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Trabalho escolar sobre Futebol (história, gestos técnicos, regras, etc), realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (11º ano).
O futebol é um dos desportos mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este desporto desperta interesse em função de sua forma de se disputar a bola.
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos com bolas em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram denominados como futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de desporto desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a sua simples maneira de jogar. Basta uma bola, duas equipas e a baliza, para que, em qualquer lugar, crianças e adultos possam divertir-se a jogar futebol. Na rua, na escola, ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar futebol.
Os primeiros indícios de um desporto em equipa jogado com uma bola e com os pés data do século III A.C. na China durante a Dinastia Hanem um desporto chamado Cuju, alguns historiadores especulam que o desporto fora inventado pelo imperador Huang Di para fins de treino militar. Durante várias dinastias o desporto sofreu várias mudanças, oscilando entre períodos de declínio e popularidade e tendo 2 formas de jogo, a Zhu Qiu e a Bai Da. Durante a Dinastia Ming (1368-1644) declinou até o desporto de 2 mil anos desaparecer.
No ano 600 durante o Período Asuka foi introduzido um desporto derivado do Cuju na China, o Kemari com diferenças maiores, em que o principal objectivo é utilizar chutes para manter a bola no ar, o Kemari é e actualmente um desporto celebrado em eventos culturais no Japão.
Na Europa os primeiros indícios de jogos de futebol datam oséculo 12, geralmente eram marcados jogos entre os habitantes de vilarejos próximos, com várias formas e regras do desporto de acordo com as suas regiões, e algumas formas até mesmo sem nenhuma regra com excessiva violência que resultava em brigas, destruição e até em mortes. Por conta disso em 13 de Abril de 1314 o Rei Eduardo II proibiu a prática do futebol no Reino Unido alegando ser um desporto anti-cristão.
No período da renascença no Século XVI surge na cidade de Florença uma forma de futebol chamado Calcio Fiorentino, as suas regras foram oficializadas em 1580 por Giovanni de' Bardi um conde de Florença, era jogado por 2 equipas de 27 jogadores cada onde se podia usar mãos e pés com o objectivo de levar a bola a um pequeno golo do adversário, o jogo durava 50 minutos e era reservado apenas a membros da aristocracia da Itália, existem indícios de que até alguns papas já jogaram o desporto, em Janeiro de 1739 dá-se o último jogo de Calcio Fiorentino. No início do século 20 o desporto foi reintroduzido na Itália como um evento cultural da cidade de Florença na 3ª semana de Junho.
Apesar de proibido, o futebol nunca deixou de ser praticado no Reino Unido, no Século 18 através das escolas o desporto ressurge numa forma mais organizada, as primeiras regras oficiais e os primeiros campos exclusivos para a prática do desporto são criados. Apesar disso muitas escolas utilizavam regras próprias que se diferenciavam uma das outras até que houve um consenso entre algumas escolas que formaram as Regras de Cambridge, que foi a primeira formalização mais geral do futebol.
Em 26 de outubro de 1863 numa reunião entre os representantes de 21 clubes na Great Queen Street, em Londres na Inglaterra é criada a Football Association implantando regras ao futebol baseadas principalmente nas regras da Universidade de Cambridge e com algumas influências das regras utilizadas pelas equipas do norte da Inglaterra as chamadas Regras de Sheffield. O principal idealista da criação da Football Association foi Ebenezer Cobb Morley, o qual foi presidente da entidade entre 1867 a 1874.
A primeira revisão das regras do jogo foi feita numa série de 6 encontros. Ao final da série de encontros Francis Maude Campbell o primeiro tesoureiro da FA e representante do clube Blackheath retirou-se da federação após a retirada de 2 regras do desporto que eram baseadas nas regras da Rugby School (uma tiraria a possibilidade de utilizar as mãos e a outra tiraria a possibilidade de derrubar o jogador que portasse a bola com as mãos), outros clubes futuramente passariam a seguir o Blackheath que depois fundaram a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do rugby no mundo. Devido a uma grande quantidade de mudanças nas regras o futebol e o rugby distanciaram-se e passaram a ser dois desportos distintos.
