Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Henrique Silva e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre estereótipos (preconceitos e discriminação), realizado no âmbito da disciplina de Psicologia (12º ano).
É a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável.
Um Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação.
É uma conceito infundado sobre um determinado grupo social, atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica, frequentemente depreciativa; modelo irreflectido, imagem preconcebida e sem fundamento
“um estereótipo é uma super-generalização: não pode ser verdadeira para todos os membros de um grupo”, - J.Gahagan
São estereótipos direccionados a diferentes etnias e raças. Nesta categoria existem muitos estereótipos preconceituosos como aqueles que dizem “os colombianos são traficantes”, “os muçulmanos são terroristas”, “os índios são violentos”, “todos os alemães são prepotentes”, e outros menos impactantes como “angolanos são os melhores corredores do mundo”, “os negros são melhores no basquete”. Neste tipo de estereótipo ainda incluem aqueles relacionados ao racismo que é o tipo de preconceito mais frequente no nosso país, e que se baseia na discriminação de indivíduos que possuem uma raça diferente da pessoa que julga.
Os estereótipos de género são frequentemente definidos como o conjunto de crenças estruturadas acerca dos comportamentos e características particulares do homem e da mulher. Funcionam como esquemas cognitivos que controlam o tratamento da informação recebida e a sua organização, a interpretação que se faz dela e os comportamentos a adoptar. Podem ser divididos em dois tipos: os estereótipos de papéis de género, que dizem respeito às crenças relativas às actividades adequadas a homens ou a mulheres; os estereótipos de traços de género, que remetem para as características psicológicas atribuídas distintamente a cada um dos géneros.
“E, não se esqueça que o problema não está no cabelo, está na cabeça,
Nem todas são doutoras.
Há muitas Loiras burras de cabelo preto e castanho por ai.
E, Loiras burras morenas, ruivas, pretas, loiras burras carecas.
Também há as Loiras burras naturais , cada Loira burra é diferente”
São estereótipos relacionados com a questão financeira de cada indivíduo e de grupos de indivíduos. Exemplos: “Os mendigos são mendigos por opção”, “os trabalhadores da construção civil são preguiçosos”, “as freiras são mesquinhas”, entre outros.
Existem também estereótipos no meio profissional, direccionados a certas profissões, estereótipos em relação à opção sexual (gays, lésbicas e bissexuais), estereótipos no mundo da estética, e ainda aqueles muito comuns nas escolas como os “nerds”, que são alunos que se destacam pela sua inteligência e pelo seu jeito introvertido, e.t.c..
“O desafio É O de fugir a estereótipos, mas sem cair no estereótipo oposto, criando-se personagens que tenham densidade e com os quais a plateia- a SOCIEDADE- SE possa identificar”
Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido.
"O preconceito é uma opinião sem julgamento.“
Voltaire
“Preconceitos são o bom senso dos pouco inteligentes”
Voltaire
"Os preconceitos, meu amigo, são os reis do vulgo.“
Voltaire
"Enquanto a cor da pele dos homens valer mais do que o brilho dos olhos, sempre haverá guerra."
Manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos".
Normalmente tem uma conotação negativa.
A Discriminação é qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada na raça, cor descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o propósito ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozo ou exercício em pé de igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, económico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.
“Todos iguais todos diferentes..o ser humano é dotado de julgamento saibam aproveitá-lo!”