Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Marisa Oliveira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Resumo / Ficha de Leitura sobre a obra 'A Lua de Joana', realizado no âmbito da disciplina de Português (7º ano).
Título do Livro: A Lua de Joana
Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez
Editora: Editorial Verbo
Resumo:
'A Lua de Joana', da autoria de Maria Teresa Gonzalez, conta a história de Joana, uma adolescente cuja melhor amiga era a Marta que morreu devido ao consumo de drogas. Sentindo a sua falta, Joana resolve então começar a escrever cartas para Marta, a sua amiga já falecida, nas quais relata o seu dia a dia, as suas tristezas, as suas alegrias e as suas angústias, como se de um diário se tratasse.
A Joana vivia com a sua mãe, que passava a vida na loja onde trabalha, com o seu pai, que na opinião de Joana o era apenas em part-time, e com o seu irmão a quem ela tratava por 'pré-histórico', devido ao vestuário e aos seus hábitos, e que mal lhe falava, sentindo-se incompreendida não apenas pela família mas também pelo seu grupo de amigos.
Marta, a falecida amiga de Joana, tinha um irmão chamado Diogo, para quem foi muito difícil e custou muito a ultrapassar a morte da irmã. A Joana, como era muito sua amiga e acabou mesmo por se apaixonar por ele, sempre tentou ajudar mas, a certa altura, ela descobriu que o Diogo, tal como a irmã, também se deixou envolver com as drogas. Sentido-se abandonada e incompreendida, e com a curiosidade de tentar saber o que Marta tinha sentido, Joana também quis experimentar. Contudo, e quase sem aperceber, Joana também acabou por entrar no mundo das drogas. Diogo ainda consegue tratar-se e decide ir viver com o pai, que já estava divorciado da mãe. Mas Joana, não consegue resistir no mundo da droga, e acaba por morrer. A história termina com o pai de Joana a ler os relatos da filha, sentindo-se impotente e frustrado por não ter estado presente e por não ter evitado a sua morte.
Opinião: Na minha opinião esta é uma história muito bonita mas que tem um final muito emocionante, devendo servir como lição de vida para todos os jovens e adolescentes.