A primeira partida internacional de futebol foi entre as selecções Inglesa e Escocesa no Hamilton Park, em Glasgow na Escócia, o placar final foi de 0-0. No ano seguinte a Inglaterra venceria a Escócia por 4-2.
O futebol já estava a começar a ser praticado em países da Europa fora da Grã-Bretanha e esses países sentiram a necessidade de criar uma organização reguladora do desporto, inicialmente a Grã-Bretanha foi contra, pois não aceitava outra entidade reguladora do desporto que não fosse a Football Association.
Em 1904 numa união entre as associações de futebol da França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça em Paris era criada a Fédération Internationale de Football Association. Ao longo do tempo a FIFA começou a expandir a sua influência pelo mundo, em 1909 a África do Sul tornou-se a primeira nação não europeia a juntar-se à FIFA, Argentina e Chile entraram em 1912, e Estados Unidos e Canadá entraram em 1913.
Diferentes comentários do conceito de passe:
O passe de acordo com Ferreira é a "acção de enviar a bola a um companheiro ou determinado sector do espaço de jogo".
Zappa (1947) afirma que o passe é a acção mais comum e frequente numa partida de futebol e o encanto mais apreciável do jogo.
Para onde passar?
Quando passar?
Características do passe:
Tipos de passes:
Síntese:
Variações | Formas |
Bola |
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Executante |
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Distância |
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Tipo |
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Trajectória |
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Toque | Tradicional:
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A condução da bola é o acto de deslocar-se pelos espaços possíveis de jogo, tendo consigo a posse de bola.
Sempre que na condução da bola tens um adversário ao lado, deves protegê-la, usando o pé mais afastado, de forma a cobrires a bola com o teu corpo:
Passo a passo (condução com a parte interior do pé):
O chute é o acto de golpear a bola desviando ou dando trajectória a mesma, estando ela parada ou em movimento.
A Recepção é a acção de interromper a trajectória da bola, tomando posse de seu domínio. Sinónimos: Amortecimento, abafamento e domínio.
Passo a Passo:
Variações | Formas |
Trajectória da Bola |
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Tipo de Recepção (mais comuns) |
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O remate é a acção por excelência do futebol, a que na maioria das vezes, decide o resultado de um jogo. O remate é uma explosão de carácter repentino, que necessita de uma grande perfeição na sua execução.
O rematador deve ser rápido em julgar a situação própria para o remate, quer na decisão, quer na execução, a qual deve ser tão explosiva como instantânea.
Técnica do remate:
O remate deve ser executado com potência e precisão. Ao rematar, o pé descreve um movimento parecido ao do pêndulo e pela lei do pêndulo sabemos que o ponto máximo de velocidade acontece ao passar pela vertical do ponto de sustentação. A máxima potência do remate consegue-se quando o pé activo passa pela vertical do ponto de sustentação – o joelho – momento que coincide com o adiantamento do pé que remata em relação ao pé de apoio. O mais importante para um remate à baliza é uma boa colocação do pé de apoio, o movimento repentino da perna livre e que o pé se encontre à altura da bola.
Tipos de remate
O desporto é praticado de acordo com algumas regras, resumidas aqui:
As duas equipas de onze jogadores cada, podendo substituir apenas três jogadores, disputam pela posse de bola para fazer um golo no adversário. A equipa que fizer mais golos vence a partida; no caso do jogo ser finalizado com o mesmo número de golos ele termina empatado (a não ser que o jogo seja de "eliminação", que aí deverá ser analisado o regulamento do campeonato para que seja conhecido o classificado, que pode ocorrer por prolongação e penaltis ou diretamente em penaltis). Para conduzir a bola os jogadores não podem tocar na mesma com as mãos, braços ou antebraços. Qualquer outra parte do corpo é permitida para se dominar a bola e conduzi-la. A única excepção são os guarda-redes e no caso de arremessos laterais. Os guarda-redes são jogadores únicos que ficam em baixo da trave e cujo objectivo é defender a baliza dos chutos adversários, podendo para tal usar qualquer parte do corpo, desde que esteja dentro de um espaço delimitado por linhas chamado de área (ou grande área).
