Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
Reações Ácido-Base - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Beatriz Tomás

Escola

Escola E.B. 2,3 Maria Veleda

Reações Ácido-Base

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Beatriz Tomás e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho (Relatório) que tem como objectivo estudar as reações ácido-base e observar como varia o ph de uma solução ácida à medida que se lhe adiciona uma solução básica, realizado no âmbito da disciplina de Química (8º ano).


Objectivo do trabalho

. Estudar as reacções ácido-base.

. Observar como varia o pH de uma solução ácida, à medida que se lhe adiciona uma solução básica.

Introdução teórica

Muitas das substâncias que nos rodeiam dissolvem-se bem na água. As soluções que se obtêm podem ser: ácidas (ex. limonada), básicas (ex. limpa-vidros) ou neutras (ex. água açucarada).

Para se saber o carácter químico de uma solução, recorre-se a substâncias chamadas indicadores de ácido-base. Algumas destas substâncias mudam de cor na presença de soluções ácidas, outras na presença de soluções básicas. Os dois indicadores mais utilizados são a tintura azul de tornesol e a solução alcoólica de fenolftaleína que adquirem as cores representadas no esquema seguinte:

No caso de se querer comparar duas soluções, por exemplo ácidas, estes indicadores não nos permitem dizer qual é a mais ácida. Nesse caso, podemos medir o pH das soluções utilizando um aparelho medidor de pH, para obter um resultado mais rigoroso, ou utilizando o indicador universal, para obter um resultado aproximado.

O indicador universal, conforme o pH, adquire o conjunto de cores representado no seguinte esquema:

Quando se põe em contacto uma solução ácida e uma solução básica ocorre uma reacção química - reacção de ácido-base - que faz alterar a acidez das soluções ácidas e a basicidade das soluções básicas.

Os químicos fizeram muitas reacções de ácido-base e chegaram à conclusão que obtinham sempre:

Material e reagentes

Material:                                                 Reagentes:

. pipeta graduada;                                      . ácido clorídrico

. tubo de ensaio;                                        . hidróxido de sódio

. vareta de vidro;                                       . solução alcoólica de fenolftaleína

. pompete;                                                  . papel indicador universal

. pinça de madeira.

Esquema de montagem

Procedimento experimental

  1. Colocar 1mL de ácido clorídrico num tubo de ensaio;
  2. Introduzir a extremidade da vareta na solução;
  3. Molhar o papel indicador com a extremidade da vareta;
  4. Comparar com a escala, registando o valor de pH associado à cor que o papel apresenta;
  5. Adicionar duas gotas de solução alcoólica de fenolftaleína;
  6. Repetir os passos 2, 3 e 4;
  7. Adicionar gota a gota hidróxido de sódio ao tubo de ensaio, repetindo os passos 2, 3 e 4;
  8. Registar todas as observações.

Registo de dados e observações

No nosso trabalho experimental utilizámos dois indicadores: o indicador universal e a fenolftaleína. No quadro seguinte encontram-se resumidas as nossas observações, relativamente à cor dos indicadores e aos valores de pH que obtivemos.

Observámos, também, que à medida que íamos adicionando o hidróxido de sódio, gota a gota, se ia formando, no fundo do tubo de ensaio, um sólido branco.

Conclusão e Crítica

Através da análise dos resultados, podemos verificar que a nossa solução, que no princípio era muito ácida, se foi tornando cada vez menos ácida quando lhe adicionámos o hidróxido de sódio, pois o pH foi subindo. A solução no final da experiência já era básica pois mudou a cor da fenolftaleína para rosa-carmim. Podemos assim concluir que a acidez de uma solução diminui quando se lhe adiciona uma solução básica.

Como a reacção química que realizámos foi entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio, obtivemos como produtos da reacção o cloreto de sódio (sal) e água. O esquema de palavras que traduz a reacção química, é o seguinte:

Ácido Clorídrico   +   Hidróxido de Sódio  ---- Cloreto de Sódio   +   Água

Consideramos que foram alcançados os objectivos propostos ,pois observámos que o pH aumenta à medida que adicionamos uma solução básica a uma solução ácida, e que uma reacção entre um ácido e uma base dá origem a um sal e água.

Gostámos de realizar este trabalho experimental, pois ajudou-nos a perceber melhor a matéria e permitiu-nos trabalhar com o material de laboratório.

Bibliografia

  • PIRES, Isabel e RIBEIRO Sandra, Universo da Matéria, Lisboa, Santillana Constância, 2007;
  • CAVALEIRO, M. Neli, BELEZA, M. Domingas, FQ 8 – Sustentabilidade na Terra, Edições ASA, 2007;
  • Caderno de apontamentos de Ciências Físico-Químicas.



265 Visualizações 05/01/2020