Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
Sociabilidade Humana - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Sociabilidade Humana

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) João Simão de Freitas e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho sobre Sociabilidade Humana, como ela esta subdividida e os seus grupos a instituição social, realizado no âmbito da disciplina de Sociologia (12º ano).


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pois sem Ele, nada seria possível e não estaríamos aqui reunidos, desfrutando, juntos, destes momentos que nos são tão importantes.

Dedico também os meus colegas que juntos formamos uma equipe forte e segura para realização de mais um trabalho, foi com o contributo de todas que este trabalho teve o seu sucesso.

Introdução

No nosso trabalho falaremos sobre a sociabilidade humana e como ela esta subdividida, os seus grupos a instituição social.

O homem é um ser social porque tem necessidades básica de viver em sociedade, junto com os seus semelhantes. A essa caracteristica humana chamamos de sociabilidade humana.

O homem é um ser essencialmente social: desde o início da história ele se encontra sempre em grupos sociais, inicialmente pequenos (família, clã...) e depois maiores (cidade, estado, país...globalização).

A sociabilidade é conseqüência de outras dimensões humanas: corpo, conhecimento, liberdade, linguagem.

A sociabilidade humana se expressa na criação de organismos e instituições (governos, parlamentos, tribunais, escolas, empresas...).

A sociabilidade pode ser, ao mesmo tempo, um elemento de desenvolvimento (através da transmissão de uma determinada cultura) e de deformação da personalidade (o homem transformado em “robô” que cumpre apenas o que a sociedade prescreve).

SOCIABILIDADE HUMANA

Por mais individualista que seja uma pessoa, não suportaria viver numa ilha isolada dos seus semelhantes. Nós só podemos ser verdadeiramente humanos dentro do convívio social. Isso significa que a sociabilidade é uma espécie humana.

De facto o homem, desde os tempos primitivos nunca adoptou a solidão como forma normal de vida. Nunca procurou ficar completamente isolado dos seus semelhantes. O homem é portanto, um ser social, um ser que tem a necessidade básica de viver em sociedade precisamos de participarmos dos campos sociais.

A escola, igreja, o clube desportivo

São apenas alguns dos diversos grupos dos quais participamos. Cada um desses grupos tem os objectivos próprios.

Ex: o objectivo comum das pessoas que frequentam uma escola é estudar

Já pessoas que frequentam o clube desportivo têm como objectivo comum a pratica do desporto.

Para alcançar os seus objectivos comuns, o membros de um grupo social devem cooperar entre si, pois a cooperação é única forma de as pessoas que vivem em grupo atingirem os seus ideias comunitários.

Grupo social: é um conjunto de pessoas que cooperam entre si, para alcançar determinados objectivos comuns. A escola, o clube desportivo, a família, a igreja, a empresa são exemplos de grupos sociais, na medida em que as pessoas que deles participam cooperam entre si para alcançar objectivos comuns.

A IMPORTÂNCIA DO GRUPO SOCIAL FAMILIAR

A família é o grupo social constituido pela união de umm homem com uma mulher e pelos filhos nascido desse casamento. A família é muito importante porque representa o Iº grupo social do qual fazemos parte. Nela apredemos as primeiras lições da vida em sociedade, através dos ensinamentos que recebemos dos nossos pais.

Om grupo familiar pode ser camparado a uma escola de amor onde o individuo, educando pelos pais, aprende a conviver com os seus semelhantes.

O GRUPO SOCIAL FAMILIAR TEM (4) QUATRO FUNÇÕES BÁSICAS:

Função procriativa: esta função tem como finalidade, o nascimento dos filhos. A função procriativa é que garante a continuidade da espécie humana.

Função educativa: esta formação consiste no dever que os pois têm de prestar ensinamentos aos filhos, ensinando-lhes o que é necessário para viver em sociedade, como por exemplo: linguagem e os deveres cívicos.

Função económica: a função económica consiste no trabalho dos pais para sustentar a família a função economica tem por objectivo proporcionar os membros da família numa vida de acordo com a dignidades.

Função emocional: esta função consiste no amor que deve existir para família. O amor entre marido e a esposa. O amor que se transmite dos pais para filhos e dos filhos para pais.