Quando a bola sai pela linha de lado do campo, o jogo é interrompido e a equipa adversária aquela a que pertence o jogador que tocou na bola por último deve devolver a bola ao campo; neste caso, para recolocá-la em jogo é necessário usar as duas mãos. E os cantos ocorrem quando a bola sai pela linha de fundo do campo, tendo sido tocada por último por um jogador da equipa que está na defesa. O canto é cobrado sempre pela equipa atacante. E neste caso deve ser recolocada em jogo com os pés. O ponta pé de baliza é na maioria das vezes cobrado pelo guarda-redes, mas pode ser cobrado por qualquer jogador da equipa.
Num nível profissional poucos golos são marcados por partidas. Na temporada 2004-2005 da Premier League (Liga de Futebol inglesa) uma média de 2,57 golos por jogo foram marcados, e 88% terminaram com não mais que quatro golos. Porém, só 8% terminaram sem golos.
As regras do futebol não determinam especificamente outras posições além do guarda-redes. Porém, com o desenvolvimento do jogo, um certo número de posições especializadas foi criada. As posições principais no futebol são:
As posições definem a área do campo de actuação de um jogador, mas não o prendem a elas. Os jogadores podem trocar de posições, sendo isso bem frequente. Os guarda-redes têm uma mobilidade menos versátil na sua função, mas também pode participar de cobranças de faltas e cantos.
O número de jogadores em cada posição define o esquema táctico da equipa, sendo os mais comuns na actualidade o 4-4-2, o 3-5-2 e o 4-5-1. A selecção italiana, no entanto, foi campeã da Copa do Mundo FIFA 2006 utilizando o esquema táctico 4-4-1-1. Os números indicam a ordem sequencial de jogadores nas posições: o 4-4-1-1, por exemplo, significa que a Itália jogava com 4 jogadores mais defensivos (incluindo defesas centrais e laterais, que podem ser mais ofensivos), 4 médios, 1 médio ofensivo e 1 avançado ou ponta-de-lança.
Existem no total dezassete regras para o futebol. Elas são estabelecidas pela International Board, e só podem ser alteradas pela mesma.
Cada equipa é composta de 11 jogadores (excluindo os reservas que são em número variável, no qual um deve ser o guarda-redes, porém, só podem ocorrer três substituições). O mínimo de jogadores permitido numa partida em andamento é de sete jogadores. Se uma equipe ultrapassar esse número (por expulsão ou impossibilidade de troca) o jogo é terminado com o placar com que foi finalizado.
O equipamento básico necessário é uns calções, uma camisa, meias, um calçado (chuteira) e umas caneleiras. Os jogadores são proibidos de usarem qualquer objecto que possa magoar outros jogadores, como jóias e relógios.
Um certo número de substituições pode ser feito durante o jogo. Em competições oficiais são permitidas no máximo três substituições. O número, entretanto, pode variar, sendo isso normalmente em amistosos. O jogador substituído não pode voltar a campo em uma mesma partida.
A partida é controlada por um árbitro, que terá "autoridade total para fazer cumprir as regras de jogo", sendo que "as suas decisões sobre os factos do jogo são definitivas". (Regra 5)
O árbitro é auxiliado por dois assistentes (bandeirinhas), que ficam nas linhas laterais do campo ajudando na marcação de faltas e impedimentos. Na maioria dos jogos oficiais há também um quarto árbitro, no caso de precisar substituir o árbitro que controla a partida.
