Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Ana Correia e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre o vulcanismo secundário (o que é, exemplos, onde existe,...), realizado no âmbito da disciplina de Geografia (9º ano).
Os fenómenos de vulcanismo que representam uma actividade residual do vulcão são manifestações de vulcanismo secundário.
Algumas manifestações de vulcanismo secundário são as fumarolas, as sulfataras e os géiseres.
No fim duma fase eruptiva, na cratera do vulcão ou nas suas proximidades, surgem, por vezes, emissões de gases a elevadas temperaturas designadas por fumarolas. Estas emissões contém sempre vapor de água podendo ser, ou não, constituídas ainda por outros gases tais como compostos de enxofre – sulfataras - ou dióxido de carbono – mofetas.
As crateras de muitos vulcões extintos apresentam fumarolas.
Para o homem:
Fig.1 – Fumarola quente (Islândia) | Fig.2 – Sulfatara |
Fig.3 - Géiser | Fig.4 – Fonte/Nascente Termal |
Fig.5 – Fumarola | Fig.6 – Fumarola |
Fig.7 – Fumarola | Fig.8 - Fumarola |
Uma das maiores zonas de fumarolas da Terra situa-se no Alasca, na região do vulcão Katmai, também conhecida pelo nome de “vale dos mil vapores”.
Existem manifestações deste tipo em diferentes ilhas dos Açores, nomeadamente na zona do Vale das Furnas em S. Miguel. Neste lugar, a água e a lama em ebulição surgem intensamente de depressões , designadas localmente por “caldeiras”. Por outro lado também em diferentes pontos desta ilha surgem emanações de vapor de água por numerosas e pequenas aberturas.
Quando a temperatura baixa, as fumarolas podem dar origem a nascentes termais.
Esta ilha é particularmente rica em nascentes de águas minero-medicinais com composições e temperaturas diferentes – águas hipossalinas, carbonatadas, sulfúricas sódicas, férreas (quentes e frias), cloretadas. Há ainda águas minerais carbogasosas naturais. No Parque das Furnas podemos observar uma "piscina" de água quente e ferruginosa.
Fig.9 – “Piscina” de água quente e ferruginosa no Parque das Furnas.
Existem ainda outras manifestações de vulcanismo, verdadeiras fontes quentes e intermitentes de água - géiseres.
A água subterrânea que se encontra nas fissuras e cavidades, em contacto com a elevada temperatura das rochas vai aquecendo gradualmente. A elevada pressão a que a água se encontra (provocada pelo seu peso) faz aumentar o ponto de ebulição da água e, quando a temperatura da água atinge um ponto crítico, entra rapidamente em ebulição. O vapor de água obriga então a água a subir de forma violenta, em forma de jacto, dando origem a outra manifestação de vulcanismo, mais espectacular, mas também mais rara. Este fenómeno pode observar-se nos Estados Unidos e na Islândia.