Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Daniela Borges e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre estatística, em que o alvo de estudo é a televisão, realizado no âmbito da disciplina de matemática (10º ano).
Foi-nos proposto realizar este trabalho no âmbito da disciplina de Matemática A. Os elementos do grupo escolheram este tema porque todos acharam que, diariamente, é um assunto muito pouco desenvolvido. Uma vez que ficaram todos satisfeitos com a escolha, mostraram desde logo o interesse pela sua execução.
Este trabalho foi cumprido com o intuito de aprofundar um pouco mais o tema “TV”, percebendo quais são as escolhas televisivas dos inquiridos, quanto tempo, em média, veem durante 5 e 2 dias, durante a semana e ao fim de semana, respetivamente, TV, tentar relacionar o número de TV’s com o agregado familiar…
Inquirimos pessoas que assistem TV, tendo sido questionadas na rua e escolhidas aleatoriamente.
Como podemos ver, a percentagem de pessoas do sexo feminino e masculino são muito semelhantes, 51,1% e 48,9%, respetivamente, sendo que isto contribui para que o Estudo Estatístico se torne mais fiável.
Média de horas de TV à Semana = 23,5 ≈ 24 anos
Com base no estudo do gráfico, podemos afirmar que 25,5% dos inquiridos têm entre 18 e 25 anos, 10,6% entre 26 e 30 anos, 11,3% entre 31 e 35, 13,5% entre 36 e 40 anos, 15,6% entre 41 e 45 anos, os restantes 23,4% entre 46 e 50 anos.
1) Quais são os seus tipos de programas de Televisão favoritos?
Através do gráfico, podemos concluir que os inquiridos selecionaram “Telejornais e Notícias” como um dos seus Programas Favoritos, que com a soma total de respostas, 434 seleções, é considerado o Programa Favorito com 17%, seguindo das opções “Desporto” e ”Filmes”, ambos com 16%. Já “Programa de Auditório”, foi o menos selecionado, com uma pequena percentagem de 3%.
2) Durante quanto tempo vê televisão, em média, durante a semana e ao fim de semana?
SEMANA:
Média de horas de TV à Semana = 5H
No total dos inquéritos, a frequência máxima de resposta a esta pergunta foi de 17,73%, ou seja, a maioria dos inquiridos responderam que por semana veem 3H de televisão, mas existe também quem tenha respondido que por semana vê uma média de 21H, correspondendo a 0,71%.
FIM DE SEMANA:
Média de horas de TV ao Fim de Semana = 5,0357143 ≈ 5H
Ao Fim de Semana a resposta máxima foi também de 3H, mas com uma frequência ainda maior que à Semana de 22%, mas desta vez registaram-se inquéritos em que os investigados afirmaram que viam uma média de 18H.
3) Qual o período do dia em que vê mais televisão?
Como se pode concluir, maioria dos inquiridos respondam que o período do dia em que assistem com mais frequência TV é à tarde.
Como justificação, algumas pessoas disseram que era a altura em que chegavam à sua habitação, e que enquanto faziam as suas tarefas, assistiam TV.
4) Tem televisão paga?
Mais de 50% da população inquirida tem TV paga, assim sendo, as suas televisões tem maior diversidade de canais passando assim mais tempo a assistir TV.
5) Qual o seu canal favorito?
”Outros” foi a resposta mais selecionada pelos inquiridos, com 26,95% de frequência. Isto é também fruto do facto de 55,3% das pessoas inquiridas terem TV paga.
6) Quantas televisões tem em casa?
A resposta mais frequente a esta pergunta, segundo o gráfico, é que os inquiridos têm, pelo menos, 2 televisões nas suas habitações, com uma frequência de 25,5%. Apenas uma pequena minoria de 6,4% respondeu que tinha uma só televisão na sua habitação.
7) Quantas pessoas vivem em sua casa?
Toda a elaboração do trabalho foi feita com a responsabilidade de quatros elementos do 10ºA, pertencentes à Escola Básica e Secundária de Lordelo.
O objetivo da realização destes inquéritos foi concluir quais são as escolhas televisivas dos inquiridos, quanto tempo, em média, veem durante a semana TV e relacionar algumas variáveis, como já havia sido referido na introdução.
Este inquérito foi dirigido aos habitantes Lordelenses com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos, de ambos os sexos.
No total foram inquiridos 141 pessoas, à qual 1 se recusou a responder. O inquérito teve alguns fatores presentes, como a idade e o sexo.
Na realização dos inquéritos, realizou-se uma amostra aleatória por vantagem, procurando diversificar também os locais onde as pessoas foram inquiridas, sendo eles Penhas Altas, Parteira, Corujeira, Vila, Vinhal, Ferrugenta, Igreja e “Batalha”.
Todas as pessoas que foram inquiridas, foram entrevistadas de uma forma educada, pelo que os inquiridos se prontificaram de imediato a responder. À exceção de um habitante, que por falta de tempo não pode responder ao inquérito, pedido desculpa, de um forma educada e humilde.
Chegamos à conclusão de que parte dos habitantes Lordelenses tem como programa favorito ver “Telejornais e Notícias”, pois é uma das muitas formas de se manterem informados. Mas têm como preferência de canal favorito “Outros”. A área “Outros” abrange diversos tipos de canais, como por exemplo Porto Canal, Sic Mulher, EuroSport, Sic Radical, entre outros…
No entanto, passam mais tempo a ver televisão à semana do que ao fim de semana.
Depois de um estudo mais profundado chegou-se à conclusão de que em cada habitação há sempre mais duas televisões em relação ao agregado familiar, exemplificando, se numa casa habitam 4 pessoas, no total têm 6 televisões.
Com este trabalho conseguimos obter vários benefícios. Por exemplo, estar mais à vontade com as pessoas devido às comunicações realizadas entre os elementos dos grupos e os inquiridos, sendo muito vantajoso no dia a dia. Mas entre estes benefícios existem muitos outros.