O comprimento do campo de jogo numa partida oficial deve ser desde 100x64 até 120x90 metros para partidas internacionais considera-se a medida de 105x70 metros.
As duas linhas de marcação denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas são as linhas de fundo. A bola, ao sair das linhas laterais, deve ser recolocada em jogo pelas mãos. Já nas linhas de fundo há duas possibilidades: se o último toque na bola antes de sair foi feito pela equipa defensor, será dado o canto (que é batido com os pés, nos cantos do campo) para a equipa atacante. Do contrário a bola é do guarda-redes da equipa defensora.
A baliza deve ter 7,32m de uma trave a outra e a distância entre a trave superior) e o chão deve ser de 2,44m. As redes não são obrigatórias, apesar de serem utilizadas em todos os torneios; elas só podem ser colocadas se estiverem presas de forma que não atrapalhe o guarda-redes.
Na frente de cada baliza há a área penal (a grande área), que consiste em duas linhas perpendiculares à linha de meta, a 16,5m de cada poste. Essas linhas unem-se com uma linha de 40,3m paralela à linha de meta. Toda essa área delimitada é a área de penalti.
Em cada área a 11 m do ponto médio entre as traves há um ponto, onde a bola é colocada no caso de um pénalti.
As partidas oficiais são compostas de dois tempos iguais de 45 minutos cada um. Entre esses tempos há um intervalo, que não poderá exceder os 15 minutos. O árbitro da partida pode acrescentar alguns minutos ao final de cada tempo, devido ao jogo ter ficado parado por contusões ou substituições.
Como o tempo de jogo é contínuo, ou seja, não pára devido às saídas de bola, faltas, golos e outros acontecimentos que possam parar o jogo, o juiz pode acrescentar alguns minutos a mais a cada final de um tempo. Este acréscimo serve para compensar situações específicas, como contusões, substituições, etc. O tempo de acréscimo é definido pelo árbitro e sinalizado pelo quarto árbitro através de uma placa electrónica. Durante os acréscimos - caso julgar necessário - o árbitro pode acrescentar mais 1 minuto, também sinalizado através da placa electrónica. Dificilmente ultrapassa três ou quatro minutos.
Em algumas competições, se a partida terminar empatada, é concedido dois tempos extras de 15 minutos cada um, denominados prolongação. Se o jogo continuar empatado, mesmo após o tempo extra, é levada para uma decisão de pénaltis.
Uma falta dá-se quando um jogador comete uma das acções listadas na Regra 12, entre as quais incluem pontapés sobre o adversário, rasteiras, puxões nos testículos, empurrões etc. O árbitro marca a falta e o jogador que sofreu a infracção deverá cobrá-la no local onde ocorreu. Esta cobrança pode ser feita por livre directo ou livre indirecto, dependendo da natureza da infracção.
Nos livres directos, os jogadores pode chutar a bola directamente para o golo e nos indirectos, eles tem que tocar para outro jogador.
Ainda há uma falta especial, o pénalti (penalidade máxima). Ele ocorre quando uma falta é cometida dentro da área penal. Nesse caso a bola é colocada no ponto penal, e as duas equipas (com excepção do cobrador e do guarda-redes que irá defender a cobrança) devem ficar fora da linha da área penal, só podendo entrar nela quando a cobrança for feita. O guarda-redes deverá ficar na sua linha de fundo, só podendo deslocar-se para os lados, nunca para a frente. Qualquer contravenção a essas regras será punida com a repetição da cobrança.
Faltas mais violentas, que de acordo com a regra sejam típicas de uma conduta antidesportiva, são punidas com um cartão amarelo. Se o jogador receber dois cartões amarelos na mesma partida, será expulso de campo, sendo-lhe apresentado o cartão vermelho.
O cartão vermelho é também usado em casos de faltas extremas, quando expulsa automaticamente o jogador do jogo.
