Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
Estética (Resumo de Filosofia) - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Patricia Silva

Escola

Escola Sec. Domingos Rebelo - S. Miguel, Açores

Estética (Resumo de Filosofia)

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Patricia Silva e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Resumo escolar sobre o tema da 'Experiência Estética', realizado no âmbito da disciplina de Filosofia (10º ano de escolaridade)...


Experiência estética é um encontro que não consiste em assimilar ou integrar a beleza que nos proporciona a natureza ou a arte, mas em participar no mundo natural e no mundo artístico, ou seja, não é a beleza da natureza ou da arte que entra em nós; nós é que entramos nesse mundo. Esta participação é possível porque o sentir estético é um sentir aberto à natureza e à arte.

A experiência estética é altamente subjectiva e torna a realidade mais leve, dá novo sentido às coisas, estas podem-nos mostrar perspectivas diferentes acerca da própria realidade. Também, altera-nos a vivência do tempo e conduz-nos a um estado de esquecimento de nós próprios, visto que, se estamos muito envolvidos naquele determinado momento, não pensamos em nós. O gozo estético é precário (não permanece nem se repete), é fruto do acaso e é intenso. Não podemos prever, com certeza, se vamos gostar ou não de algo, nem ninguém nos pode obrigar a gostar de alguma coisa.

O sentir estético possui, pois, um carácter experiencial e não puramente conceptual. Não é só o nosso intelecto o destinatário dos objectos, mas é toda a nossa pessoa que é afectada por eles.

Através do sentido estético chegamos ao desfrute da experiência estética. E através das experiências estéticas vamos desenvolvendo uma atitude estética. Estética significa aquilo que pode ser percebido pelos sentidos, ou aquele que é dotado de sensação.

O juízo é o último grau do gozo estético e com ele comprometemo-nos na valorização do objecto estético. O juízo estético manifesta a nossa intencionalidade de agirmos: valorar, ou a beleza natural, se se trata de um objecto estético da natureza, ou a beleza da obra de arte, se se trata de um objecto estético artificial.

O juízo de gosto é uma avaliação, que distingue se uma coisa é ou não bela.

Pelo juízo estético queremos captar a intenção do artista e participar na conversação a que ele nos convidou com a sua obra.

O juízo de gosto não é portanto um juízo de conhecimento; por conseguinte não é lógico, mas estético; queremos dizer com isto que o seu princípio determinante não pode ser senão subjectivo.

A arte põe em causa o indivíduo inteiro, com a sua constituição orgânica, com os seus sentimentos e as suas emoções, mas também com as suas ideias e as suas convicções, com a sua maneira de pensar e agir.

A arte deriva sem dúvida de um acto vital, pelo que assume um imediato aspecto lúdico, mas, ainda que exercício lúdico na origem, logo adquire responsabilidades, toma compromissos, transforma-se numa maneira de agir, pelo facto de jogar com a totalidade da vida e com as noções do indivíduo acerca dela.

O artista vai ao encontro de toda a habituação dos olhos, dos ouvidos, e de toda uma mentalidade, de toda uma tradição cultural, a que acrescenta a sua achega e que ele próprio ajuda a modificar. A ciência define por meio de símbolos conceptuais, a arte sugere por meio de símbolos imagéticos.

A ciência demonstra, a arte mostra. Uma lei científica ou é válida em toda a parte ou não será científica. A expressão artística muda consoante quem exprime e o que há a exprimir, e, em milhares de pessoas que presenciam uma obra de arte, não haverá certamente duas que a sintam da mesma maneira.

O domínio da arte é o do particular.



343 Visualizações 27/08/2019