Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
A Rapariga das Laranjas (Ficha de Leitura) - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Joana Filipa Pereira Romão

Escola

Escola Secundária Fernando Namora

A Rapariga das Laranjas (Ficha de Leitura)

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Joana Filipa Pereira Romão e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Ficha de Leitura sobre a obra de Jostein Gaarder, "A Rapariga das Laranjas", realizado no âmbito da disciplina de Português.


Ficha de Leitura

Escola Secundária Fernando Namora

Joana Filipa Pereira Romão nº 16 10º1

Titulo da Obra: A Rapariga das Laranjas

Tempo de leitura: dois dias

Local de leitura: meu quarto

O autor

Nome: Jostein Gaarder

Referência bibliográfica: Jostein Gaarder. In Diciopédia X [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2006. ISBN: 978-972-0-65262-1

Dados biográficos

Nascimento: Cidade de Oslo, 8 de Agosto de 1952

Ocupações: escreve romances, histórias infantis, contos. Foi professor de filosofia.

Outras obras: a sua obra mais conhecida denomina-se “O Mundo de Sofia” está traduzida em cerca de 50 línguas, e foi o sucesso desta obra que permitiu a Gaarder ser escritor a tempo inteiro. Outras obras são por exemplo O Mistério de Natal, O Vendedor de Histórias, Vita Brevis, O Enigma e o Espelho…

A obra

Elementos presentes:

  1. na capa: titulo da obra, autor e editora.
  2. na contracapa:
  3. na lombada: número do livro, autor, titulo da obra, símbolo da editora.

Título:

A Rapariga das Laranjas

Apreciação:

Tem um título apelativo, o que provavelmente me levaria a olhá-lo duas vezes. No entanto, escolhi lê-lo porque me falaram muito bem dele.

Outros elementos

  1. Índice: ausente
  2. Prefácio: ausente
  3. Posfácio: ausente
  4. Notas de rodapé: ausentes
  5. Glossário: ausente

Estrutura

Caracterização da estrutura externa: Esta obra não está dividida em capítulos.

Síntese de:

Introdução: A personagem principal, Georg, começa por dizer que o seu pai morreu há onze anos atrás, e fala das recordações que tem dele, que são poucas, uma vez que o rapaz tem apenas 15 anos. Fala também por alto da sua família, mas vai especificando ao longo do livro. A história começa quando o rapaz recebe uma carta que o seu pai lhe escreveu, antes de morrer.

Desenvolvimento: Retrata basicamente a história de como Jan Olav, o pai de Georg, conheceu a rapariga das laranjas, que era a mulher da sua vida, mas deixa também uma grande pergunta a Georg, uma pergunta que determinará o sentido da vida do rapaz. A princípio, o jovem nem acredita que aquela carta é real, mas à medida que ia lendo, não consegue parar. A rapariga das laranjas é assim chamada porque sempre que Jan Olav a via, esta trazia um saco muito grande cheiinho de laranjas, todas diferentes umas das outras. Nesta história, Jan Olav não conta só os momentos felizes que ocorriam quando a via, mas também as longas tardes que ele passava à procura dela, em vão. Quando se viam, quase nunca falavam, e para ele, ela era um autêntico mistério. Numa longa parte da carta, o pai de Georg divaga bastante sobre que vida levaria aquela bela jovem. Jan Olav fazia sacrifícios, perdia tempo, tudo e mais alguma coisa, apenas para poder ver a rapariga das laranjas. Através desta narrativa, Georg passa a olhar para a vida com outros olhos. Também passa a conhecer verdadeiramente o pai, e redescobre a sua família.

Conclusão: Esta obra acaba quando Georg escreve também a sua carta ao pai. Responde-lhe à pergunta crucial que foi o que originou toda a narrativa, e mostra o ponto de vista de Georg sobre a vida.

Opinião justificada do(a) leitor(a)

A minha opinião? Bem não é fácil de exprimir. Primeiro, porque as palavras existentes não chegam para mostrar a importância que esta obra teve na minha vida. Tal como ao personagem principal da história, também a mim esta narrativa permitiu-me observar o mundo de maneira diferente. Fez-me desenvolver uma capacidade que estava escondida, a capacidade de apreciar as pequenas coisas. Como o autor diz a dada altura na história, “O mundo é um verdadeiro milagre.”, e isso ninguém o pode negar. Devemos aproveitar a nossa vida, porque só existe uma. Temos muita sorte por podermos usufruir deste grande milagre, e só temos a ganhar com ele.

Tenho uma maneira distinta de ver a vida agora, e dou graças à rapariga das laranjas, e a Jan Olav. Adorei este livro sem sombra de dúvida, e aconselho vivamente a sua leitura, seja a quem for! É um livro indicado para público adolescente, da faixa etária dos 15 aos 20 anos, mas não deixa por isso de ser aconselhado a um adulto. Está muito bem escrito, e de uma forma que não cansa a ler. Está também excelentemente estruturado. Após ler a primeira página, é impossível de largar, até se chegar à última.

Passagens interessantes: “Começámos a usar cada vez mais o pronome «nós». Que engraçada é esta palavra! Normalmente diz-se «Amanhã vou fazer isto ou aquilo.» Ou então perguntamos a outra pessoa, ou seja «tu», o que vai fazer. Isso não é difícil de entender. Mas agora, de repente, utilizávamos «nós» de uma maneira cada vez mais natural: «Nós vamos de barco até às ilhas Lang para nadar!» ou: «Nós ficamos em casa a ler! Nós gostámos da peça de teatro!» Até que um dia exclamámos: «Que felizes nós somos!»

A utilização do pronome «nós» pressupõe que duas pessoas desempenhem uma acção comum, como se fossem um ser único.”

“(…) «Nós vamos dar um passeio!» É tão simples, Georg, são apenas cinco palavras, e no entanto, descrevem uma acção com muito significado na vida de duas pessoas.”

.

[Ver aqui mais Fichas de Leitura do 10º ano]



256 Visualizações 08/12/2019