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Resumo / Apontamentos sobre o tema "a diversidade e o diálogo de culturas", realizado no âmbito da disciplina de Filosofia (10º ano).
Quando falamos de sociedade estamos a referir – nos a um conjunto de pessoas que se relacionam entre si, de forma mais ou menos organizada, cooperando umas com as outras. O modo de vida próprio de uma sociedade é o que se pode designar por cultura, na qual, se manifesta por formas específicas e divergentes. E.B. Tylor definia como: “ um todo complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a educação, a moral, as leis, as tradições, o casamento, (…). Os costumes e todas as outras e disposições e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
Por elementos da cultura entendemos toda a diversidade de valores que contribuem para a resolução de problemas dos indivíduos e dos grupos, para fomentar a coesão social e para a determinação da sua identidade própria. Entre eles temos dois tipos de elementos:
• Elementos Instrumentais ou físicos: são de carácter físico que visam satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos, tais como, a alimentação, o defecar, as necessidades de segurança, de afecto (…), objectos naturais, técnicos e imóveis.
• Elementos ideológicos ou imateriais: são de carácter imaterial que permitem organizar e tornar corrente o pensamento e o cujuramento (procuram dar coerência e organizar o pensamento e o comportamento humano).
São pessoas de espaços culturais diferentes/diversos que convivem (ou são das muitas vezes obrigadas a relacionarem – se e a ter de conviver com as outras culturas) no mesmo espaço sócio – cultural (pessoas com culturas diferentes terem de lidar umas com as outras) onde por vezes surgem conflitos. Por ex.: as pessoas de raça negra, normalmente abandonam a escola muito cedo, não podendo arranjar emprego e acabando por se tornarem marginais.
O Etnocentrismo é uma atitude que consiste em observar as outras culturas em função da sua própria cultura (tomando a nossa como exemplo). Desta atitude pode resultar de imediato duas consequências: a intolerância relativamente ás outras culturas; o sentimento de superioridade da nossa cultura em relação as outras.
Os etnocentristas podem assumir posturas negativas como:
- Xenofobia: ódio aos estrangeiros (ex.: rejeitar os emigrantes dos países leste ou do continente africano;
- Racismo: repudio por determinados grupos étnicos (raças). Ex.: rejeição dos indivíduos de cor diferente do nosso, rejeição dos indivíduos com um credo religiosos diferentes;
- Chauvinismo: defesa da pátria. Ex.: o regime de Salazar, o regime nazista, da democracia, etc.
O Relativismo cultural: exige tolerância, nem sempre a tolerância actua, então, cada cultura fica encerrada, fechada em si próprio impedindo o diálogo de culturas (inter cultural).
Os relativistas não escapam a certos riscos, entre eles pode desembarcar:
- Racismo: preservam a sua própria cultura, que consiste em não se misturarem;
- Isolamento: promovem a separaram entre culturas (não tendo qualquer interesse por se estabelecerem contacto com povos diferentes);
- Estagnação: há uma visão estática das culturas, considerando que o (+) importante é manter as tradições para conservar a mesma colectiva, de modo a que “ esta” não seja esquecida.
O Interculturalismo: implica o respeito pelas outras e privilegia o diálogo intercultural. O Interculturalismo promove: a compreensão da natureza pluralista; promove o diálogo entre culturas; compreende a complexidade e riqueza da relação entre as diferentes culturas; e colabora na busca de respostas aos problemas mundiais. O Interculturalismo propõe, assim; que se aprenda a conviver num mundo pluralista e se respeite e defenda a humanidade.
O diálogo entre culturas, ou seja o diálogo intercultural, corresponde a uma existência do nosso tempo, em que temos uma necessidade de dar respostas comuns a desafios de toda a humanidade. O Diálogo permite o enriquecimento cultural, a troca e partilha de ideias; exige a igualdade entre todos os homens (povos da terra): de direitos e deveres; dar respostas questões que afectam a humanidade, a guerra; a poluição; as doenças; (…). Etc.