Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Daniela Sousa e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre o Empreendedorismo, realizado no âmbito da disciplina de Psicologia (12º ano).
“O empreendedor é capaz de tornar um sonho em realidade e fazer uma ideia tomar forma e obter sucesso deste trabalho.”
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Psicologia, a pedido da professora Adília Cardoso, inserido no módulo 7 “Construção do Futuro e Gestão de Carreira”.
Este trabalho tem como objetivo explicar alguns dos conceitos sobre o Empreendedorismo, um assunto muito importante e bastante falado nesta altura.
Uma das soluções para a crise que o país está a viver é sem dúvida o empreendedorismo, isto é, se tiver características para tal.
Vou falar sobre a sua definição, as características de um empreendedor, quais os fatores que intervêm no processo empreendedor, os tipos de empreendedores, tipos de inovação e os tipos de Impacto.
É basicamente a criação de um novo emprego.
É um processo através do qual uma ou várias pessoas elaboram um plano de negócios e põem em prática uma ideia de um determinado negócio.
É fundamental que um empreendedor saiba planear os passos a dar na criação do seu próprio negócio. Tem de saber delinear as estratégias que de futuro orientar a empresa que será criada.
. São visionários;
. Sabem tomar decisões;
. Indivíduos que fazem a diferença;
. Exploram as oportunidades;
. São Determinados e Dinâmicos;
. Dedicados;
. Otimistas e apaixonados pelo que fazem;
. Independentes;
. Líderes;
. Organizados;
. Inteligentes;
. Assumem riscos;
. Conduzir ao desenvolvimento económico produzindo e distribuindo riquezas e benefícios para a sociedade;
. Ser o seu próprio patrão;
. Seguir os seus sonhos;
. Ganhar mais dinheiro;
. Definir os seus horários.
É aquele que atua dentro das organizações, é aquele que as inova e que as faz crescer.
É funcionário da empresa e tem características empreendedoras.
É o dono ou o sócio da empresa. Procura criar riqueza.
Por melhores que sejam as qualidades e as competências do empreendedor, uma ideia só conduzirá a um negócio de sucesso se corresponder a uma necessidade não satisfeita ou seja têm de saber evoluir, as pessoas querem coisas inovadoras.
Existem várias possibilidades de inovar:
Inovação de produto – Modificações nos atributos do produto. Ex: Carros.
Inovação de processo – Mudanças no processo de produção do produto ou serviço.
Inovação de modelo de negócio – Mudança na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado.
Inovação Incremental – Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou linhas de produtos. Geralmente representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido. Ex: evolução de um CD comum para um CD duplo.
Inovação Radical – Mudança drástica na forma com que o produto ou serviço é consumido. Ex: Evolução de um CD de música para arquivos digitais de MP3.
Concluo que, este trabalho é resultado de um estudo relativamente profundo sobre o empreendedorismo, contudo fiquei bastante esclarecida sobre este tema, tirei todas as minhas dúvidas e agora sim, com muito mais certezas do que no início sei que um perfil de empreendedor é difícil de conseguir mas não é impossível, acredito que com dedicação e esforço todos somos capazes.
Vários Empreendedores começaram do zero, sendo agora pessoas muito importantes para a sociedade contemporânea, admirados pela sua coragem empenho e dedicação.
Foi um estudo realmente, muito interessante e instrutivo.
Agora dou mais importância a todas as alterações feitas em produtos comuns, tais como cadernos, CD’s, livros, carteiras, entre muitos outros objetos, pois estas modificações foram certamente pensadas e criadas por um empreendedor. Teremos de valorizar todas estas coisas que antes achávamos que era de alguém “sem nada para fazer”. Tudo tem uma lógica.
Espero ter cumprido todos os requisitos propostos no início deste projeto.