Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Vitor Mina e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
O Bloqueio de Berlim representou a tendência da União Soviética de controlar os territórios da Europa Central e oriental que tinha ajudado a libertar da Alemanha nazi.
Este acontecimento dá igualmente inicio a uma politica de oposição e contestação á influência que os EUA tentavam estabelecer na Europa.
Assim a União Soviética impediu os contactos terrestres entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental tentando assim levar os ex-aliados a abandonar a cidade.
Esta rivalidade levou ao clima de Guerra Fria.
A Guerra Fria foi o período de tensão politica e militar que se estabeleceu entre os EUA e a URSS, cada um acompanhado pelos seus aliados. Este período iniciou-se pouco depois do termo da II Guerra Mundial e prolongou-se com maior ou menor tensão, até 1991.
Estes dois blocos competiam na quantidade e qualidade do seu armamento, incluindo grandes arsenais nucleares que contribuíram para o “equilíbrio de terror”(situação na qual duas superpotências se ameaçam mas onde a guerra direta evitada devido á enorme capacidade destrutiva do adversário. Esta competição alargou-se á exploração espacial e foi apoiada pela disputa cultural e por serviços de espionagem, tais como a CIA e o KGB.