- a família baseada no amor é a do equilíbrio emocional e segurança fonte para todos os seus membros. Principalmente para filhos que assim crescem em amor e carinho.

AS INSTITUIÇÕES

Na sociedade existente, diversos grupos sociais, alguns desses grupos são de curta duração. Como o conjunto de pessoas uma excurssão de turismo. Outros de longa duração como forças armadas.

Os grupos socias de longa duração são organizados de modo permanente. Possuem um conjunto próprio de regras que são estabelecidos em função dos seus objectivos tais regras constituem deveres que precisam de ser compridas porb todos os membros do grupo.

Ex: forças armadas têm como objectivo de defender a segurança nacional, em função desses objecto, as forças armadas possuem um conjunto próprio de regras que devem ser obedecidas pelos militares.

INSTITUIÇÕES SOCIAL

É todo grupo social organizados de modo permanente, possuindo um conjunto próprio de regras que regulam a sua existência e funcionamento.

As pessoas que participam de uma excurssão não formam uma instituição social porque esse conjunto não é um grupo de longa duração ou seja: não possui uma organização permanente, e se desfaz em curto tempo.

Por outro lado, a escola, a igreja, familia forças armadas, são exemplares de instituições sociais porque são grupos permanentes com conjuntos próprios de regras que regulam sua existência e funcionamento.

A pessoa não está solta no mundo. Ela está inserida em uma sociedade. Mostrando o caráter comunitário da vida dada ao social, e, por outra parte, reafirmando que a pessoa é constitutivamente um ser social. A pessoa, portanto, está em uma sociedade.

O Compêndio social, contudo, define sociedade – a partir do Catecismo – dizendo que "é um conjunto de pessoas ligadas de maneira orgânica por um princípio de unidade que ultrapassa cada uma delas. Assembléia ao mesmo tempo visível e espiritual, uma sociedade que perdura no tempo; ela recolhe o passado e prepara o futuro" (149).

Já, no dizer de Lima Vaz, Augusto Comte, que é considerado o fundador da Sociologia, tendo-a considerado o único saber positivo sobre o homem, confere à sociedade primazia sobre o indivíduo. Ele desenvolve uma física social em que a sociedade é analisada, tanto do ponto de vista estático quanto do ponto de vista dinâmico.

Com isso, temos que o ser humano é um ser social. Marx estabelece dois níveis conceituais na estrutura do homem como ser social (ou seja, histórico), que estão necessariamente inter-relacionados: a) no nível da natureza humana, é definida por suas carências ou necessidades e pela dialética da satisfação destas necessidades, desdobrando-se seja na relação do homem com a natureza exterior pelo trabalho, seja em relação com os outros homens pela sociedade; b) nível da situação histórica é definido pelo estágio das forças e relações de produção e pelo fenômeno da alienação social que resulta da inadequação deste estágio às exigências de realização da natureza humana[xix].

A Lumem Gencium diz que é realmente desta união que procede a família, na qual nascem os novos cidadãos para a sociedade humana (11 e 36). A sociabilidade humana, segundo Compêndio, não é uniforme, mas assume multíplices expressões. O bem comum depende, efetivamente, de um são pluralismos sociais. As múltiplas sociedades são chamadas a constituir um tecido unitário e harmônico, onde cada uma possa conservar e desenvolver a própria fisionomia e autonomia (151), em suma.

CONCLUSÃO

Resumindo e concluido a cooperação é a unica forma de pessoas que vivem em grupos atigirem seus objectivos comuns. A familia é om primeiro grupo social do qual fazemos parte. Ela pode se camparada a uma escola de amor, onde o individuo aprende a conviver com os seus semelhantes

AGRADECIMENTO

Este espaço é dedicado àqueles que deram a sua contribuição para que este trabalho fosse realizado. A todos eles deixamos aqui o nosso agradecimento sincero.

Em primeiro lugar agradeço ao Prof. José Manuel a forma como orientou o nosso trabalho. As notas dominantes da sua orientação foram a utilidade XE "utilidade" das suas recomendações e a cordialidade com que sempre nos recebeu. Estamos grato, por ambas e também pela liberdade de acção que me permitiu, que foi decisiva para que este trabalho contribuísse para nosso desenvolvimento pessoal.



276 Visualizações 14/11/2019