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Trabalho sobre os 4 problemas fundamentais do conhecimento, realizado no âmbito da disciplina de Filosofia (11º ano)...
Existem quatro problemas, que na minha opinião, são os fundamentais problemas do conhecimento: Possibilidade, Origem, Essência e Critério.
Cada um dos problemas do conhecimento é definido por um conjunto de questões.
O problema da Possibilidade questiona se: “Pode realmente o sujeito apreender o objecto?”; “O conhecimento é real ou não passa de uma mera ilusão?”; “O sujeito tem imagens e representações do mundo, mas serão essas verdadeiras?”. Exemplo: Quando afirmo estar a escrever, estarei mesmo a escrever, ou isso não passará de uma mera ilusão? – Para estas questões existem duas alternativas de resposta: As principais perspectivas filosóficas e a ciência, afirmam que o sujeito pode realmente apreender o objecto, ou seja, que o conhecimento é possível; já a perspectiva do cepticismo defende não existir essa apreensão (nega que o conhecimento seja possível).
O problema da Origem é abrangido por questões como: “De que fontes tira o sujeito os seus conhecimentos?”; “De onde provém o conhecimento?”; “Qual é a base do conhecimento?”. São-nos dadas duas hipóteses de resposta a este problema: o Empirismo, que afirma que o conhecimento provém dos sentidos (Exemplo: Eu sei que o céu é azul porque o vi), ou o Racionalismo, perspectiva que defende a veracidade do conhecimento que provém da razão (Exemplo: a matemática comprova que 1+1=2).
A Essência coloca questões do género: “O conhecimento depende do sujeito ou do objecto?”; “Qual dos dois, sujeito ou objecto, é determinante na representação?”; “A representação é constituída pelo sujeito ou pelo objecto”?. O panorama Idealista afirma ser o sujeito, o responsável pela imagem que constituímos do mundo (Exemplo: Sou eu que digo qual o valor do meu telemóvel; o seu valor para mim e para a Marta não é o mesmo, porque eu comprei-o com o meu dinheiro e logo, para mim é muito importante, já para a Marta não passa de um simples telemóvel). Já o Realismo declara que a dependência reside no objecto (O custo de mercado do telemóvel é de 100€ e isso não muda, só depende das características do telemóvel).
Por último, e mais discutível, encontramos o problema do Critério: “Como sabemos se um conhecimento é verdadeiro?”; “Como sei que aquilo que os sentidos transmitem é realmente verdadeiro?”. Este problema tem várias respostas, tendo cada autor os seus critérios. No entanto, é de referenciar que os empiristas (defensores de que o conhecimento é dado pelos sentidos) têm como critério de conhecimento a força e a vivacidade. Por exemplo, eu consigo saber se aquilo que os meus sentidos transmitem é ou não verdadeiro, pois será tanto mais forte e vivo se estiver a ser vivido no presente – aqui e agora – podemos então ter como modelo a dor que sinto no braço por causa do beliscão que a Joana me deu (posso então ter a certeza de que é verdadeiro).
Concluo assim, redizendo que existem quatro problemas essenciais do conhecimento: Possibilidade, Origem, Essência e Critério.