Legenda: Cartão amarelo Legenda: Cartão vermelho
No caso de uma falta ter sido cometida mas na continuação da jogada a bola continuar com a posse da equipa que sofreu a falta o árbitro pode optar vantagem, ou seja, não parar o jogo para marcar a falta, pois, parando o jogo nessa situação, beneficiará o infractor.
Ela caracteriza-se quando um jogador que poderia receber um passe, no momento em que este é executado, não tem entre si e a linha de fundo adversária pelo menos dois jogadores da outra equipa. Quando um jogador não está em posição de impedimento, diz-se que há jogadores adversários dando-lhe condições. Os jogadores a "dar condições" ao atacante podem ser um o guarda-redes e um jogador de linha ou dois jogadores de linha. As excepções à regra do impedimento são unicamente os casos de lançamentos directos, arremessos laterais, cantos; e situações específicas: quando o jogador a receber o passe encontra-se no campo de defesa ou quando está atrás da linha da bola.
Um golo é marcado quando a bola transpõe completamente a linha da baliza, entre os postes e por baixo da barra. A equipa que mascar maior número de golos durante o jogo é a vencedora. Quando as duas equipas marcam o mesmo número de golos, o jogo diz-se empatado. Nesse caso, poderá realizar-se um prolongamento ao jogo.
É quando a bola atravessa uma das linhas laterais, a reposição da bola é realizada com um lançamento lateral.
É quando a bola sai pela linha da baliza, sendo tocada em último por um jogador da equipa atacante, é reposta com um pontapé de baliza.
É quando a bola atravessa a linha de baliza sendo tocada em último por um jogador da equipa que está a defender, a bola é reposta em jogo com um pontapé de canto.
Existem duas grandes fases no futebol:
PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS |
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Ataque
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Defesa
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Se te encontras na posse da bola, deverás ter como primeira preocupação a finalização (marcação de golo), ou procurar espaço livre que te permita a progressão em direcção à baliza de equipa adversária – penetração.
Em resposta à tua penetração, a equipa adversária deverá colocar um jogador entre o portador da bola (que és tu) e a baliza, de modo a fechar, imediatamente, a linha de remate ou de progressão para a baliza – contenção.
Perante esta igualdade numérica (1x1), a equipa que defende corre mais riscos. Assim esta deve-se preocupar em criar uma situação de superioridade numérica, colocando, deste modo, um segundo jogador a defender – cobertura defensiva.
Agora a tua equipa está em inferioridade numérica e para que se estabeleça, de novo, o equilíbrio, surge um segundo atacante – cobertura ofensiva.
Nesta situação de 2 x 2, o segundo atacante deve afastar-se do portador da bola, isto é, deve afastar-se de ti, de modo a que fiques liberto da cobertura defensiva e assim possas reconstruir o 1 x 1. Se o segundo defesa não acompanha o segundo atacante, está então criada uma linha de passe.
Deverás passar a bola de forma a criar uma situação de 1x 0 – mobilidade.
A equipa que está a defender pode optar por uma das alternativas, no entanto, o segundo defesa deverá acompanhar o segundo atacante, restabelecendo-se situações de igualdade numérica (1 x 1) – equilíbrio.
Quando estás a atacar tens todo o interesse em tornar o jogo mais aberto, com maior amplitude, em largura e profundidade, em criar linhas de passe, obrigando assim a equipa adversária a flutuar e a ter maior dificuldade em criar situações de superioridade numérica – espaço.
Se estás a defender deves ter preocupações bem contrárias às anteriores, isto é, restringir o espaço disponível para jogar, diminuir a amplitude do ataque, obrigar o adversário a jogar em espaços reduzidos, de forma a facilitar a cobertura defensiva e a criação premente de situações de superioridade numérica – concentração.
Por tudo quanto se referiu, facilmente podemos concluir que as tarefas de um jogador podem variar e depende se está a atacar ou a defender.
