Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
As Invasões Francesas - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


As Invasões Francesas

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Rita Pereira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho escolar sobre as invasões francesas, realizado no âmbito da disciplina de História (6º ano).


Revolução em França

Nos finais do séc. XVII, houve em França uma grande revolução que pôs fim à monarquia absoluta (absolutismo),que acabava com os direitos do clero e da nobreza, o que os fazia igual a qualquer cidadão. O seu lema era: «Liberdade, Igualdade e Fraternidade». Os manifestantes eram principalmente: o povo e a burguesia.

Ideias da Revolução:

  • Fim do absolutismo do rei.
  • Liberdade de escolher as leis.
  • Lei de igualdade para todos os grupos sociais.

O Bloqueio Continental

Napoleão Bonaparte, comandante das tropas francesas, conseguiu dominar uma grande parte da Europa.

Porem, a Inglaterra demonstrou ser um inimigo muito difícil de vencer, e em 21 de Novembro 1806, Napoleão ordenou aos outros países da Europa que fechassem os seus portos aos navios ingleses. A essa ordem chamou-se Bloqueio continental. Mas, no entanto, Portugal  ainda mantinha relações comerciais com Inglaterra e não aderiu ao Bloqueio.  Em resposta a esta atitude portuguesa, Napoleão ordenou a invasão de Portugal.

A Partida da Corte para o Brasil

Quando, em Lisboa, se soube que um exercito francês vinha a caminho, a família real portuguesa e a corte, retiram-se para o Brasil, porque se a rainha D. Maria I ou o príncipe D. João fossem presos ou mortos Portugal corria o risco de perder a independência.

A 1º Invasão

Na primeira invasão, as tropas francesas, comandadas pelo general Junot, entraram em Portugal e atingiram rapidamente Lisboa, em 1807.

Junot tomou medidas que desagradaram aos portugueses:

  • Acabou com a “Junta de Regência” e passou ele próprio a governar Portugal, em nome de Napoleão.
  • Mandou substituir a bandeira portuguesa pela francesa.

Junot mandou os seus soldados destruir povoações, culturas, matar quem resistisse e roubar todos os objectos de valor.

Perante esta situação de violência , houve a necessidade de pedir apoio às tropas inglesas. Sob o comando destas, as tropas de Napoleão foram derrotadas nas batalhas de Roliça e do Vimeiro.

A 2º Invasão

Não se conformando, Napoleão ordena a segunda invasão em 1809. Desta vez, com novo exército,  comandado pelo General Soult. Entrando pelo norte, e dirigindo-se para o Porto, onde encontraram uma forte resistência, que os obrigou a retirar-se.

A 3º Invasão

Ainda assim, Napoleão não desiste de submeter Portugal ao seu domínio e em 1810 ordena a terceira invasão , desta vez comandada pelo o general Massena, que tinha a fama de nunca ter sido derrotado. As tropas francesas dirigiram-se para Coimbra. Foram derrotados na batalha de Buçaco.

Mas, não desistiram, e continuaram até Torres Vedras. Onde encontraram fortificações construídas em linha para defesa da capital. O exército português e inglês que as defendia fez recuar os Franceses.

Napoleão Bonaparte (biografia)

Napoleão Bonaparte nasceu a 15 de Agosto 1769 em Santa Helena (França). Tornou-se imperador de França a 18 de Maio de 1804. Além disso, conquistou grande parte da Europa. Napoleão morreu a 5 de Maio de 1821 devido a uma violenta tempestade que houve em França.

Cronologia

1789 - revolução francesa.

1806 - Napoleão ordena o bloqueio continental.

1807 - 1º invasão francesa. Fuga da família Real e da corte para o Brasil.

1809 - 2º invasão francesa.

1810 - 3º invasão francesa.

1816 - morte de D. Maria I. Inicio do reinado de D. João VI.

Conclusão

A razão das invasões relacionou-se com a recusa portuguesa em aderir ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão em relação à Inglaterra, no ano de 1806.



260 Visualizações 01/02/2020