Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Francisco Santos e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Texto argumentativo sobre a Exploração Espacial, realizado no âmbito da disciplina de Português (9º ano).
A exploração espacial é bastante importante hoje em dia, sem este acontecimento o nosso conhecimento seria reduzido à pequena terra.
A exploração espacial será o nosso futuro, é a melhor hipótese para conseguirmos equilibrar a exploração de recursos naturais que todos os dias se esgotam. Este assunto sobre o futuro a exploração espacial tem vindo ao de cima constantemente. Com este fenómeno humano e tecnológico o mundo conseguirá explorar recursos fora do planeta e terá também a habilidade de observar para além da linha do horizonte do conhecimento humano.
Citando Neil Armstrong, “Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade”, homem que pôs os pés na lua, pela primeira vez na história. Com esta frase ele quis referir que para ele enquanto homem, o passo tinha sido pequeno, no entanto para a humanidade aquele tinha sido o primeiro sinal que era possível estar em outros planetas.
A exploração espacial trouxe-nos diversas tecnologias que utilizamos todos os dias. Se não fosse esta ocorrência não existia satélites, objectos bastante usados na meteorologia, nas telecomunicações, em sistemas de posicionamento (GPS) e para usos em caso de catástrofes naturais (usados para procurar pessoas na destruição).
Esta exploração trouxe-nos conhecimento sobre a atmosfera entre outras características naturais da terra e matérias sobre o espaço, também nos irá possibilitar a exploração de recursos nos outros planetas, visto que os nossos estão a ficar saturados. A suposição de poder vir a habitar noutras “terras” é uma ideia que agrada a todos os que se interessam por esta matéria, sendo que existem territórios já vendidos em planetas alheios ao nosso.
Diversos objectos que utilizamos no nosso dia-a-dia foi desenvolvido para a exploração, que mais tarde vieram a passar para nós. Por exemplo, os fatos usados pelos astronautas tinham componentes que hoje são usados nos fatos de bombeiros ou nos dos pilotos de competição, novas ligas metálicas, mais fortes e maleáveis, tecnologia de imagem utilizada por satélites para monitorizar sistemas na Terra é agora utilizada em máquinas de TAC e técnicas de desenvolvimento de plantas no espaço são agora usadas para o combater do cancro e doenças crónicas. Para ajudar a argumentar sobre a relação dos objectos actuais com a do programa espacial vou citar algumas frases da revista Visão História nº 5, na página 40: “Muitos objectos que hoje são de uso corrente nasceram das necessidades do programa espacial. A vida na Terra estaria bem menos facilitada se não fosse tão complicada a sobrevivência lá em cima. As rigorosas condições que enfrentavam os astronautas da missão Apollo obrigaram ao desenvolvimento de equipamentos sofisticados e inovadores. Ainda hoje, a exploração espacial continua a ser um dos principais motores de inovação tecnológica”. A tecnologia usada para o sucesso desta exploração que tem havido foi, será e continuará a ser tecnologia de ponta que será vulgarizada mais tarde.
A exploração espacial trouxe objectos e conhecimento para o povo que hoje se encontra na terra e tenho a certeza que irá dar mais frutos no futuro. Aconselho a visitar o site: http://www.nasa.gov/externalflash/nasacity/index2.htm caso tenha disponibilidade. Este site mostra alguns objectos do dia-a-dia que apareceram graças à investigação espacial; o site encontra-se em inglês.