Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Diogo Moreira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre a transformação de energia eólica em energia elétrica, realizado no âmbito da disciplina de Físico-Química (8º ano)...
À volta do planeta que habitamos existe uma camada de ar chamada atmosfera que tem vários quilómetros de altura. Este ar é necessário à vida de plantas e animais. Esta camada de ar também nos protege das radiações pelo Sol.
Devido às diferenças de temperatura entre a terra e o mar, o ar está sempre em constante movimento( vento ).
O homem, sabendo da sua utilidade, sempre aproveitou esse ar em movimento(energia eólica).
A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares ventosos.
A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações do ano e com as horas do dia. O tipo de terreno e a rugosidade do solo também tem grande influência na distribuição da frequência de ocorrência dos ventos e da sua velocidade num local.
Além disso, a quantidade de energia eólica que se pode extrair numa região depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados.
A avaliação precisa do potencial de vento numa região é o primeiro e fundamental passo para o aproveitamento do recurso eólico como fonte de energia.
Para a avaliação do potencial eólico de uma região é necessário a colecta de dados sobre o vento, com precisão e qualidade, capaz de fornecer um mapeamento eólico da região.
As hélices(1) da turbina de vento são diferentes das lâminas dos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicas e eficientes. As hélices tem o formato de asas de aviões e usam a mesma aerodinâmica.
As hélices em movimento activam um eixo que está ligado à caixa de mudança. Através de uma série de engrenagens(2) a velocidade do eixo de rotação aumenta. O eixo de rotação está conectado ao gerador de electricidade(3) que com a rotação em alta velocidade gera energia.
Um aerogerador consiste num gerador eléctrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento. A hélice pode ser vista como um motor a vento, cuja a quantidade de electricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro factores: da quantidade de vento que passa pela hélice, do seu diâmetro , da dimensão do gerador e do rendimento de todo o sistema.