Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Vitor Mina e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
A que se deveram os avanços da extrema-direita e dos partidos comunistas na Europa dos anos 30?
Durante os anos 30, a Europa conheceu uma vaga de regimes ditatoriais, resultado de uma conjuntura de crise, que se deveu: à crise do após guerra, marcada pela inflação, que foi agravada pela depressão de 1929. Ambas foram responsáveis pelo aumento do desemprego e da miséria. Os governos liberais parlamentares eram acusados de não solucionarem a crise. Sucedeu-se uma onda de greves e protestos. Os partidos de esquerda (socialistas e comunistas) ganharam força junto dos grupos sociais mais desfavorecidos sobretudo após a Revolução Soviética.
Que politicas económicas e sociais desenvolveram os regimes fascistas ?
Para combater a crise, os regimes fascistas adotaram politicas económicas protecionistas e intervencionistas, que procuravam estabelecer a autarcia(autossuficiência) e diminuir o desemprego. Os regimes passaram a controlar a economia, promovendo a agricultura e a indústria, também melhoraram as infraestruturas (autoestradas, pontes, linhas férreas, etc.)
O Fascismo foi um movimento politico implanta do em Itália por Benito Mussolini a partir de 1922. Carateriza-se por ser totalitário e repressivo, nacionalista, corporativo e imperialista, não respeitando as liberdades individuais. Esta designação acabou por se estender aos regimes autoritários de direita com caraterística.
Como ascendeu o Partido Nacional Fascista ao poder na Itália ?
Na década de 20 o avanço da extrema-direita resultou na implantação do fascismo na Itália, cujo exemplo iria ser seguido por outros países.
Em Itália o Partido Nacional Fascista (PNF) foi fundado em 1921 por Benito Mussolini e era constituído por muitos elementos das classes médias baixas e por grandes industriais e latifundiários, os quais armavam as milícias da PNF- os Camisas Negras. Estes, recorrendo à violência, impediam as greves e a ocupação de fábricas e terras pelos trabalhadores, atingidos pela inflação e pelo desemprego que se seguiram à 1ª Guerra Mundial.
Em 1922, após a “marcha sobre Roma” dos Camisas Negras, o rei de Itália nomeou Mussolini para chefe do Governo. Em 1924, o PNF, recorrendo á fraude e à intimidação, ganhou nas eleições 403 de 599 lugares nas eleições.
Quais eram as organizações e formas de repressão do fascismo ?
§Os regimes fascistas criaram organizações estatais de caráter paramilitar para formar jovens quanto à obediência, à ideologia fascista, às quais os regimes recorreram para controlar a opinião pública e reprimir a oposição política. Essas organizações paramilitares são:Sistema político implantado por Hitler na Alemanha, em 1933: Fundado nos mesmos princípios ideológicos do fascismo, distingue-se dele pelo racismo extremo, patente na tentativa do genocídio do povo judeu. Este racismo teve origem na teoria da superioridade da raça ariana, à qual pertenceriam os alemães.
Como ascendeu ao poder o partido nazi na Alemanha
O avanço da extrema-direita consumou-se na implantação do nazismo na Alemanha, nos anos 20 e 30. Estes regimes ditatoriais iriam construir o modelo seguido por muitos países europeus. Na Alemanha, Adolf Hitler, líder do partido Nacional-socialista dos trabalhadores alemães conhecido como partido nazi, ascendeu ao poder em 1933, quando foi convidado pelo presidente para se tornar Chanceler do Reich (império).No ano seguinte com a morte do presidente, Hitler tornou-se chefe absoluto da Alemanha , o Fuher. Quem foi Adolf HitlerLAGARTIXA, Custódio, [et al](2016). Hora H 9. Lisboa: Raiz Editora