O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Diana Sofia Ferro

Escola

Escola não identificada

Integração Económica

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Diana Sofia Ferro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Resumo sobre Integração Económica, incluindo os diversos tipos de integração económica, realizado no âmbito da disciplina de Economia (11º ano).


Integração Económica

Integração económica: processo orientado para que várias economias venham a formar um único espaço económico.

Formas de integração económica

  • Sistema de preferências aduaneiras: abolição / redução dos direitos aduaneiros sobre certas mercadorias
  • Zona de Comércio Livre: abolição de todos os direitos aduaneiros e restrições quantitativas ao comércio de mercadorias, no entanto cada país é livre de manter as suas pautas próprias e as restrições quantitativas que entender em relação a países terceiros. Resultado: se pretendem entrar no país A, e este possui uma pauta aduaneira pouco sugestiva; boicotam a política de protecção desse país, entrando na zona de comércio livre do país A, através de um dos parceiros.
  • União Aduaneira: não há direitos aduaneiros nem contingentações como na Zona de Comércio Livre, e ainda é introduzida uma mesma pauta exterior comum a todos os países da União Aduaneira a ser aplicada a países terceiros
  • Mercado Comum: livre circulação de mercadorias, serviços, pessoas e capitais
  • União Económica: Mercado Comum + harmonização das políticas nacionais
  • Integração Económica Total: União Económica + unificação das políticas monetárias, fiscais e sociais = UEM (União Económica e Monetária). Estabelecimento de uma autoridade supranacional, cujas decisões são obrigatórias para todos os Estados-Membros



211 Visualizações 13/01/2020