Regras para melhorar a acção ofensiva:
Regras para melhorar a acção defensiva:
O futebol possui diversos desportos derivados das suas regras, em sua maioria versões modificadas das regras para determinado piso (areia) ou ao tamanho ou característica destas (paredes ao invés de laterais, campos gramados menores).
A Primeira Liga ou Liga Sagres, como é conhecida actualmente, é um campeonato de futebol profissional disputado em Portugal desde 1934 pelos clubes da primeira divisão do país.
O campeonato foi criado em 1938, sendo a sua primeira época a de 1934-35. Inicialmente foi designado como Primeira Liga Experimental durante quatro épocas, altura em que passou a designar-se Primeira Divisão (época 1938-39) e que passou a definir o Campeão Nacional, título que era até então atribuído ao vencedor do Campeonato de Portugal. O controlo da competição passou para a LPFP na época de 1999-00 e o seu nome foi alterado para Primeira Liga e, três anos depois, com o patrocínio da Galp, passaria a designar-se como SuperLiga Galp Energia. Na época 2005-06, mudou de patrocinador e passou a ser chamada como Liga Betandwin.com. O campeonato mudou de nome na época 2006-07 para bwinLiga, reflectindo uma alteração no nome do seu patrocinador.
A 23 de Janeiro de 2008 foi anunciado pela LPFP que na época de 2008-2009 esta competição passará a ser chamar-se Liga Sagres devido à mudança do principal patrocinador da competição.
O campeonato iniciou a 1934-35 e confrontou apenas oito equipas na Primeira Divisão. Já em 1939-40 competiram dez equipas para, por apenas a temporada seguinte, voltar a apenas oito. A temporada de 1941-42 contaria com doze equipas provisoriamente até à temporada seguinte, em que passou novamente a dez equipas. Este número de clubes ir-se-ia manter até 1945-46, altura em que admitiu doze equipas, passando imediatamente na temporada seguinte a quatorze equipas, assim se mantendo durante 25 épocas. Na temporada de 1971-72 passou a dezasseis equipas para, em 1987-88, passar a admitir vinte, assim se mantendo por duas épocas. Em 1989-90 assume o formato das dezoito equipas, com uma excepção na temporada seguinte (20), assim se manteve até a época 2005/2006, sendo na época 2006-07 houve uma redução para 16 equipas, sendo que previsivelmente nas épocas subsequentes haverá nova redução de equipas, uma vez que o país não se assume como economicamente viável ao nível de receitas para suportar tantas equipas. Têm sido recorrentes os casos de salários em atraso nos clubes portugueses, uma vez que o bolo da receita televisiva não é suficiente para todos. Tem-se falado e debatido nos órgãos da Federação Portuguesa de Futebol e Liga de Clubes a possibilidade de se avançar para um campeonato disputado com 10 equipas, sendo jogado a quatro voltas. Com estas medidas o orçamento dos clubes portugueses duplicaria, permitindo uma subida no ranking da UEFA e condições dignas para que os clubes portugueses disputem os grandes troféus internacionais.
De acordo com os coeficientes da UEFA, Portugal tem o direito a seis vagas nas competições europeias. A LFPF atribui cinco e uma é atribuída pela FPF. No modelo actual as atribuições são feitas da seguinte forma:
FPF
Campeão da Taça de Portugal - Liga Europa (4ª pré-eliminatória)
Legenda: federação portuguesa
Podemos concluir que o futebol é um desporto mundialmente conhecido. Talvez o desporto que a população mais aprecia.
O futebol é hoje em dia um desporto “acarinhado” por todas as etnias no mundo, existem marcos no futebol como jogadores, jogos que ficam reservados na memória de cada um, e mesmo árbitros que são recordados por boas prestações em jogos decisivos, também existem equipas com resultados surpreendentes que marcam um longa lista de títulos conquistados.
Com a realização deste trabalho aprofundamos melhor o conceito de futebol, a estrutura do campo, as infracções e também um pouco sobre a sua história.