praticante.
Mas este não é apenas o único benefício.
A prática de desporto tem bastantes vantagens, as quais passo a nomear:
A prática de exercício físico ou desporto não significa que estamos automaticamente livres das doenças, nomeadamente doenças cardiovasculares, mas sim ajuda na prevenção ou espalhamento de algumas doenças.
É necessário promover comportamentos de saúde e a promoção do exercício físico com o principal objectivo de tornar as pessoas mais activas.
Esta melhoria não pretende ser só a nível físico na medida em que previne determinadas doenças, mas sim de uma forma a que as pessoas mudem os seus hábitos tornando a sua vida quotidiana mais enriquecida e saudável.
O contrário, isto é, a ausência de exercício físico e o estilo de vida sedentário levam a resultados prejudiciais para a saúde dos indivíduos bem como para a sua qualidade de vida.
As doenças podem resultar da ausência de exercício físico. A estas doenças denominamos por doenças hipocinéticas. Como exemplos podemos referir a obesidade, a diabetes, a hipertensão, a hiperlipidemia, a ansiedade, o stress, problemas de coluna crónicos, entre tantos outros que poderíamos nomear.
A actividade física é importante tanto na idade jovem, como na idade adulta como na idade mais idosos.
A infância e a juventude são consideradas as etapas fundamentais na aquisição de hábitos regulares da prática de exercício físico que se manterão posteriormente.
Nos nossos dias não é nada fácil estimular as crianças e jovens para a prática de exercício físico uma vez que este é substituído pelas novas tecnologias tais como computadores, televisões, PlayStations entre outros.
A função dos pais, educadores e professores é colocar um “stop” em frente de tudo isto e dar a conhecer a realidade do exercício físico às crianças e jovens levando-os á prática de exercício aproveitando ainda para descontraírem, respirar ar puro e divertirem-se.
Durante as pesquisas que tive que realizar para a elaboração do meu trabalho encontrei um trabalho de dois alunos que me pareceu bastante interessante e apelativo.
Os dois alunos, que frequentam o 12. º Ano da Escola Fernão Mendes Pinto – Almada, resolveram fazer um inquérito a parte dos alunos que frequentam a escola em questão.
Os alunos concluíram que:
Tendo em vista os resultados obtidos os alunos do 12.º Ano resolveram deixar algumas recomendações, tais como:
Quando comecei a fazer a pesquisa para a elaboração do trabalho pensei que nada me era de novo, no entanto, concluo-o que aprendi imensas coisas com todas estas pesquisas que realizei.
Concluo assim que o desporto só nos beneficia uma vez que nos oferece uma enorme quantidade de vantagens relativas á prática de desporto.
A actividade desportiva regular não se destina apenas a quem necessita ou acha que precisa de perder peso, mas sim a todos “nós”, independentemente do sexo, da idade, da cor do cabelo ou da cor dos olhos.
Penso que é de extrema importância a realização de tarefas como estas, dado que não conhecemos aprofundadamente os problemas que nos rodeiam, tais como todas as pessoas que não praticam exercício e que estão no caminho da obesidade e no caminho que desenvolve todas aquelas doenças que mais tarde podem levar á morte.
Livros:
Internet:
Motor de busca utilizado:
Imagens:
Informação/Texto: